Planificação do Projecto Curricular: “a reciclagem”



Baixar 12.97 Kb.
Encontro03.08.2016
Tamanho12.97 Kb.

Planificação do Projecto Curricular:

A Reciclagem”

O nosso projecto surgiu a partir de uma conversa com a educadora, acerca do projecto que a instituição está a desenvolver durante este ano lectivo, nomeadamente o “programa Eco-Escolas”, sendo este vocacionado para a educação ambiental e para a cidadania. Visa assim, a aplicação de conceitos e ideias de educação e gestão ambiental à vida quotidiana no Jardim de Infância. Desta forma, decidimos realizar um projecto centrado nas questões da Reciclagem, mais especificamente os Ecopontos, tendo em conta o “Programa Escola-Escolas”.

Pretende-se que as acções desenvolvidas pelas crianças e também pela comunidade educativa, proporcione a tomada de consciência de que simples atitudes individuais podem, no seu conjunto, melhorar o Ambiente global. Deste modo, pretende-se que as crianças se habituem a participar nos processos de decisão e a tomarem consciência da importância do ambiente no dia-a-dia da sua vida pessoal, familiar e comunitária

Contudo o que parece essencial neste domínio, quaisquer que sejam os assuntos abordados e o seu desenvolvimento, são os aspectos que se relacionam com os processos de aprender: a capacidade de observar, o desejo de experimentar, a curiosidade de saber e a atitude crítica.

Relativamente à reciclagem, esta é uma forma de valorizar o material que já foi utilizado, transformando-o em material útil. É um método de diminuir a quantidade de resíduos, poupando recursos naturais e energéticos. Para que os materiais possam ser reciclados, é necessário que sejam separadamente recolhidos e transportados para indústrias recicladoras.

Segundo as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, a educação ambiental inclui aspectos relativos a diferentes domínios do conhecimento do mundo, nomeadamente as ciências sociais e da natureza, biologia, física, história, geografia.

Este projecto destina-se as crianças em idade pré-escolar.
Objectivos Gerais:


  • Sensibilizar as crianças para a preservação do ambiente;

  • Dar a conhecer às crianças em que consiste a reciclagem;

  • Motivar as crianças para a reciclagem;


Actividade:

História de ler e ouvir sobre o tema “ Reciclar é Proteger o Planeta”;


Objectivos:

Construção e alargamento de vocabulário referente a reciclagem;

Fomentar a Aquisição de Conhecimentos;

Elucidar as crianças para a reciclagem.


Estratégias:

Promover nas crianças a utilização de termos relacionados com a reciclagem;

Exploração do carácter lúdico.
Actividades:

Jogos interactivos: Correspondência e Jogo de pares.


Objectivos:

Desenvolver a motricidade fina;

Compreender e aceitar regras;

Construir noções básicas acerca do ecoponto.


Estratégias:

Promover a utilização e o interesse pelo computador;

Fomentar o interesse pelo cuidado com o ambiente;

Incentivar as crianças para a utilização dos ecopontos.


Avaliação

Com a realização deste projecto e com as actividades desenvolvidas, pretendemos que as crianças se sensibilizam sobre o tema da reciclagem, nomeadamente os ecopontos.

É necessário que as crianças compreendam a necessidade de separar materiais que se podem utilizar de novo, no sentido de melhorar a sua atitude em favor do meio ambiente.

Estas actividades vão proporcionar aprendizagens significativas, relacionadas com a sua experiência. É necessário que a criança através do seu desempenho, mostre interesse na realização das actividades, observando assim a forma como as crianças reagem perante as novas tecnologias.


Trabalho Realizado pelas alunas:
Carla Lopes n.º 142 e Lúcia Gomes n.º 150

Disciplina: Comunicação Educacional e Meios e Materiais de Ensino

Docente: Cristina Novo

Curso: Educação de Infância 3º Ano



Ano Lectivo 2004/2005


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal