Pa português 6 de28 As histórias em quadrinhos Atividades 1 – o que você já sabe



Baixar 26.99 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho26.99 Kb.



PA_Português_6_DE28
As histórias em quadrinhos

Atividades 1 – O que você já sabe
Aqui os alunos revisam o que já foi visto sobre linguagem verbal e não verbal, focalizando o texto de histórias em quadrinhos e as partes da narrativa. A proposta é que eles iniciam a produção de uma narrativa que irão transformar em HQs.
Antes de seguir adiante, solicite a colaboração da turma para obter as respostas às questões abaixo e reveja com eles os conceitos que sobressaem a partir daí.
• O que é uma história em quadrinhos?
• Quais são as partes importantes em uma narrativa de quadrinhos?

Atividade 2 – Leitura e análise de texto
Agora, os alunos fazem a leitura de uma história em quadrinhos. Em seguida, coloque a história em sua lousa eletrônica e a leia pausadamente com a turma. Ajude os alunos a identificarem as etapas que constituem a narrativa nesse material: apresentação, conflito, desenvolvimento e desfecho.
Atividade 3 – Solte a imaginação
Professor, projete na lousa eletrônica o vídeo de apresentação da série Quadrinhos do “Canal Brasil”. Ele ajudará os alunos a se familiarizarem com a imagem de nomes que eles já devem conhecer dos jornais ou revistas, além de dar noção à turma de como é iniciada uma produção de quadrinhos.
A seguir, divida os alunos em duplas e oriente a realização das tarefas propostas: todos devem colaborar com palavras que lembrem acontecimentos em família, encontros, desencontros, brigas, afeto, amizade, passeios, festas.
Essas palavras devem ser colocadas na lousa eletrônica para que sirvam de inspiração para as histórias que eles começarão a desenvolver. Aproveite este momento para discutir sobre as relações entre familiares, limites, deveres, amor e outros temas polêmicos que podem ser abordados.

Atividade 4 – Você é o escritor
É hora de vocês iniciarem a produção dos textos sobre família: as duplas, conversam sobre histórias de suas famílias. Cada um conta a sua e, ao final, ambos escolhem uma para transformar em quadrinhos.
Atente aos alunos para o fato de que a história a ser contada não precisa ser totalmente verdadeira. Alguns elementos podem ser ficcionais. Só é importante manter o tema de relacionamento familiar para que seja comum a todos.

Oriente a turma nos passos propostos a seguir:

Vamos começar a elaborar a sua história?


  • Comece formando uma dupla com um colega. Com as duplas formadas, conte para seu colega uma história que aconteceu com a sua família. Pode ser algo engraçado, ou uma aventura, com a sua família, com a de ma amigo, você escolhe. Utilize as palavras da lousa para lembrar os fatos sobre este tema.




  • Após contar a sua história e ouvir também a de seu colega, vocês escolhem qual é a melhor para ser escrita, ou ainda podem juntar as duas e transformar em uma única.

Já escolheram?


Desenvolva com a turma:

A partir deste momento as duplas escreverão a história no caderno elaborando cada uma das etapas da narrativa e apresentando os locais e personagens que farão parte da história.


1) Faça um breve resumo de sua criação no caderno. Lembre–se das etapas de uma narrativa. Ela deve ter inicio, meio e fim.


  • Apresentação – situação inicial

  • Desenvolvimento – conflito

  • Desfecho – situação final



2) Preencha os dados ainda em seu caderno:
Local: onde ocorre a história?

Personagens: quem participa deste momento narrado?

Conflito: qual é a situação problema a ser resolvida?

Desfecho: como se resolve a sua história?


Neste momento os alunos devem realizar a leitura de um exemplo de uma história e sua versão dividida em quadros. Caso ache necessário, faça a leitura com eles da versão dividida em quadrinhos, comparando com a primeira versão para apresentar as diferenças. Vale atentar para a divisão de parágrafos que pode corresponder, em alguns momentos, também à divisão de quadros.

3) Após realizadas as etapas 1 e 2 vocês irão formatar a história para os quadrinhos. Planeje pensando em quantos quadrinhos serão necessários para contar essa história. Veja um exemplo:


Resumo:
O dia da pipoca.
Estávamos em casa todos juntos: meu pai, minha mãe e meu irmão, quando anunciou na TV que passaria um filme super legal. Estávamos preparados para assistir, mas faltava alguma coisa: a pipoca. Resolvemos fazer o prato perfeito para acompanhar o cinema.
Meu irmão mais velho inventou de me ensinar. Lá fomos nós para a cozinha. Ele encheu a panela de milho, colocou o óleo. Minha mãe assistia a tudo, para não deixar que nada saísse de errado. Só o que ela não percebeu, foi que ele entornou quase o saco todo de milho na panela.
O que aconteceu? Quando acendemos o fogão, e a pipoca começou a estourar era tanta pipoca que a tampa da panela começou a subir, e foi pipoca pra todos os lados da cozinha. Minha mãe nos socorreu, apagou o fogo, mas a pipoca continuava a estourar...
Quando o filme começou a família toda comia pipoca até quase estourar.
Agora vamos ver como podemos fazer este resumo em quadrinhos:
Em cada quadrinho precisamos apresentar o local, os personagens e o que acontece, a ação.
Especifique para cada quadrinho veja o exemplo:

Quadrinho 1:

A ideia de fazer a pipoca.

- Local: sala

- Personagens: toda a família




Quadrinho 2 :

Preparando os ingredientes e entornando o saco de milho sem perceber.

- Personagens: eu e meu irmão

- Local: cozinha




Quadrinho 4:

Minha mãe assistindo à bagunça

- Local: cozinha

- Personagens: mãe e filhos




Quadrinho 4:

A pipoca começa a sair pela tampa a fora

- Local: cozinha,

- Personagens: filhos e mãe.




Quadrinho 5 :

O fogo é apagado pela mãe e a pipoca ainda estourando, enchendo a cozinha.

- Personagens: mãe, filhos

- Local: cozinha, no fogão




Quadrinho 6:

Três potes de pipoca cheios para a família comer e todos não aguentam mais.

- Personagens: todos

- Local: na sala vendo TV.






Atividade 5 – Para saber mais
Explore o site sobre histórias em quadrinhos com a turma. Oriente os alunos a como acessar o endereço abaixo e façam uma leitura compartilhada do material.
http://www.plenarinho.gov.br/sala_leitura/estante-do-plenarinho/a-magia-das-historias-em-quadrinho





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal