Pedras preciosas



Baixar 62.74 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho62.74 Kb.
PEDRAS PRECIOSAS


Mês

Pedra

Significado

Janeiro

Granada

Constância

Fevereiro

Ametista

Sinceridade

Março

Hematite

Coragem

Abril

Diamante

Pureza

Maio

Esmeralda

Esperança

Junho

Pérola

Saúde

Julho

Rubi

Paixão

Agosto

Sardónia

Felicidade

Setembro

Safira

Sabedoria

Outubro

Opala

Esperança

Novembro

Topásio

Fidelidade

Dezembro

Turquesa

Sabedoria


Alexandrite


Género Crisoberilio

Dureza 8.5 na escala de Moh

Pedra do Mês Junho

Descrição Esta é uma das mais fabulosas gemas existentes, devido á sua capacidade de mudar de cor conforme o tipo de luz: de verde á luz do dia, a vermelho á luz de velas ou lampadas.

A propriedade de mudar de cor e a sua extrema raridade faz dela uma das mais caras de todas as pedras preciosas existentes.

A Alexandrite pode apresentar-se facetada ou em cabochão olho-de-gato.

História A Alexandrite foi descoberta nos Urais, Russia em 1833 e recebeu o seu nome do Czar Alexandre II. Na era Czarista os Russos tinha grande orgulho nesta pedra nacional uma vez que as cores do exército Russo eram o verde e o vermelho, as mesma que a gema pode reproduzir.

Ametista

Género Quartzo

Dureza 7 na escala de Moh

Pedra do Mês Fevereiro

Descrição A cor da Ametista varia entre o violeta pálido e o purpuro escuro. Normalmente as ametistas apresentam cristais totalmente livres de inclusões ou falhas.

História As Ametistas são gemas apreciadas e respeitadas á muito tempo. Os Egipcios estimavam-nas bastante. Era a pedra preferida de Catarina a Grande da Russia e segundo Leonardo da Vinci esta pedra dissipava os maus pensamentos e acelarava a inteligência.

A Ametista é tambem a gema dos Bispos e segundo tradições medievais, esta encorajava a piedade. No Tibete, a Ametista é considerada sagrada para Buda e bastantes rosários Budistas são feitos de Ametistas.




Agua Marinha



Género Berilio

Dureza 7.5 na escala de Moh

Pedra do Mês Março

Descrição A cor da Agua Marinha varia entre o azul pálido e o azul intenso, sendo tambem possivél que apresente uma coloração verde mar.

História O seu nome deriva das palavras Latinas aqua e mare que significam agua marinha. Há um termo bastante usado para designar certas Aguas Marinhas: "Santa Maria", que é na realidade o nome de uma antiga mina no Brazil, hoje em dia este termos refere-se ás Aguas Marinhas de melhor qualidade, com uma coloração de um azul intenso, que são na sua maioria extraídas em Moçambique.

Citrina

Género Quartzo

Dureza 7 na escala de Moh

Pedra do Mês Novembro

Descrição Varia do amarelo claro ao dourado (tipo Palmeira), laranja vivo (tipo Madeira) e amarelo com sub tons de verde

História O nome da Citrina provem da palavra Latina Citrus que significa limão, isto deve-se ao facto de muitas destas gemas apresentarem um amarelo vivo semelhante ao do limão. O nome das duas principais qualidades de Citrinas, são Palmeira, nome de uma localidade do sul do Brazil e Madeira devido á cor do vinho da Madeira. A Citrina é uma gema clássica e bastante apreciada ao longo dos tempos.

Crisoberilio

Género Crisoberilio

Dureza 6.5 -7 na escala de Moh

Pedra do Mês Junho

Descrição O Crisoberilio apresenta geralmente uma cor amarela, por vezes com sub tons de laranja ou castanho. A qualidade mais interessante de certos Crisoberilios é a chatiomancia ou efeito de "olho de gato".

História Muitas gemas possuem o famoso Olho de Gato, mas sem duvida o Crisoberilio é o mais conhecido (embora na maioria das vezes não por este nome).

A pedra Olho de Gato é uma cabochão (corte geralmente redondo ou oval, sem facetas) que tem finos tubos ou agulhas que se distribuem uniformemente atravéz da pedra (fenómeno chamado chatoiancia). Quando propriamente cortada, a luz reflecte-se como um olho de gato atravéz da superficie.

Esmeralda

Género Berilio

Dureza 7.5 na escala de Moh

Pedra do Mês Maio

Descrição A cor da Esmeralda varia entre as tonalidade verde claro e escuro, podendo tambem apresentar tambem uma coloração verde com sub tons de azul. Geralmente as Esmeraldas apresentam inclusões e falhas, estas se não forem muito evidentes são consideradas irrelevantes dada a raridade da Esmeralda.

A intensidade da cor verde é decisiva, as melhores Esmeraldas devem apresentar uma cor verde com sub tons de azul e o menor numero possivél de inclusões.

As Esmeraldas mais apreciadas provêm da Colombia.

História O nome da Esmeralda provem da palavra Grega smaragdos que significa pedra verde. Devido á rica cor verde da Esmeralda ser a cor da primavera, os antigos prezavam esta gema como um simbolo de renascimento e de amor.

O Imperador Nero utilizava um monóculo de esmeralda para observar os gadiadores e provávelmente o incêndio de Roma.

As melhores colecções de Esmeraldas do mundo estão nos tesouros do Irão, Russia, Portugal e Inglaterra.


Espinela



Género Espinela

Dureza 8 na escala de Moh

Pedra do Mês Dezembro

Descrição A Espinela pode apresentar-se numa miriade de cores: vermelho, rosa, azul, violeta pálido, amarelo, verde e negro.

História O nome Espinela deriva da palavre Latina spina que significa ponto ou faisca. As Espinelas mais famosas são o "Princepe Negro" de 170 carates e o "Timor" de 361 carates. No tesouro da Russia existe tambem uma fantástica Espinela com cerca de 400 carates, oferta feita a Catarina a Grande.



Granada

Género Granada

Dureza 7 - 7.5 na escala de Moh

Pedra do Mês Janeiro

Descrição A Granada embora normalmente de cor vermelha ou vermelho purpuro (Rodolite), pode apresentar-se em outras cores, laranja, dourado, verde, sendo a tonalidade verde mais conhecida, como Tsavorite.

Certas granadas podem mesmo apresentar muti cores dependendo do tipo de luz em que for vista, fenomeno que acontece tambem em certas Safiras e Turmalinas e em todas as Alexandrites.

História O nome Granada deriva provavelmente do Latim granatum que significava semente ou romã, o nome estará portanto associado á forte cor vermelha da romã.

A Granada já era conhecida e utilizada em joalheria á bastante tempo, mas popularizou-se bastante na Europa somente a partir do século 18, quando era grande privilégio e moda usar joalheria com Granadas, especialmente as provenientes da região da Boemia, na actual Republica Checa.

A Granada está fortemente associada á amizade, sendo frequentemente utilizada em presentes que selam acordos ou pactos



Iolite

Género Cordierite

Dureza 7 - 7.5 na escala de Moh

Pedra do Mês Setembro

Descrição A cor pode variar do azul médio ao azul escuro, apresentando quase sempre sub tons violeta.

História O nome Iolite provêm do Grego ios que significa violeta.

Os Vikings tinham esta gema em especial consideração, devido á sua capacidade polarizadora que lhes permitia localizar a posição do Sol e consequentemente axuliar grandemente a navegação nas suas viagens maritimas.

Kunzite

Género Spodumene

Dureza 6 - 7 na escala de Moh

Pedra do Mês Outubro

Descrição violeta pálido a violeta forte

História A Kunzite, obteve o seu nome do notável Gemologista George F. Kunz da Tiffany & Company, em 1902




Morganite

Género Berilio

Dureza 7.5 na escala de Moh

Pedra do Mês Maio

Descrição A coloração da Morganite varia do violeta róseo até ao violeta forte.

História A Morganite foi nomeada segundo o famoso banqueiro e milionário Norte Americano J.P.Morgan. Tambem por vezes chamada de esmeralda rosa, a maior Morganite facetada existente, com cerca de 598 carates está em exposição no Museu Britanico, Inglaterra.



Opala

Género Opala

Dureza 5.5 - 6.5 na escala de Moh

Pedra do Mês Outubro

Descrição As Opalas podem-se classificar como Negras ou Brancas. As Brancas são de cor branco acinzentado apresentando todo um conjunto de reflexos coloridos, as Negras, bastante mais raras, apresentam quase a totalidade da superficie coberta de manchas coloridas e reflexos coloridos bastante intensos (tal como na foto).

História O nome Opala deriva de uma velha palavra Indiana, upala que significa pedra, mais tarde adaptada pelos Gregos para opallios , sinónimo de Opala.

Plínio o antigo historiador Romano, descrevia a beleza da Opala como a combinação da beleza de todas as outras pedras.

São atribuidos á Opala toda uma série de poderes estranhos, tais como o serem benéficas para a visão e até tornar o seu portador invisivél !



Peridot

Género Forsterite

Dureza 5.5 - 7 na escala de Moh

Pedra do Mês Agosto

Descrição A coloração do Peridot varia entre desde o verde azeitona até ao verde lima.

História O nome Peridot deriva do Grego peridona, que significa abundância.

O Peridot é conhecido desde os tempos do antigo Egipto, de facto muitas das famosas "esmeraldas" de Cleópatra eram de facto Peridots.

De acordo com os Antigos que usa um Peridot está protegido dos maus espiritos


Rubi

Género Corundum

Dureza 9 na escala de Moh

Pedra do Mês Julho

Descrição A cor do Rubi varia entre os vários tons do vermelho: do vermelho-rosa ao vermelho escuro, sendo a mais apreciada ( e cara) variedade vermelho vivo com sub-tons de azul tambem chamada de "sangue de pombo".

O Rubi sendo da familia corundum pode apresentar algumas inclusões, especialmente em gemas de maiores dimensões.

Tal como nas Safiras pode existir um fenómeno chamado de asterismo que causa o aprecimento de uma estrela na face da gema, sendo portanto esta qualidade chamada de Rubi Estrela

História O nome Rubi deriva da palavra Latina rubeus que significa "vermelho".

Os Rubis são das pedras preciosas mais valiosas, com efeito, os rubis são bastante mais valiosos e raros do que os diamantes de melhor qualidade. Em especial o famoso Rubi "sangue de pombo" proveniente da região de Mogok na Birmania.


Safira

Género Corundum

Dureza 9 na escala de Moh

Pedra do Mês Setembro

Descrição A coloração tipica da Safira vai do azul pálido ao rico azul Safira profundo ,no entanto a Safira assim como a turmalina e a granada pode apresentar-se em outras cores, tais como o incolor, o violeta, o amarelo, o verde, o azul e a coloração chamada "padparadsha" palavra Singalesa (Sri-Lanka) que significa "flor do Lotus".

Tal como nos Rubis pode existir um fenómeno chamado de asterismo que causa o aprecimento de uma estrela na face da gema, sendo portanto esta qualidade chamada de Safira Estrela

História O seu nome provem da palavra Grega sappheiros. A Safira simboliza desde tempos antigos a verdade, a sinceridade e a fidelidade, é portanto natural que se associe esta gema ao casamento e aos aneis de noivado, tais como o usado pela Pricesa Diana de Inglaterra no seu noivado.

A maior Safira lapidada em existência, com cerca de 563,35 carats é a "Estrela da India" que está no Museu Americano de História Natural em Nova Iorque.




Tanzanite

Género Zoisite

Dureza 6.5 -7 na escala de Moh

Pedra do Mês Setembro

Descrição Cor violeta a azul forte

História Tanzanite é uma gema bastante "nova", uma vez que só foi descoberta nos anos 60 do século XX e foi assim nomeada pela Tiffany & Co.

Hoje em dia é uma gema bastante popular, devido a sua maravilhosa aparencia e cor.

Uma das maiores e mais belas Tanzanites é uma gema sem falhas de 122.70 carates que está em exibição no Smithsonion Institute nos E.U.A.



Topázio

Género Topázio

Dureza 8 na escala de Moh

Pedra do Mês Novembro

Descrição A cor do Topázio pode variar do amarelo pálido ao laranja cognac, existindo tambem nas cores azul, rosa e incolor.

História A origem da palavra Topázio não é muito clara, alguns estudiosos acreditam que deriva do Sanscrito tapas que significa fogo.

Os Romanos associavam o Topázio com Jupiter, deus dos céus e dos trovões.

O maior Topázio Imperial facetado existente, com mais de 1660 carats é o "Bragança" da Coroa Real Portuguesa.



Tsavorite

Género Granada

Dureza 7.5 na escala de Moh

Pedra do Mês Janeiro

Descrição A cor pode variar entre o verde claro ao verde escuro, sendo a mais desejável o verde esmeralda. A Tsavorite é uma das gemas mais apreciadas ultimamente, porque para alem do seu verde intenso, apresenta mais brilho e muito menos inclusões do que as esmeraldas comuns

História Em 1968 esta fantastica Granada verde esmeralda era descoberta em Africa pelo geologista Escoçês C.R.Bridges no parque nacional do Tsavo, Quénia.

O nome Tsavorite (que significa pedra do Tsavo) foi lhe atribuido pela Tiffany & Co. em Nova Iorque em 1974.

Em comparação com a Esmeralda, a produção de Tsavorites é bastante menor (menos de 1,000 carates por ano), uma das principais razões para isto são as dificuldades de mineração: A região de onde é extraida está densamente povoada por leões, cobras venenosas e outra fauna selvagem.



Turmalina

Género Turmalina

Dureza 7.5 na escala de Moh

Pedra do Mês Outubro

Descrição O numero de cores que a Turmalina pode apresentar é quase infinito, desde o preto ao incolor passando pelo verde, azul, rosa, laranja e amarelo. A Turmalina pode ainda apresentar dois fenómenos: a combinação de duas ou mais cores numa só gema e a mudança de cor conforme o tipo de luz (multicor).

História O nome Turmalina deriva da palavra Singalesa (Sri-Lanka) turamali , que significa pedra preciosa. Este nome genérico foi lhe atribuido provávelmente porque a Turmalina pode apresentar-se em quase todas as cores e mesmo em multiplas cores numa só gema.

A Imperatriz Dowager Tz'u Hsi, a ultima Imperatriz da China adorava Turmalinas rosa, tendo comprado grandes quantidades provenientes de uma mina dos Himalaias. A mina dos Himalaias ainda hoje produz Turmalinas, mas a Imperatriz já não as pode apreciar, uma vez que repousa eternamente na sua almofada esculpida de Turmalina.


Zircão

Género Zircão

Dureza 6.5 - 7.5 na escala de Moh

Pedra do Mês Dezembro

Descrição O Zircão pode apresentar várias tonalidades distintas, que passam pelo azul, amarelo ,verde, castanho, laranja e incolor.

História O Zircão é uma pedra conhecida desde tempos antigos, o seu nome provávelmente provem da palavra Persa zargun que significa "da cor do ouro".

O Zircão tem sido numa gema bastante negligenciada nos ultimos tempos, devido á utilização de Zircões incolores como imitações de diamantes por joalheiros pouco escrupulosos. O que de facto é uma pena uma vez que o Zircão possui um lustre fabuloso, superior ao da safira e rubi, sendo só comparável com o do diamante.


Jade

Género


Dureza 6.5 - 7 na escala de Moh

Pedra do Mês Agosto

Descrição A cor "usual" do Jade é normalmente o verde, que pode ser mais ou menos saturado, sendo o verde mais intenso o mais valioso.

Mas o Jade pode aparecer em toda uma gama de cores, que vão do violeta ao malva, ao branco e mesmo ao preto.

História O Jade é considerado, pelo menos desde 2950 AC, a pedra real da China. O Jade era suposto conservar o corpo depois da morte, podendo ser encontrado nos tumulos dos Imperadores Chineses desde á milénios. Um tumulo em particular continha uma armadura completamente feita em Jade, de forma a assegurar a imortalidade do seu proprietário.

Desde á milénios que o Jade é um simbolo de amor e virtude para várias culturas, assim como um simbolo de status social.




Lapis Lazuli

Género


Dureza 5 - 6 na escala de Moh

Pedra do Mês Setembro

Descrição A coloração do Lapis Lazuli, é de um azul caracteristico, que pode ser mais ou menos intenso. Pode apresentar por vezes manchas brancas de calcite ou mesmo pequenas pirites de ouro !

História O nome Lapis Lazuli provêm da palavra Latina lapis e da palavra Persa awzhul que significa azul.

O Lapis Lazuli era das pedras mais apreciadas pelos antigos, da Mesopotamia, ao Egipto, á Persia, á Grécia e Roma. A antiga cidade de Ur já teria um importante comércio de Lapis Lazuli desde o quarto século A.C.

São conhecidissimas as fabulosas jóias antigas feitas de Lapis Lazuli e Ouro, a mais conhecida de todas será provávelmente a máscara funerária do Faraó Tutankhamon.

Quando o Lapis Lazuli foi pela primeira vez introduzdio na Europa, era chamado de ultramarinum que significa para além do mar. Nome este tambem aplicado ao pigmento ultramarino (azul) que era basicamente Lapis Lazuli moido, os magnificos azuis dos quadros da Renascença provêm deste mesmo pigmento.


Pérola

Género


Dureza 2.5 - 4.5 na escala de Moh

Pedra do Mês Junho

Descrição As Pérolas apresentam-se geralmente redondas e de coloração creme, mas podem apresentar de facto muitas outras cores e formas, tal como a famosa Pérola negra ou a Pérola barroca com o seu formato caracteristico.

A grande maiorias das Pérolas utilizadas hoje em dia são cultivadas, uma vez que as naturais são extremamente caras.

História Desde á muito conhecida como a "Rainha das Pedras", a Pérola possui uma história e fascinio que vai além do que hoje se possa imaginar.

Antes da criação das Pérolas de cultivo nos pincipios do século XIX, as Pérolas naturais eram tão raras e dispendiosas que estavam reservadas apenas para a nobreza ou para os muito ricos. O historiador Suetonius escreveu que o general Romano Vitellius financiou uma campanha militar inteira atravéz da venda de um só dos brincos de pérola de sua mãe.




Turquesa

Género


Dureza 5 - 6 na escala de Moh

Pedra do Mês Dezembro

Descrição A Turquesa é caracterizada pelo seu azul particular, um azul céu de grande beleza. Este tom azul pode aparecer tambem numa coloração mais verde, como o mar dos trópicos.

História A Turquesa é um dos mais antigos materiais utilizados em joalheria, os Egipcios já se minerava Turquesa no monte Sinai em 3200 A.C.



Uma das mais fantásticas peças, é uma serpente coberta de Turquesas, que fazia parte do tesouro de Montezuma o ultimo Rei Azteca.

O azul da Turquesa, possuia, segundo os antigos muitas propriedades mágicas. No México antigo, a Turquesa era reservada aos Deuses, não podendo ser usada por meros mortais.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal