Pa história 7 de20 Povos da América: os astecas Atividade 1: o que você já sabe



Baixar 16.27 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho16.27 Kb.



PA_História_7_DE20

Povos da América: os astecas

Atividade 1: O que você já sabe
Professor, inicie a atividade fazendo um levantamento sobre o que os alunos se lembram das aulas anteriores sobre a diversidade cultural existente no continente americano antes da chegada dos europeus. Projete o mapa dos povos na lousa eletrônica e peça que os alunos localizem os astecas, explicando que eles serão o tema desta aula.
A seguir, façam a leitura compartilhada do texto indicado, intercalando com suas explicações e orientação para a tomada de notas. Lembre-os de salvarem as anotações na pasta de Atividades de História.
Atividade 2: Conhecendo a capital dos astecas
Depois da leitura do texto em que os alunos puderam obter informações gerais sobre os astecas, sugerimos passeios virtuais pela capital dos astecas, Tenochtitlan.
Antes de iniciar a exibição do primeiro vídeo na lousa digital, explique aos alunos que eles poderão conhecer mais de perto o principal conjunto de construções de Tenochtitlan, o Templo Maior, por reconstituição em maquete. O tempo desse vídeo é de 2,05 min. Há uma narração (em espanhol) com importantes explicações. Como é provável que eles sintam dificuldade de entender o idioma, você pode optar por abaixar o volume e fazer intervenções ao longo da exibição.
O segundo vídeo é um ‘passeio’ por algumas das ruínas de Tenochtitlan, que você pode deixar que eles façam sem interferências, ‘curtindo’ a música de fundo.
No entanto, se você preferir, pode pedir que abaixem o volume e propor discussões acerca da importância da preservação histórica ao longo da exibição, que é de cerca de 4 min.
Instigue-os com questões como:


  • Por que só restaram ruínas? (remetendo à destruição feita pelos espanhóis, a não perenidade de alguns dos materiais).

  • Por que a maioria das ruínas é de templos ou de órgãos do governo (considerados mais importantes e por isso construído com materiais mais resistentes)?

  • Se eles consideram importante preservar etc.


Atividade 3: A preservação nos museus

Nesta atividade é possível dar continuidade à discussão sobre a preservação, dessa vez com a guarda de objetos em museus. Por que guardar? O museu é o melhor lugar? Qual a importância dos museus? Eles já visitaram museus? Quais? Gostaram? Existem museus na cidade? Etc.


Para esta aula sugerimos visitar o site do Museu Nacional de Antropologia do México, que pode ser acessado por meio do link na DE do aluno.
É importante orientar a visita, mostrando as várias possibilidades de consulta. Sugerimos começar pelo botão ‘Salas’, que apresenta uma tela com a grande diversidade do acervo.
No botão ‘Méxica’, há o acesso para algumas peças do acervo, além disponibilizar peças e informações sobre outros povos da região. Vale a pena conferir!
Outra forma de conhecer uma parte do acervo do museu é com o vídeo visto também na DE do aluno. Há uma interessante seleção de peças, inclusive de objetos do cotidiano, vestimenta etc.
Atividade 4: A história em movimento

Se julgar pertinente, nesta atividade você pode propor uma interação com o professor de Matemática, que poderá ajudar os alunos a entenderem a complexidade dos cálculos criados e feitos pelos astecas há centenas de anos.


É um bom momento também para retomar a discussão sobre diversidade cultural, enfatizando que as culturas são diferentes, mas que não existe a relação superioridade/inferioridade.
Com esta atividade também é possível aproximar os alunos do trabalho dos pesquisadores e possibilitar que eles compreendam a história como uma construção, e não com algo pronto e acabado.
Sugerimos fazer uma leitura compartilhada do texto da notícia sobre a descoberta da pesquisadora, pois, apesar de o repórter usar uma linguagem informal, os dados que ele apresenta são difíceis de entender numa leitura rápida. Terminada a leitura e se não houver mais dúvidas ou questionamentos, proponha a elaboração das respostas em duplas de alunos com apresentação das opiniões de cada dupla para o restante da classe.
Gabarito – Questões Online
Sobre o texto, responda:


  1. Qual aspecto da vida dos astecas foi descoberto pelas pesquisadoras?

Professor, as respostas são pessoais, mas é importante que os alunos percebam que há aspectos da vida social asteca, como se organizavam no espaço que habitavam.




  1. Como as pesquisadoras conseguiram entender o método de medição utilizado pelos astecas?

A partir de um dado já conhecido anteriormente e apelidado ‘vara de terra’, que informava qual a medida padrão.




  1. Em sua opinião, qual a importância dessa descoberta?

Professor, esta resposta é pessoal.








©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal