Parecer nº 3028, de 2008 da comissão de agricultura e pecuária, sobre o projeto de lei nº 41, de 2008



Baixar 10.73 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho10.73 Kb.



PARECER Nº 3028, DE 2008

DA COMISSÃO DE AGRICULTURA E PECUÁRIA, SOBRE O PROJETO DE LEI Nº 41, DE 2008

O Projeto de lei nº 41, de 2008, de autoria do nobre Deputado Roberto Engler, objetiva denominar "Eng.º Agr.º Orlando de Andrade Figueiredo” a Casa da Agricultura de Patrocínio Paulista, naquele município.


Em pauta, nos termos regimentais, no período correspondente às 7ª a 11ª Sessões Ordinárias, não recebeu emendas ou substitutivos, sendo distribuída para as Comissões de Constituição e Agricultura e Pecuária.
A Comissão de Constituição e Justiça manifestou-se favoravelmente à propositura.
Na seqüência, foi o projeto encaminhado a esta Comissão de Agricultura e Pecuária para análise do mérito.
Orlando de Andrade Figueiredo, engenheiro agrônomo pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ, formou-se com aos 23 anos, predestinado para uma carreira vitoriosa, cujo entusiasmo demonstrado durante sua formação, já denunciava.
Dedicado ao trabalho, criativo e interessado, viu-se dotado dos dons do experimento e pesquisa e enveredou pela busca de resultados inovadores.
Foi idealizador de vários projetos que, aplicados, resultaram incremento à produtividade das plantações, numa valorosa contribuição à agricultura familiar e de escala.
Fez também, incursões à pesquisas, que vieram subsidiar escolhas técnicas quanto à localização de terras de reflorestamento.
Iniciou sua carreira na Estação Experimental de Sorocaba, onde contribuiu sobremaneira, desenvolvendo planos dirigidos para experimentos com a cultura do arroz.
O ápice de sua carreira deu-se ao assumir a Casa da Lavoura de Patrocínio Paulista, município que adotou como berço e onde fundou raízes, tendo ali se fixado definitivamente com sua família.
Figura ilustre nas sociedades de São Joaquim da Barra e Patrocínio Paulista, é sempre relembrado e recebendo justas homenagens, vez que seu nome remete de imediato, às suas conquistas na agricultura, cujo legado foi de tal forma a ela incorporado, que não mais se dissociam dos processos utilizados para obtenção de produtividade superior.
Permanece, portanto, irradiando conhecimento e inovação, que as novas gerações vêm adotando e deles se beneficiando.
Ao pretender homenagear sua memória, merece aplauso o autor, vez que a contribuição prestada por Orlando de Andrade Figueiredo é inconteste.
Assim, manifestamo-nos favoravelmente à aprovação do Projeto de Lei nº 41, de 2008.


  1. Mauro Bragato – Relator


Aprovada, conclusivamente, a proposição, conforme parecer favorável do relator, nos termos dos artigos 31 e 33 do
Regimento Interno.


Sala das Comissões, em 26/6/2008

  1. José Bittencourt – Presidente

José Zico Prado – Ana do Carmo – Mauro Bragato – Aldo Demarchi – José Bittencourt


SPL - Código de Originalidade: 802927 290508 1729



Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal