Plano de intenções para a tese de doutoramento



Baixar 16.64 Kb.
Encontro19.07.2016
Tamanho16.64 Kb.


Plano de intenções para a tese de doutoramento

Nome


Tema/título provisório

Domínio científico:



  • Doutoramento em…

  • Especialidade em…

Área de conhecimento (dentro das apontadas pelos orientadores disponíveis)


Número total de páginas: 10

Tipo de letra: Times New Roman

Tamanho: 12

Espaçamento: duplo


Documento fornecido pela Secretaria de Doutoramentos da UFP

Última actualização em 18 jul. 16

Resumo

Esta secção apresenta um resumo do trabalho, contendo pelo menos uma breve descrição da problemática abordada, e da metodologia preconizada.

Quem ler esta secção deve obrigatoriamente obter toda a informação relevante sobre o trabalho, sem necessitar de conhecimento prévio sobre o tema que o trabalho vai desenvolver. É de salientar que esta secção é um resumo do trabalho a desenvolver, e não do tema a que o trabalho diz respeito. Utilizar no máximo esta página.
Índice


Introdução 2

Justificação da escolha 2

Objectivos 2

O problema 2

Revisão bibliográfica 2

Contribuição da pesquisa 2

Restrições 2

Metodologia 3

Estrutura da Tese 3

Cronograma 3

Bibliografia 3



Introdução


Introdução, em linguagem simples, do problema ou questão relevante a ser tratados. Em cinco ou dez linhas deve-se descrever o estado actual do conhecimento, mostrando as tendências, lacunas, escolas de pensamento ou aproximações de maior relevo.

Justificação da escolha


Mostra das razões da escolha do problema abordado, incidindo sobre a sua importância, e sobre as possíveis contribuições do trabalho proposto.

Objectivos


Apresentação dos objectivos do trabalho a ser efectuado. Deve ser dada particular atenção à justificação da metodologia utilizada e do porquê da sua utilização.

O problema


Descrição detalhada do problema a ser abordado, tendo o cuidado de referir casos semelhantes que tenham sido estudados.

Revisão bibliográfica


Exposição da pesquisa bibliográfica efectuada que serve para suportar as afirmações do autor no que diz respeito à relevância do tema, e às hipóteses iniciais que foram colocadas. É uma revisão preliminar do tema, em cerca de duas páginas, mas deve mostrar que o autor conhece as fontes principais e está familiarizado com o tema.

Só são admissíveis fontes de informação científicas, isto é, cuja publicação obedeceu a critérios de objectividade e de avaliação por outros membros da comunidade científica. Documentos técnicos e manuais podem ser citados se se tratar de normas ou especificações aceites.



Se for feita uma revisão bibliográfica sobre vários sub-temas, estes podem ser objecto de sub-secções separadas.

Contribuição da pesquisa


Descrição dos aspectos que o autor seleccionou como mais importantes, baseado na sua pesquisa e revisão bibliográfica. Especificamente, pode enumerar as contribuições esperadas do trabalho proposto para o corpo de conhecimento, ao nível teórico, metodológico, prático, conceptual ou outro.

Restrições


Identificação das restrições importantes. Estas devem estar relacionadas com características inerentes ao problema a ser tratado e deve ser explicado o impacte esperado nos resultados. Restrições de ordem temporal são inerentes ao desenrolar do trabalho em si e não necessitam de ser identificadas.

Metodologia


Apresentação, justificação e descrição breve (de meia a uma página) da metodologia a ser utilizada neste trabalho. Deve ser dada especial atenção a esta secção, uma vez que dela depende a validade científica do trabalho a ser desenvolvido. Espera-se que o autor demonstre conhecimento sobre as opções metodológicas disponíveis e que justifique a sua escolha.

Estrutura da Tese


Estrutura indicativa do documento final, contendo uma linha ou duas por cada capítulo.

Cronograma


Proposta de um cronograma do trabalho a ser desenvolvido, identificando as actividades principais, a sua duração, e as suas dependências.

Bibliografia


A bibliografia deve seguir o disposto no Manual de Estilo da Universidade Fernando Pessoa (http://www.ufp.pt/images/stories/Aurea/Manual%20Estilo%20Elabora%C3%A7%C3%A3o%20trabalhos%20cient%C3%ADficos.pdf).


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal