Plano de Aulas (Animação Digital) 1ª Aula o meio dos audiovisuais: arte, ciência, tecnologia



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Encontro05.08.2016
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Plano de Aulas (Animação Digital)
1ª Aula
O meio dos audiovisuais: arte, ciência, tecnologia.


  • Breve introdução histórica aos meios audiovisuais, conducente às tecnologias de composição e animação em suporte digital.

  • Softwares, feiras, certames, festivais, e os diferentes âmbitos do mercado.

  • Formatos de imagem:

- Formatos de importação – implicações.

Características do bitmap e do vectorial

RGB + Alpha

- Formatos de Output

QTs

AVIs


Sequências de imagens

Codecs
2ª Aula


A linguagem audiovisual e os novos paradigmas da imagem contemporânea.


  • Introdução à animação, grafismo, composição e manipulação da imagem em suporte digital – Casos de estudo: visualização de filmes.

- Considerações várias sobre os modos de percepção da imagem (e da imagem em movimento), dos processos e métodos de edição; da estrutura da narrativa fílmica e as questões da linguagem audiovisual.
3ª Aula
Introdução à aplicação de trabalho.


  • O Desktop e as diferentes áreas de trabalho – Navegação na G.U.I. do Combustion.

  • Extracção de um canal Alpha com uma ferramenta auxiliar – o Photoshop.

  • Preparação das imagens para uso numa composição (breves considerações sobre manipulação das imagens estáticas).


4ª Aula
Primeiros princípios de animação: conceitos e procedimentos.


  • O processo de animação por keyframing.

  • A timeline – Evolução e transformação no espaço e no tempo.

  • O Overview e o Graph – particularidades e metodologias na prática da animação digital.

  • Processamento e finalização de um projecto para um formato de visualização (Render), e processamento para visualização pela Ram.

-Exercícios aplicados.
5ª Aula
A “expressão”: pedra angular no processo de animação.


  • A animação por keyframing (continuação).

  • Interpolações: linear, bezier, hermite, cúbica, constante – especificidades.

  • Operadores e expressões matemáticas atribuíveis às curvas de animação.

-Exercícios aplicados.
6ª Aula
Desenvolvimento, aprofundamento e consolidação do processo de animação.


-Exercícios aplicados.

7ª Aula
A profundidade da imagem: composições tridimensionais.


  • Os Composite Controls

  • Manipulação do layer no espaço tridimensional.

  • Composição e animação de sistemas tridimensionais (preparação de uma composição envolvendo ambiência através de cálculos de superfície).

- Exercícios aplicados.
8ª Aula
Os efeitos: alterações na imagem por aplicação e geração algorítmica.
Operadores

  • Os diferentes efeitos e tipos de alteração e transformação sobre o bitmap.

- Exercícios aplicados.

9ª Aula
Máscaras: da estruturação compositiva ao simulacro da [des]construção.
Operadores – Algumas técnicas mais usadas em composição e efeitos de imagem:

  • Máscaras

- Exercícios aplicados.

Discussão de descritivos, storyboards, e conceitos gráficos para o trabalho final.


10ª Aula
Segmentação e objectividade no processo de intervenção na imagem.

Sobreposição e ampliação na criação de efeitos visuais.

Integração da imagem vs variação e modificação dos conteúdos cromáticos.
Operadores (continuação)

  • Selecções (particularidades e múltiplas possibilidades na interacção entre diferentes operadores)

  • Correcção de Cor

- Exercícios aplicados.
11ª Aula
Variações temporais (sobre imagem real e/ou sobre a composição).

Integração de composições bi ou tridimensionais em contextos de imagem real.


  • Timewarp (variações de velocidade sobre sequências de imagem real)

  • Motion Tracker (análise, captação e extracção de movimento a partir de imagem real)

- Exercícios aplicados.

Discussão de descritivos, storyboards, e conceitos gráficos para o trabalho final.



12ª Aula
Simulação de profundidade de campo numa dada composição.

Animação e efeitos de tipografia.


  • Depth of field e G-Buffer extract (variações sobre a profundidade de campo de uma composição).

  • Texto – Animação e efeitos de tipografia.

- Exercícios aplicados.


13ª Aula
Simulação de fenómenos visuais indistintos

  • Partículas

- Exercícios aplicados.

Discussão de descritivos, storyboards, e conceitos gráficos para o trabalho final.


14ª à 17ª Aula
Aulas práticas de desenvolvimento do projecto.


  • Aulas práticas de desenvolvimento para execução do projecto final.


18ª Aula


19ª Aula

  • Últimos acertos e finalização do projecto final.



20ª Aula

  • Entrega e visualização do projecto final.






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