Parlamento Europeu Gabinete em Portugal Lisboa, 05 de Novembro de 2009 Parlamento Europeu celebra 20 anos da Queda do Muro de Berlim pe junta 89 jovens da ue nascidos em 1989 em Bruxelas, incluindo três portugueses



Baixar 10 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho10 Kb.

Parlamento Europeu
Gabinete em Portugal

Lisboa, 05 de Novembro de 2009
Parlamento Europeu celebra 20 anos

da Queda do Muro de Berlim
PE junta 89 jovens da UE nascidos em 1989 em Bruxelas, incluindo três portugueses 

 
O Parlamento Europeu vai celebrar os 20 anos da queda do Muro de Berlim juntando em Bruxelas 89 jovens de toda a União Europeia (UE) nascidos em 1989, ano em que o muro foi derrubado. Entre os jovens, estarão três portugueses nascidos no dia em que o muro caiu. A cerimónia, que decorrerá a 11 de Novembro, contará ainda com a presença do ex-presidente checo Vaclav Havel e inclui um debate entre os jovens e o presidente do PE, Jerzy Buzek, sobre o significado da Europa.


Foi a 9 de Novembro de 1989 que caiu o "muro da vergonha" que dividia a Europa. O Parlamento Europeu vai celebrar este acontecimento, que se transformou num símbolo da unificação e da liberdade na Europa, sem esquecer as situações trágicas que se viveram na Alemanha, na antiga Checoslováquia, na Hungria, na Polónia, na Roménia e nos países do Báltico.
"Durante quase meio século, a Europa esteve dividida pela Cortina de Ferro. Sou, de certa forma, um representante dos países que foram deixados do outro lado. É isso que sinto, foi por isso que fui eleito e é isso que oiço da parte desses países. Mas antes de mais represento toda a UE e isso significa que somos iguais e igualmente responsáveis. Ainda somos diferentes em termos de desenvolvimento e de história, mas esses já não são os factores dominantes. Iremos escrever juntos a história europeia ", afirmou o Presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek.
A cerimónia terá lugar a 11 de Novembro no PRE em Bruxelas, onde Václav Havel, antigo Presidente da Checoslováquia, e Jerzy Buzek, antigo Primeiro-Ministro da Polónia e actual Presidente do PE, vão participar. Ambos foram actores importantes na transição democrática de há 20 anos.
A cerimónia será precedida por um debate entre o Presidente do PE e 89 jovens de 20 anos, vindos de todos os Estados-Membros da UE, que darão a sua opinião sobre "Que significa para mim a Europa?".
O Presidente do PE irá ainda inaugurar uma exposição fotográfica consagrada ao tema "1989-2009: Europa, unificada e livre".
Jovens portugueses nascidos a 9 de Novembro 1989
Os três jovens portugueses que vão participar no evento, nasceram no dia em que o muro caiu em Berlim, há 20 anos. Ana Cristina Correia (Lousã) é estudante do 12° ano, Fernando Costa Pereira  (Lisboa) estuda Arquitectura e Luís Santos  (Lisboa) está a tirar o curso de Gestão. Os três estão cientes de que nasceram num dia histórico.

Website do PE: 20° aniversário do processo de transição democrática na Europa Central e Oriental
Para mais informação:

Teresa Coutinho                                         



Gabinete do PE em Lisboa                         

Tel: 21 350 49 13 / 91 768 34 30                 


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal