Parecer da 2ª assessoria



Baixar 22.62 Kb.
Encontro19.07.2016
Tamanho22.62 Kb.
PARECER DA 2ª ASSESSORIA
Parecer Inicial de Assessoria Científica - Projeto de Pesquisa - Temático
1. APRECIAÇÃO GERAL DA PROPOSTA

1.1 Coloque, no espaço a seguir, sua apreciação geral sobre a proposta.

A proposta prevê o desenvolvimento de metodologia para incorporar um componente espacial na estimação de medidas de associação e de risco epidemiológico. Quatro áreas básicas estão envolvidas: Epidemiologia, Matemática Aplicada, Estatística e Computação das quais a de maior relevância é a componente computacional. Como não há ênfase na obtenção de resultados estatísticos nem proposta de resolução de algum problema epidemiológico inédito, a maior contribuição do projeto seria um pacote computacional que permitisse sua utilização em casos práticos. Sob esse ponto de vista, o projeto poderia trazer benefícios para pesquisadores e usuários interessados em mapeamento de epidemias, por exemplo.

2. COORDENADOR (O coordenador de um Projeto Temático deve ser um pesquisador experiente, de atestada competência e com excelente produtividade na área de pesquisa em que se insere o projeto. Essa avaliação é baseada nos seguintes critérios: a) Qualidade e regularidade da produção científica e/ou tecnológica, documentada através de lista de publicações em periódicos com seletiva política editorial, patentes e resultado de pesquisa efetivamente transferidos e adotados pelo setor produtivo e outras informações que as comprovem; b) Experiência de pesquisa compatível com o tema do projeto; c) Capacidade de formar pesquisadores; d) Experiência de intercâmbio e execução de projetos em colaboração com pesquisadores de outras instituições do país ou do exterior, além dos outros itens que compõem a súmula curricular)

2.1 O coordenador se enquadra no perfil exigido pelo programa?

Sim


2.2 Comente a opção do item 2.1.

O pesquisador tem sua produção focada na área de Epidemiologia e tem experiência em projetos colaborativos. Suas publicações estão concentradas principalmente em periódicos nacionais. Na área de Estatística, sua atuação nesse item seria considerada fraca, mas não tenho condições de julgá-la comparativamente a profissionais que atuam na mesma área. Ele orientou vários mestrados, mas apenas um doutorado.

3. PROJETO (O projeto de pesquisa de um Projeto Temático deve visar à obtenção de um conjunto abrangente de resultados conceitualmente coerentes sobre um tema de pesquisa, ou temas com grande afinidade, com objetivos bem definidos, a serem atingidos no prazo máximo de 4 anos)

3.1 Os objetivos estão bem definidos?

Sim

3.2 Comente a opção do item 3.1.



Os objetivos do projeto estão muito bem definidos, embora com poucos detalhes. Por exemplo: "desenvolver testes de significância para os componentes não-lineares da equação 6.......".

3.3 Os objetivos têm abrangência suficiente para justificar o enquadramento do projeto como temático?

Sim

3.4 Comente a opção do item 3.3.



Os resultados pretendidos dependem da colaboração de profissionais de diferentes áreas e seus resultados poderiam trazer contribuições não só teóricas quanto práticas.

3.5 As atividades propostas têm um foco comum de pesquisa?

Sim

3.6 Comente a opção do item 3.5.



O projeto está voltado para o desenvolvimento de rotinas computacionais que permitam a inclusão de aspectos espaciais na estimação de medidas de associação e risco. Embora não apresente detalhes metodológicos suficientes para um julgamento dos aspectos estatísticos, espera-se que eles constituam um dos subprodutos da pesquisa.

3.7 Avaliação da originalidade e da importância da contribuição pretendida para a área de conhecimento em que se insere.

Aparentemente a originalidade do projeto está no conjunto de rotinas computacionais que se pretende desenvolver. Embora haja margem para contribuições metodológicas, elas não foram evidenciadas; aparentemente, a maior contribuição seria de ordem prática.

3.8 Análise da fundamentação científica e dos métodos empregados.

A metodologia estatística está parcialmente documentada em um artigo submetido para publicação. Não há informações detalhadas sobre a metodologia que se pretende empregar para obtenção de outros resultados estatísticos. Não tenho condições técnicas para julgar o componente computacional.

3.9 O montante de recursos solicitados se justifica face à importância da contribuição científica ou tecnológica pretendida?

Os quatro "laptops" têm valor aparentemente superdimensionado. O projeto poderia ter a duração reduzida para 2 ou 3 anos em função da dedicação apresentada para cada membro da equipe e dessa forma o montante solicitado poderia ser considerado adequado.

3.10 O montante de recursos solicitados se justifica face à probabilidade de sucesso do projeto?

A equipe tem todas as condições de desenvolver o projeto com sucesso. No entanto, poderiam fazê-lo num prazo menor que o solicitado.

3.11 O projeto tem um potencial para atrair pós-doutores, pesquisadores visitantes, alunos de iniciação e de pós-graduação? (Projetos sem este potencial não se qualificam como temáticos).

Não

3.12 Comente a opção do item 3.11.



A equipe selecionada para o projeto é suficiente para o desenvolvimento do projeto. Alguns alunos de iniciação científica poderiam ser convocados para colaborar na organização e manutenção dos bancos de dados.

3.13 Avaliação do prazo proposto para o desenvolvimento do projeto.

Mencionado acima.

3.14 O projeto envolve experimentação com seres humanos de forma a requerer análise de suas implicações éticas?

Não
4. EQUIPE DO PROJETO

4.1 Devem ser considerados como principais somente os pesquisadores da equipe com excelente produtividade em pesquisa e cuja participação seja essencial para o desenvolvimento do projeto. Os pesquisadores que vierem a ser qualificados como principais receberão automaticamente benefícios complementares que incluem apoio para participação em reuniões científicas ou estágios de curta duração, no país ou no exterior, durante a vigência do projeto. Identifique os pesquisadores principais, justificando cada uma das indicações.

Ricardo Cordeiro: é o idealizador e coordenador do projeto com experiência em gestão colaborativa.

Paulo Justiniano Ribeiro Junior: é o especialista em Estatística espacial e tem ampla experiência Estatística computacional. Tem uma produção científica regular, compatível com o tempo de doutoramento.

4.2 Avaliação da adequação ao projeto do restante da equipe solicitante.

Laércio Carvalho de Barros: sua participação no projeto não está claramente especificada, dada a falta de informações sobre a forma como os tópicos de sua especialidade (sistemas dinâmicos "fuzzy", conjuntos "fuzzy", etc) estarão incluídos no projeto. Tem um bom histórico de publicações em periódicos de circulação internacional.

Cláudia Torres Codeço: é a especialista nos aspectos epidemiológicos do projeto. Sua produção científica é compatível com o tempo de doutoramento.

Trevor Charles Bailey: é o pesquisador "senior" do projeto e com uma produção científica que poderia ser classificada como excelente se usássemos os critérios adotados na área de Estatística.

5. ORÇAMENTO

5.1. Proposto

5.1.1 Análise da necessidade dos equipamentos solicitados para a realização do projeto, levando também em conta a infra-estrutura já disponível na instituição.

Os quatro "laptops" solicitados, embora necessários, têm o preço superdimensionado.

5.1.2 Análise da capacidade do Responsável ou de sua equipe para utilizá-los.

Pelo menos um dos pesquisadores envolvidos (Paulo Justiniano Ribeiro Junior) tem ampla experiência em aplicações computacionais para Estatística. O equipamento certamente será bem utilizado.

5.1.3 Análise da necessidade do material de consumo solicitado para a realização do projeto.

Não há.


5.1.4 Análise da necessidade dos serviços de terceiros para a realização do projeto. Os serviços de terceiros são apenas de natureza técnica e eventual, conforme exigido pela FAPESP?

Não há.


5.1.5 O número e a natureza dos benefícios solicitados são compatíveis com as dimensões do projeto?

Sim, com base no gasto anual.

6. DEFICIÊNCIAS NOTADAS (Se algum item estiver assinalado, as razões devem estar indicadas no quadro correspondente do formulário)
6.1 Do projeto:

Prazo inadequado

6.2 Da equipe:

Não há participação prevista de estudantes de pós-graduação e de iniciação científica



6.3 Do orçamento:
Orçamento superestimado
7. INFORMAÇÕES ADICIONAIS
O projeto deve trazer contribuições metodológicas, porém o prazo para sua concretização deve ser reduzido para dois ou três anos.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal