Perguntas: / Questions Pergunta nº: 60 /Question nº: 60



Baixar 11.33 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho11.33 Kb.


Pergunte ao Euca Expert / Ask the Euca X Pert



Perguntas: / Questions

___________________________________________________

Pergunta nº: 60 /Question nº: 60
Título: /Title: Eucaliptos no Brasil e filme Eucalyptus.

Por: / By: Ivani


E-mail: ivani.lima@uol.com.br
Questão: /Question:
Gostaria de saber se o Eucaliptos é uma árvore nativa também do Brasil.
Pergunto porque acabei de ler o livro Eucalyptus de Murray Bail, da Austrália, que conta a estória de um rapaz que para casar com a filha de um fazendeiro plantador de Eucaliptos precisa dizer o nome de todas as 500 espécies plantadas na fazenda, uma vez que o Eucaliptos é planta nativa lá.

Este livro está virando filme que começa a ser rodado agora em Fevereiro na Austrália com o Russell Crowe, a Nicole Kidman e o Hugo Weaving.


Grata,

Ivani da Costa



________________________________________________
Resposta por Celso Foelkel: / Answer by Celso Foelkel:
Cara Ivani, que bom que você gostou do livro e da história que está sendo filmada com a Nicole Kidman e Russel Crowe. Pelo peso dos artistas e pelo nome do livro e filme (Eucalyptus) tem tudo para ser um sucessão. Realmente, um desafio ao candidato à noiva para acertar o nome correto apenas pela observação visual das 500 espécies plantadas na fazenda do pai da mesma. Até mesmo, porque muitas espécies só se consegue distinguir por análise das flores e dos frutos e não é o ano todo que estão presentes nas árvores. Soube do filme recentemente através de um site de análise de filmes. Quem quiser saber mais sobre o filme entre em .

Bom, quanto à sua pergunta: os Eucalyptus não são espécies nativas do Brasil, apesar de serem abundantes em nosso país. Eles são consideradas "espécies exóticas" ao nosso ambiente, pois foram trazidas para cá, possivelmente no final dos anos 1800"s. Acredita-se que tenham entrado pelo Rio Grande do Sul, vindos do Uruguai. Depois, pelos bons potenciais mostrados, foram introduzidos massivamente, principalmente pelo engenheiro agrônomo Edmundo Navarro de Andrade, que trouxe dezenas de espécies da Austrália para plantios experimentais no Horto Florestal de Rio Claro/SP para testar seu uso como lenha, postes, dormentes e cercas pela Cia Paulista de Estradas de Ferro. Aqui no Brasil, os eucaliptos encontraram fantástico ambiente para se desenvolverem, afinal , nessa nossa terra "tudo se plantando dá". Para nossa sorte, os eucaliptos não devem ser consideradas plantas invasoras entre nós, pois raramente suas sementes ao caírem no chão dão origem a novas plantas. Elas necessitam de cuidados, de se produzirem mudas e plantios adequados para vingarem. Portanto, as árvore de eucalipto que encontramos em florestas, em fazendas, ao lado de estradas ou em jardins públicos foram decisão de alguém que escolheu aquele local para plantá-las. Muito bom assim, pois espécies exóticas que se transformam em plantas invasoras necessitam muitas vezes muitos cuidados especiais, pois podem-se converter em "plantas daninhas", o que afortunadamente não acontece com os eucaliptos conosco.


Estou também muito curioso com o filme, com certeza deverá explorar a paisagem australiana, com as centenas de espécies de Eucalyptus que lá ocorrem, desde arbustos até majestosas árvores. A maioria das espécies de Eucalyptus são de origem da Austrália, algumas poucas apenas são originadas da Indonésia.

Caso queira sempre saber mais sobre os eucaliptos, visite esse meu site e registre-se também para receber o Eucalyptus Online Book & Newsletter, que apesar de serem eminentemente técnicos, sempre oferecerão fotos interessantes sobre eles.

Um abraço

Celso Foelkel



__________________________________________________
Outros Comentários: / Other Comments:
Por: / By: Ivani
E-mail: ivani.lima@uol.com.br
Obrigada Celso pela resposta, muito esclarecedora, finalmente consegui dirimir as minhas dúvidas.

Para quem quiser ler o livro, o mesmo já está traduzido para o Português com o título Eucaliptos.

E para quem estiver interessado em acompanhar as filmagens que começam agora dia 07 de fevereiro na cidade de Bellingen/New South Wales/Australia, coloco aqui alguns links:

Fan Site Murphsplace com notícias do Russell Crowe:


Página sobre o filme Eucalyptus no Murphsplace:


Página do filme no IMDB (Internet Movie Data Base):


Abraços a todos.


Ivani


___________________________________________________


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal