Pa artes 4 de03 Retrato, retrato meu Objetivos



Baixar 14.73 Kb.
Encontro28.07.2016
Tamanho14.73 Kb.



PA_Artes_4_DE03

Retrato, retrato meu

Objetivos:

  • Apresentar o conceito de autorretrato;

  • Leitura de obra;

  • Incentivar o autoconhecimento e autorreflexão / como o aluno quer se mostrar ao mundo.

Recursos utilizados:

  • Pesquisa online;

  • Projeção de imagens;

  • Jogo interativo.

Atividade 1 – O que você já sabe?

Nesta atividade é apresentado o conceito de retrato aos alunos. É interessante que antes de entrarem na questão do autorretrato, discutam e entendam qual a função do retrato na história da arte e na sociedade.

Levante questões sobre como a fotografia, de certa maneira, se sobrepôs na produção de retratos, devido à massificação e ao fácil acesso da técnica. Pergunte se os alunos imaginam como era no tempo de suas avós e bisavós, se já viram fotografias antigas.

Para saber mais:

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=364&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=8

http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_ic/index.cfm?fuseaction=termos_texto&cd_verbete=897&lst_palavras=&cd_idioma=28555&cd_item=8

Atividade 2 – Analisando um autorretrato

Professor, esta atividade irá conceituar o autorretrato e expor seu contexto histórico por meio das linguagens utilizadas para sua produção.

Na arte acadêmica, o artista representava fielmente a realidade. A partir do momento em que a fotografia foi criada, os artistas não precisavam mais criar obras que mantivessem essa fidelidade ao real. Surge então o movimento impressionista, em que os artistas passam a explorar a matéria-prima da pintura, no caso a tinta, para criar suas obras. Com isso, rompem com a arte acadêmica e os retratos e autorretratos produzidos durante esse movimento e os outros da arte moderna, acompanham o pensamento e o estilo pictórico de cada um.

Um autorretrato geralmente é composto pela face do artista. Peça que os alunos pesquisem expressões faciais na internet (susto, espanto, alegria, tristeza etc.). Vale ressaltar que com apenas uma imagem é possível perceber sensações e sentimentos das pessoas.

Outro elemento que tem um grande peso no autorretrato é a cor. Cores escuras dificilmente vão nos dar a sensação de alegria ou felicidade.

Atividade 3 – Artistas e seus autorretratos

Nesta atividade o aluno irá entrar em contato com três artistas que fizeram autorretratos em sua produção artística.

O primeiro deles, Van Gogh, criou uma série de pinturas em que se representou em diversas fases de sua vida, mas sem criar muitos ornamentos ou inserir muitos elementos junto a imagem de seu rosto.

Para conhecer um pouco mais sobre a história de Van Gogh:

http://www.youtube.com/watch?v=Rve77XDdK0I&list=PL2842A6C396DB9217&index=6

Frida Kahlo, artista mexicana, tem muitos autorretratos em sua produção. Criava cenários, acrescentava elementos e objetos que tinham uma relação com sua história ou algum fato marcante que lhe acontecera. Se possível, pesquise imagens dessa artista e apresente aos alunos.

Para conhecer um pouco mais sobre a história de Frida Kahlo:

http://www.fkahlo.com/ (espanhol ou inglês)

Joseph Beuys, para criar seu autorretrato, usou seu terno pendurado num cabide. Essa roupa característica do artista já era suficiente para representá-lo. Esse tipo de autorretrato dispensa o domínio da pintura ou do desenho. A obra se concretiza a partir da ideia do artista.

Atividade 4 – Crie seu autorretrato

Neste jogo interativo os alunos irão criar seu autorretrato a partir dos elementos disponíveis. A cada etapa, irão arrastar os olhos, boca, nariz para o rosto que escolheram.


Depois da atividade, questione sobre o quão parecido ficou o autorretrato. Converse também sobre a quantidade de autorretratos que eles fazem usando câmeras de celular ou câmeras fotográficas. Onde colocam essas imagens? Quantas fotos eles precisam tirar para que escolham uma foto que julguem ser boa? Qual a facilidade das câmeras digitais para o autorretrato?




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal