Prefeitura municipal de campo grande estado de mato grosso do sul



Baixar 16.99 Kb.
Encontro05.08.2016
Tamanho16.99 Kb.


PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO GRANDE

ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS

DIVISÃO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL-DITEC

AVA NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM E AVALIAÇÃO

PROPOSTA DE TRABALHO

1 – Identificação

Nome da escola: Dr. Eduardo Olímpio Machado

PCTE: Cristiane Lahdo

Turma: 3º B

Turno: matutino

Nº de alunos envolvidos: 37


2-Título: “Jornal Virtual”
3- Problemática:

O resultado da pesquisa sobre indicadores da qualidade da educação da Escola Dr. Eduardo Olímpio Machado, demonstrou a importância de melhorar o trabalho com a oralidade para que os alunos produzam melhores textos. Nesse sentido, baseado na pesquisa percebe-se que os alunos têm dificuldades em organizar um texto oralmente, posteriormente não escrevem bons textos e têm dificuldades na leitura.



4-Justificativa:
O jornal é material riquíssimo e enriquecedor, porque é texto, palavra, comunicação, fato diário, vida! Trazer o jornal para a sala de aula é trazer a realidade para as aulas e permitir que os alunos tomem ciência dos fatos, falem sobre eles, opinem e até desejem criar uma nova realidade para o mundo em que vivem.

O costume da leitura de jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento dos alunos, principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário e compreensão de textos, melhora a qualidade das intervenções verbais, alarga as informações do educando sobre o mundo e também sobre a comunidade onde vive.

Pretendemos usar a informática na educação de forma inovadora, ativa e colaborativa para pensar, falar, ler e escrever melhor. Nessa perspectiva, temos como objetivos:

- Conviver e contribuir numa equipe de alunos em sala de aula, assumindo responsabilidades;

- Desenvolver habilidades de comunicação cooperativa;

- Vivenciar a autoria dentro da escola e fora dela.

Ao proporcionar a prática desses objetivos acima, possibilitamos a vivência dos quatro princípios, criados pela Unesco, os quais definem estratégias de promover a educação como desenvolvimento humano, a saber:


  • Aprender a Ser

  • Aprender a Conviver

  • Aprender a Fazer

  • Aprender a Conhecer e aprender a pensar pelo seguinte princípio: Somos cidadãos do mundo, a nossa condição é planetária, tudo está conectado. Cada um de nós se relaciona consigo mesmo, com os outros e com o ambiente e é preciso cuidar de todos eles.

Esses quatro princípios foram definidos no relatório para a Unesco, da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. O sociólogo, filósofo e pesquisador Edgar Morin, nascido na França, em 1921 e um dos maiores expoentes da cultura francesa no século XX - também nos ajuda a pensar como deve ser feita a educação daqui pra frente. Em 1999, a Unesco solicitou a ele a sistematização de um conjunto de reflexões que servissem como ponto de partida para se repensar a educação do século XXI.

5-Conteúdo Curricular:
- Oralidade;

- Enriquecimento do vocabulário;

- Interpretação de textos;

- Produção de textos;

- Gêneros Textuais (poesia, textos publicitários e outros).
6-Tempo estimado (Quantidade de aulas): 15 aulas
7-Recursos necessários: Máquina Fotográfica e Internet (site: www.jornalexpress.com.br)
8-Desenvolvimento (Descreva detalhadamente as etapas das atividades):
Primeiramente, explorarei com os alunos as características de uma manchete de jornal. Os alunos precisam saber, por exemplo, que a manchete resume um fato e vem sempre com o verbo no presente.

Pedirei aos alunos que fiquem atentos com algum fato que aconteceu em casa ou na escola. Ele deverá ser transformado em uma manchete. Após deveram contar aos colegas o que viram e fazer uma manchete com ilustração. Este trabalho poderá ser feito em duplas para haver trocas no momento da escrita.

As manchetes com as ilustrações deverão ficar expostas no mural da sala para que todos tenham acesso.

Deverão fotografar e construir pequenos textos para construir uma reportagem.

Planejo montar um jornal virtual com a turma para veicular as notícias da escola, recados, receitas, avisos importantes, poesias, num meio de comunicação criado pelos alunos, cujo nome pode ser resultado de uma discussão ou votação em classe. Onde eles irão fotografar cenas diárias para o jornal da escola, escreverão poesias que todos irão ler. Nesse sentido, terão um espaço para dizer o que pensam ou criticar algo que não vai tão bem! É uma idéia que pode gerar muitas atividades prazerosas e com as quais se aprenderá muito. Como a escola é grande e dispõe de poucos recursos para veicular o jornalzinho da turma, ou seja, fazer a tiragem e distribuir entre os alunos, a idéia é fazer um jornal virtualmente. Todo o trabalho será desenvolvido pelos alunos, como para o jornal impresso, a única diferença é a economia, pois será publicado virtualmente com o título do jornal confeccionado pela turma e as manchetes principais, fotografias, seções, índices organizados neste espaço virtual. Também será organizada uma dramatização em sala de aula, ou seja, uma dramatização jornalística onde os alunos preparam o cenário como se fossem filmar um jornal de TV, elegerá os apresentadores, que devem ensaiar os gestos, o texto, a voz. Em seguida, é preciso separar uma notícia (na biblioteca da escola tem jornais disponíveis para os alunos), e algumas aulas para a preparação dos textos jornalísticos que irão ao ar, assim como os textos de propaganda. Todas as apresentações serão filmadas e publicadas no jornal virtual.


9-Avaliação:
Em cada etapa do processo de criação do jornal, o aluno será avaliado e lhe atribuído uma nota de 0 a 10,00 de acordo com sua participação e aprendizagem.
10-Referências:
http://www.aprendario.com.br/atividades_jv.asp
http://jornalantoniopaschoal.blogspot.com/2007/12/projeto-jornal-virtual.html

11- Análise didática. (Será realizada após a execução da proposta)


Após a execução do projeto, será divulgado o site do Jornal Virtual aos pais dos alunos do 3º ano B e à todos da escola.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal