PRÉdica ascensão de nosso senhor branco Atos 1-11



Baixar 14.46 Kb.
Encontro01.08.2016
Tamanho14.46 Kb.
PRÉDICA

ASCENSÃO DE NOSSO SENHOR

Branco

Atos 1.1-11      

A GRAÇA DO SENHOR JESUS CRISTO, O AMOR DE DEUS O PAI E A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO SEJAM COM TODOS VOCÊS. Amém.

Através do texto bíblico de hoje (Leremos a Seguir), somos convidados a olhar para a HISTÓRIA, olhar para o PASSADO, e trazer as memórias do passado para iluminar a nossa vida comunitária no PRESENTE. - É muito importante CONHECER a história e APRENDER das coisas que passaram! - Acho que todos nós gostamos de lembrar das coisas que já passaram: É gostoso a gente lembrar de como as coisas eram antigamente; lembrar das coisas que nossos avós faziam... de como eles viviam...

E cada um de nós tem uma história por trás! A gente tem MEMÓRIAS, e muito importante é, que as memórias do passado nos dão uma IDENTIDADE. Nós passamos a nos conhecer melhor quando conhecemos a nossa história. Todas as coisas boas que temos para lembrar (ANIVERSÁRIOS / FESTAS / INAUGURAÇÕES / BATISMOS / CONFIRMAÇÕES / CASAMENTOS...) fazem parte da nossa memória, mas também os fatos desagradáveis (DIFICULDADES / DOENÇAS / CATÁSTROFES / DESPEDIDAS / FALECIMENTOS) – tudo isso nos ajuda a viver o presente com mais sobriedade, com os pés no chão. - Das experiências do passado retiramos EXEMPLOS: Exemplos para não errar novamente, e exemplos que nos FORTALECEM e ANIMAM a continuarmos fazendo história.

No entanto, muitas vezes nós temos MEMÓRIA CURTA! Muitas vezes a gente já não se lembra mais de fatos que acontecerem no passado, e por isso acabamos REPETINDO ERROS! - E nossos filhos?!... Se nós não lembrarmos de nossa história, como é que eles vão saber? – Por isso nós precisamos refrescar nossa memória e manter sempre VIVA a nossa história.

É exatamente isso que LUCAS diz também para a sua comunidade em Atos 1.1-11. Lucas escreve para uma comunidade que tinha memória curta. Já haviam passado mais ou menos uns 50 anos desde a ascensão de Jesus... A própria cidade de Jerusalém já havia sido destruída... E a comunidade cristã vivia entre tantas outras religiões e filosofias, num mundo tão cheio de MISTICISMO, que já haviam esquecido da concreticidade de Jesus Cristo. A comunidade tinha uma visão tão MÍSTICA de Jesus Cristo, que já tinha se esquecido de viver concretamente a presença real de Cristo. - Para dentro desta realidade mística, Lucas relembra a HISTÓRIA, apontando para as coisas que Jesus falou 50 anos antes. Desta memória histórica de Lucas nós vamos ler agora Atos 1.1-11 (Ler o Texto).

Neste texto, Lucas mostra que a sua comunidade havia esquecido que Jesus Cristo vive concretamente entre nós! Eles ficavam olhando para o céu, esperando a vinda do Reino de Deus, de braços cruzados! Como se o Reino viesse de algum outro lugar geográfico! - Eles não haviam entendido a mensagem de Cristo.

Por isso Lucas é obrigado a lembrar que Jesus ressuscitou VERDADEIRAMENTE / INTEGRALMENTE, em carne e osso. Ele COMEU conosco e ficou nos ensinando ainda por 40 dias antes de ser glorificado(!) – disse Lucas.

Nos vs. 6 e 7 do texto, Lucas lembra ainda o seguinte: Nós estávamos preocupados com a plenitude do Reino de Deus(!), e Jesus então nos falou que NÃO NOS COMPETE SABER TEMPOS OU DATAS que estão sob a autoridade de Deus.

E mais: Quando Jesus foi glorificado diante de nossos olhos, ficamos olhando para cima... Aí vieram dois homens e perguntaram "por que vocês estão aí olhando para cima?!"

 A intenção de Lucas neste texto, é lembrar a comunidade que JESUS ESTÁ CONOSCO / ele não está num outro lugar distante, mas vive e Reina entre nós concretamente.

Cara comunidade, diante deste texto bíblico que rememora os últimos momentos do Jesus histórico entre nós, somos confrontados com as seguintes perguntas: O que nós entendemos por "céu" ?! Onde é este céu para o qual Jesus foi elevado?! Onde está Jesus? Das respostas a essas perguntas DEPENDE a nossa compreensão de Reino de Deus, e também, a nossa compreensão de Santa Ceia.

Caros irmãos e irmãs: Na compreensão CATÓLICA e CALVINISTA, o termo "céu" significa um lugar místico. Católicos e calvinistas acham que "céu" é um local geográfico, DISTANTE, nas alturas, onde Jesus fica sentado observando o mundo. Na compreensão de Lutero, o céu não é um lugar geográfico, mas céu é onde Cristo se encontra e onde a sua Palavra é pregada e vivenciada! Em outras palavras: "Céu" é aqui! Ainda não em sua plenitude, mas já começou aqui! PORQUE É AQUI QUE CRISTO ESTÁ! Martim Lutero afirma que na ascensão Jesus não se ausentou do mundo, mas ele está presente em TODOS OS LUGARES ONDE A SUA PALAVRA É VIVIDA E ONDE A SANTA CEIA É CELEBRADA. Portanto, ASCENSÃO não significa AUSÊNCIA de Cristo, mas sim GLORIFICAÇÃO, e presença em todos os lugares. - Cabe lembrarmos da promessa de Jesus, quando ele mesmo disse: "Onde dois ou três..."

Lembro aqui de uma pequena fábula ilustrativa sobre a diferença entre "céu" e "inferno": Lugar com fartura e garfos grandes. Inferno: cada um por sí. Céu: um ajuda o outro. - Ou seja: Céu acontece a cada vez que o AMOR é exercitado concretamente. E ISSO NÃO É EM OUTRO LUGAR, A NÃO SER AQUI, ONDE CRISTO ESTÁ PRESENTE.

Talvez alguns estejam se perguntado: Mas como então podemos falar da VOLTA DE CRISTO se ele nem está ausente? Como pode acontecer a VOLTA de Cristo se Ele está entre nós? - Sim, justamente pela certeza de sua presença é que nós podemos falar de sua VOLTA!

     -A volta de Jesus acontece a cada vez que nós concretizamos SINAIS do Reino de Deus!

     -A volta de Cristo acontece a cada vez que celebramos a comunhão plena com Ele na Santa Ceia;

     -A volta de Cristo acontece através dos gestos de solidariedade, da manifestação em favor da PAZ e da JUSTIÇA...

     -E principalmente: A volta de Cristo acontece a cada vez que a comunidade concretiza a vontade de Jesus, LEVANDO VIDA EM ABUNDÂNCIA a quem não tem. Anunciando com gestos concretos que o Reino de Deus já começou.



No v.8 do texto, Jesus diz: "...e sereis minhas testemunhas...". Jesus ordena que sejamos suas testemunhas / que anunciemos a sua presença no mundo.

Por isso rogo ao Espírito Santo, que ele constantemente nos RELEMBRE que "ASCENSÃO" significa que Cristo está conosco e nos dá forças para enfrentar os perigos da vida, na certeza de que seu Reino já começou. Amém.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal