Português Nome: Ano/Turma: 1 a narrativa



Baixar 10.96 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho10.96 Kb.



Português

Nome:_____________________________________________ Ano/Turma: _____


1
A Narrativa (o texto narrativo):




  • Autor

  • Narrador




  • Narrativa - é um texto que conta uma história.

  • Autor – é a pessoa que escreve a obra.


José

Ouve, amigo, a história que te vou contar. Não é uma história triste nem alegre sequer. Nem é uma história de paz nem é uma história de guerra. É a história de um rapaz. O José.

Eu conheci José era ele um menino marinheiro, assim com uma blusa à marinheiro muito azul. Um menino que brincava com barcos de papel.

Se ele tinha os olhos azuis? Não. Nem verdes. Os seus olhos eram castanhos como as cascas dos troncos sem musgos, ora muito sérios, ora muito risonhos, nem eu o sei explicar.

E o José tinha crescido. E a blusa à marinheira desbotara um pouco enquanto ele, ao sol, via deslizar os barcos de papel no charquito do quintal.

Eram pequeninos aqueles barcos, mas José julgava chegar com eles as terras mais distantes, parecia-lhe que ficava molhado dos temporais e que a sua tripulação era feita de cem meninos de olhos azuis, verdes e de cor de casca de árvore como os seus. E com eles tão longe navegava!


Matilde Rosa Araújo , História de um Rapaz


  • A autora deste texto é­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________________________ e a obra tem por título ____________________________________________________________________.




  • O autor é, portanto, aquele que cria a ____________ e ao criá-la/inventá-la, cria também, entre outras coisas, o narrador que é aquela entidade imaginária que ______________ a história.

Por vezes, como é o caso deste texto, nota-se bem a presença do narrador.

Eis algumas marcas dessa presença:

“…vou contar.”

Eu conheci José…”


  • Narrador:

O narrador é criado pelo autor para contar a história.


  • O narrador pode ser:

Participante ou presente – como um dos protagonistas. Utiliza sobretudo o pronome pessoal da primeira pessoa (eu, nós). DENTRO DA HISTÓRIA.

Não participante ou ausente – como um observador. Utiliza sobretudo o pronome

Pessoal da 3ª pessoa (ele, eles). FORA DA HISTÓRIA.



A professora: Dora Martins


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal