Prazo: Bimestral (Brigada 2)



Baixar 14.57 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho14.57 Kb.
PLENÁRIA GT DE SAÚDE
Formação Política

Fomentar o debate de saúde dentro da entidade (Diálogos Periódicos)

Prazo: Bimestral (Brigada 2)
A Coordenação de Saúde deverá confeccionar material com a finalidade de problematizar o contexto da saúde atual, servindo este de base para os CA´s e DA´s. Os DA´s deverão realizar repasses das discussões. (BRIGADA 4)
As Coordenações Loco-regionais deverão capilarizar o debate para as Universidades públicas e particulares de sua região;

Responsável: Loco


Produção de Material sobre a ENEEnf (CONSENSO)
1 - Produção de uma coletânea de textos sobre Controle Social e Fundações Estatais – Prazo: Março (Brigada 2) APROVADA!
2 - A Coordenação de Saúde deverá produzir uma cartilha para os DA’s e CA’s sobre a nossa leitura sobre a saúde, formação em saúde, SUS e o controle social instituído, contendo análises sobre: história da Reforma Sanitária; conjuntura da saúde atual; posicionamento da executiva ao longo da história atrelada à análise da conjuntura de cada posicionamento, produções relacionadas (cartas, moções, etc.) e últimas deliberações da ENEEnf, para o final de maio ou o início de junho. (Brigada 6) APROVADA!
1 - A produção da cartilha pela coordenação de saúde da ENEEnf sobre analise de conjuntura que deve conter um chamativo/estimulo para que os CA/DA’s participem ENQUANTO OUVINTES dos Conselhos Municipais locais com o objetivo de adquirir informações que antecipem a luta da saúde; (BRIGADA 5) SUPRESSÃO
2 - A produção da cartilha pela coordenação de saúde da ENEEnf sobre analise de conjuntura que deve conter um chamativo/estimulo para que os CA/DA’s participem dos Conselhos Municipais locais com o objetivo de adquirir informações que antecipem a luta da saúde; (BRIGADA 5)

Articulações


Articular com Movimentos Sociais e Executivas e Sindicatos/Saúde (ABEn, FNE entre outros) em relação a pauta de saúde: Regulamentação do Trabalho, Fundações de Direito Privado/Estatais de Direito Privado, Regulamentação do Trabalhos e Controle Social – Responsável: Direção Nacional da ENEEnf / Prazo: 2008.
PROPOSTA:


  • Construir uma carta convocando uma reunião no próximo FENEX, para articular a pauta de fundações estatais e controle social, com vistas a construir o calendário de ações coletivamente para 2008.

  • Responsável: Direção Nacional Eneenf / Prazo: Fevereiro




  • Que ocorra a construção de uma pauta de saúde para o próximo FENEX/RJ

O acompanhamento das discussões com os movimentos sociais que tem representação no conselho nacional de saúde pode ser feito através de seminários com esses movimentos sociais para que sejam discutidos os campos de articulação de saúde; SUPRESSÃO


A Coordenação de Saúde irá listar os movimentos sociais que compõe o conselho nacional de saúde para que todas as coordenações da executiva saibam quais são os contatos e assim possam construir. E essa estratégia poderia ser realizada também a nível local. SUPRESSÃO


  • Propor a construção de um Seminário Nacional sobre “Formação e Trabalho em Saúde” para o segundo semestre de 2008 (após o ENEEn Curitiba), sob responsabilidade da Coordenação Nacional da Eneenf.




    • Objetivo: articular os movimentos (Executivas de saúde, movimentos sociais de saúde ou que debatam saúde e sindicatos de saúde) em torno de pautas específicas relacionadas à saúde, formação e trabalho (Fundações estatais, regulamentação do trabalho, formação profissional em saúde, organização, etc) visando a construção de um campo articulado na saúde.

Construir uma reunião dia 10/02/2008 (domingo), 15 horas (horário de verão) e 14 horas horário normal (Nordeste), para discutir os parceiros táticos de construção do Seminário, de acordo com o setor de lutas onde eles se encontram. Entrando em contato para reunião no próximo CONEEEnf.




  • Reunião no CONEEEnf Campinas-SP com os parceiros táticos definidos para apresentação das propostas de luta no campo da saúde, definidas pela ENEEnf para 2008, com a seguinte pauta:

    • Discussão sobre o Seminário Nacional sobre “Formação e Trabalho em Saúde”;

    • Discussão sobre o Seminário sobre FEDP.

    • Dia Nacional de Lutas pela Saúde (ou Dia Nacional de Lutas contra as Reformas Neoliberais na Saúde). Provável para pós ENEEn.




  • Organizar com os movimentos sindical, social e estudantil (e parceiros definidos) um Forum Nacional sobre Fundações Estatais de Direito Privado, e que previsse a construção de um calendário de lutas). para o primeiro semestre (antes do Nacional).




  • Dia Nacional de Lutas pela Saúde (ou Dia Nacional de Lutas contra as Reformas Neoliberais na Saúde), a ser construído pelo ME Saúde, movimentos sociais, sindicatos, propondo articulação com a Frente de Lutas contra as Reformas Neoliberais, previsto para após o ENEEn Curitiba.

Intervenções


2.a) Pautar a discussão de saúde na recepção de calouros e semana de enfermagem (Brigada 1)
Construção do Espaço com Movimentos Sociais E Executivas de Saúde – Responsável: Direção Nacional e prazo: 2008 SUPRESSÃO
Reformulação do Panfleto (UFS) na Plenária Final durante a plenária do III CBEEn. Que contemple também as Universidades Privadas.
ENCAMINHADAS AS COORDENAÇÕES:

A realização de grupos de discussão, semana de enfermagem, semana de calouros integrada (...) conscientização para luta social foi vislumbrada como estratégia para o incentivo na recepção de calouros nas Universidades privadas e que fosse utilizada a cartilha confeccionada pela coordenação de saúde que contém analise de conjuntura da executiva;


A Coordenação de Educação Popular e Extensão irá elaborar um Projeto Modelo de um curso de extensão sobre a temática nos CA´s de Enfermagem, devendo o mesmo ser divulgado através da lista de e-mail;
Acompanhar as discussões dos Conselhos Municipais/Estaduais, com a finalidade de conhecer as reivindicações dos movimentos sociais
O fortalecimento da identidade da enfermagem como profissão de luta social deve ser através da articulação com os movimentos sociais, outras executivas e com a base; que cada CA/DA que compõe a gestão da Executiva articulem com outros CA/DA de outros cursos para construção de fóruns locais de estudantes de saúde;
A Coordenação de Educação Popular e Extensão deverá incrementar o material que a ENEEnf já possui sobre extensão e estágios de vivência, para disponibilizar aos CA’ s e DA’s;
A Coordenação de Educação Popular e Extensão deve organizar, sistematizar e divulgar material sobre o JORNEXU e o EIV e outros estágios de vivência do país, para a lista de discussão geral da Executiva.
Rediscutir a construção do JORNEXU e do EIV pela ENEEnf;
As locos devem organizar espaços de discussão com os DA’s e CA’s inseridos, sobre controle social, de modo a ampliar o debate acumulado pela gestão da Executiva.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal