Prefeitura municipal de porto alegre



Baixar 70.1 Kb.
Encontro25.07.2016
Tamanho70.1 Kb.
PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

PREFEITO


José Alberto Reus Fortunati

(Flores da Cunha, RS, 24/10/1955)

José Fortunati reassume como prefeito de Porto Alegre após vencer as eleições municipais em primeiro turno com 65,22% dos votos válidos (517.969 votos). É formado em Administração Pública e de Empresas e em Direito. Reside em Porto Alegre desde 1974, quando ingressou na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Militou ativamente nos movimentos estudantil e sindical, sendo presidente do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e da Central Única dos Trabalhadores no Estado. Em 1987, assumiu como Deputado Estadual Constituinte. Deputado Federal por dois mandatos e, em 1997, foi eleito vice-prefeito de Porto Alegre, atuando também como Secretário de Governo do Município. Em 2000, foi o vereador com a maior votação da história da Capital, com quase 40 mil votos. Em 2002, ingressou no Partido Democrático Trabalhista (PDT). Foi ainda presidente da Câmara de Vereadores, secretário estadual da Educação e secretário municipal do Planejamento. Em 2008, novamente eleito como vice-prefeito, assumiu a Secretaria Extraordinária da Copa de 2014. Em 2010, com a renúncia do então prefeito José Fogaça, assumiu a prefeitura de Porto Alegre. Neste período a cidade recebeu importantes distinções como o Prêmio de Prefeito Amigo da Criança, pelas políticas públicas voltadas para a infância; o Conceito A em gestão fiscal, segundo a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan); o destaque como referência em Transparência na administração pública, pelo Tribunal de Contas do Estado e Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), e o título de Cidade Inteligente pela IBM.

 

VICE-PREFEITO



Sebastião Melo

(Piracanjuba, Goiás, 24/07/1959)

A atuação política faz parte da vida de Sebastião Melo desde os 19 anos, quando mudou-se de Goiás para o Rio Grande do Sul. Em Porto Alegre, filiou-se ao então MDB. Formado em Direito, foi presidente do Centro Acadêmico Visconde de São Leopoldo / Unisinos. Mais tarde, conselheiro da OAB/RS. Vereador eleito por três vezes, presidiu a Câmara Municipal em 2008 e 2009. O trabalho de modernização alçou a Câmara como primeiro legislativo do país a assinar o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP). Como legislador, destacou-se na defesa de causas coletivas. É autor da lei da retirada das carroças das ruas e qualificação dos trabalhadores para outras atividades. Preside o Diretório Metropolitano do PMDB e presidiu o Diretório Regional. Preside na Câmara de Vereadores a Comissão Especial de Revisão do Código de Posturas, que data de 1975. Também esteve à frente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente.

 

SECRETARIAS



ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL - SMACIS

Raul Cohen

(Porto Alegre, RS, 01/11/1950)

Raul Fernando Cohen é vice-presidente da ONG Brasil Sem Grades, organização que tem como missão despertar a consciência da população brasileira através do desenvolvimento social e de ações voltadas para o combate às causas da criminalidade. Formado em Direito e Administração de Empresas, é vice-presidente da Federasul, empresário e consultor da área de eventos. Foi diretor da Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) e membro do Conselho Diretor da Confederação Latino Americana de Empresas de Eventos (Cocal). Fundador e Vice-Presidente do Conselho Curador da Fundação Porto Alegre Congressos e Eventos Porto Alegre Convention & Visitors Bureau. É Coordenador da Divisão Temática de Segurança Pública da Agenda 2020, movimento que organiza propostas de interesse da sociedade gaúcha.

  

ADMINISTRAÇÃO - SMA



Elói Guimarães

(Santo Antônio da Patrulha, RS, 17/05/1942)

O advogado Elói Guimarães tem uma longa relação com a cidade de Porto Alegre. Ele exerce seu oitavo mandato consecutivo de vereador. É procurador do Município, foi secretário dos Transportes e, em 2005, presidiu a Câmara de Vereadores. No Estado, exerceu o cargo de Secretário de Administração e Recursos Humanos. Trabalhista, na juventude participou do PTB histórico e, após 1964, militou no MDB, tendo obtido o seu primeiro mandato de vereador naquela sigla. Com a extinção do bipartidarismo (MDB/Arena) ajudou a fundar o PDT. Desde 1999 está no PTB, do qual foi presidente estadual. Atualmente, preside o Diretório Metropolitano do partido e é primeiro suplente do senador Pedro Simon.

 

CENTRO INTEGRADO DE COMANDO – CEIC



Airton Carlos da Costa

(Vacaria, RS, 31/10/1955)

O planejamento estratégico e o monitoramento de projetos são as especialidades do coronel Airton Carlos da Costa, oficial da reserva da Brigada Militar, instituição da qual foi comandante-geral entre 2004 e 2006. Na Alemanha, especializou-se em gerenciamento de situações de alto risco.  Repassou os conhecimentos adquiridos às polícias civis e militares do Brasil, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). É formado em Administração de Empresas e pós-graduado em Recursos Humanos (ambos cursos pela PUCRS). Atua na prefeitura desde 2007. Em 2010, assumiu como coordenador-adjunto do Gabinete de Planejamento Estratégico, onde colaborou com a consolidação do novo modelo de gestão da prefeitura, aprofundando a cultura de indicadores e metas no setor público. Desde outubro de 2012 coordena o novo Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre - Ceic.

 

COMUNICAÇÃO SOCIAL - GCS



Giuliano Santos Thaddeu

(Porto Alegre, RS - 03/12/1980)

Com 32 anos, é o mais jovem secretário do governo municipal. É Jornalista e publicitário, tendo se graduado pela Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Trabalha na área há 14 anos, sendo dez deles ao lado do prefeito José Fortunati. Coordenou a comunicação da Secretaria Estadual da Educação, do Gabinete do Prefeito e da Secretaria Extraordinária da Copa de 2014, no momento em que a cidade preparava sua candidatura ao evento. Também esteve à frente da área de comunicação da Secretaria Municipal de Planejamento. Desde novembro de 2011, ocupa o cargo de secretário municipal de Comunicação da prefeitura de Porto Alegre, onde implementou projetos como o Nossa Porto Alegre e Porto Alegre Eu Curto. Eu Cuido.

 

COPA 2014 - SECOPA • ESPORTES - SME



João Bosco Vaz

(Bagé, RS, 16/07/1955)

A vida pública de João Bosco Vaz é dedicada ao Esporte. Vereador por quatro legislaturas, tendo sido reeleito, em 2012, criou a Lei de Incentivo ao Esporte, pioneira no país. Foi secretário municipal de Esportes, Recreação e Lazer de 2005 a 2010, quando criou os projetos Social Futebol Clube, que ensina futebol a 1,3 mil crianças carentes, Bonde da Cidadania, que promove atividades com 300 crianças em situação de rua, e Esporte dá Samba, escola de samba mirim com crianças de comunidades de baixa renda. Em 2011, assumiu a Secretaria Extraodinária da Copa 2014 com a missão de preparar a Capital para receber o Mundial. Bosco também realiza, desde 1991, a festa Encontro do Esporte, que homenageia craques e destaques do futebol nacional e internacional.

 

CULTURA - SMC



Roque Jacoby

(Tangará, SC, 10/01/1948)

Roque Jacoby iniciou sua trajetória profissional como balconista e tradutor da livraria e editora Herder, em 1968, em São Paulo. Em Porto Alegre, dirigiu a Editora Mercado Aberto Ltda. Por três gestões, presidiu a Câmara Rio-Grandense do Livro (1975 a 1993), tendo, na função de presidente, organizado a Feira do Livro de Porto Alegre. Integrou a diretoria da Câmara Brasileira do Livro (93/94;02/03) e presidiu o Conselho Estadual de Cultura (98/99), do qual ainda faz parte. Como secretário de Estado da Cultura (2003 a 2006) trabalhou pela manutenção das leis estaduais de incentivo à cultura e pela descentralização das ações na área. Atualmente, preside a Comissão das Comemorações dos 190 anos da Imigração Alemã no RS. É formado em Ciências Econômicas pela PUCRS (1976) e pós-graduado em Administração pela Unisinos.

 

DEFESA CIVIL - GADEC



Ernesto da Cruz Teixeira

(Porto Alegre, RS, 28/09/1946)

Com experiência na direção de órgãos públicos, o contador Ernesto da Cruz Teixeira exerceu o cargo de diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) desde 2005. Na sua gestão coordenou a implantação do Conduto Álvaro Chaves-Goethe. Teixeira iniciou sua trajetória como diretor-executivo na Ceasa, entre 1986 e 1991. Também exerceu o cargo de  diretor-presidente da Central de Abastecimento em dois períodos: de 1995 a 1999 e  de 2003 a 2004. Atuou ainda como coordenador de Abastecimento do Estado do Rio Grande do Sul e coordenador da Comissão de Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Presidiu a Associação Brasileira de Centrais de Abastecimento.

 

DESENVOLVIMENTO E ASSUNTOS ESPECIAIS - GADES



Edemar Tutikian

(Porto Alegre, RS, 9/11/1944)

Tutikian destaca-se pela capacidade de negociação, tendo atuado em processos importantes que resultaram em investimentos da GM, Dell, Estaleiro Rio Grande e Toyota no Rio Grande do Sul. É formado em Direito pela UFRGS. No governo federal, foi secretário adjunto da Secretaria Especial de Ação Comunitária e Superintendente da Legião Brasileira de Assistência (LBA). No Estado, foi secretário estadual do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais, coordenador da Casa Civil e secretário-executivo do Conselho Político. Durante oito anos, foi diretor de Desenvolvimento e Marketing da Caixa RS e coordenou o projeto de revitalização do Cais Mauá. Em março de 2011, foi nomeado coordenador do Gabinete de Assuntos Especiais da prefeitura de Porto Alegre.

 

DIREITOS HUMANOS - SMDH



Luciano Marcantônio

(Vacaria, RS, 16/04/73)

Formacão superior em Gestão Pública na Universidade de Caxias do Sul  - UCS . Diretor de Recursos Humanos  da Fundação de Proteção Especial  (Ex-Febem) no Governo Estado Do Rio Grande Do Sul  (Governo Rigotto -2005). Diretor Administrativo Financeiro Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Governo do Estado do Rio Grande do Sul (Governo Rigotto -2006).  Membro Fundador do Conselho Estadual em defesa dos direitos das pessoas com deficiências (Governo Rigotto -2006). Secretário Adjunto de  Coordenação Política e Governança Local  na Prefeitura Municipal de Porto Alegre (Governo Fortunati - 2010). Exerceu mandato de Vereador  como suplente no Período da  Legislatura  (2009 a  2012 ). Atuou como vereador fazendo parte da Comissão de Defesa do Consumidor e Direitos Humanos no período da Legislatura (2009 a  2012).

 

EDUCAÇÃO - SMED



Cleci Jurach

(Santa Rosa, RS, 25/12/1952)

Licenciada em Estudos Sociais e Geografia e pós-graduada em Gestão Escolar, começou a lecionar aos 17 anos. Em 1975, mudou-se para Porto Alegre e através de concurso público, torna-se professora das redes municipal e estadual, atuando na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Alcaraz Caldas, Colégio Estadual Pio XII e no Colégio Pastor Dohms. Com toda sua vida profissional dedicada à área da educação, exerceu cargos públicos na Comissão de Educação da Câmara Municipal de Porto Alegre e na supervisão da Secretaria de Governo Municipal de Porto Alegre. Foi Diretora Administrativa da Secretaria de Justiça e Segurança do RS e Diretora Adjunta de RH da Secretaria de Estado da Educação. Ocupou os cargos de Coordenadora Adjunta e Coordenadora da 1ª Coordenadoria Regional de Educação. Desde 2009 é secretária municipal de Educação.

 

FAZENDA - SMF



Roberto Bertoncini

(Florianópolis, SC,  03/09/1961)

É titular da secretaria municipal da Fazenda desde julho de 2011. Agente fiscal do Tesouro do estado foi cedido para a prefeitura de Porto Alegre. Na secretaria municipal da Fazenda atuou como secretário-adjunto e chefe de Gabinete. No Estado, trabalhou na Superintendência de Administração Financeira, na Secretaria-Geral de Governo, na Contadoria e Auditoria-Geral do Estado, e na Subchefia Parlamentar da Casa Civil . É bacharel em Direito pela PUC-RS e em Agronomia pela UFSC . Durante a sua gestão na Fazenda municipal, conduziu a implantação do Sistema Integrado de Administração Tributária (Siat) e da Nota Fiscal de Serviços Eletrônica em Porto Alegre, que está em andamento. Esteve à frente da instalação da Controladoria-Geral do Município e suas 10 seccionais.

 

GESTÃO - SMGES



Urbano Schmitt

(Nova Petrópolis, RS, 6/2/1956)

Responsável pela condução de importantes projetos de  Porto Alegre para a Copa de 2014 – como a duplicação das avenidas Tronco, Edvaldo Pereira Paiva e Voluntários da Pátria, implantação dos BRTs e construção do viaduto da Avenida Júlio de Castilhos –, Urbano Schmitt tem formação em Direito e em Ciências Contábeis, com especialização em cooperativismo. Secretário Municipal de Gestão e Acompanhamento Estratégico desde julho de 2011 e Especial dos Direitos dos Animais desde janeiro de 2012, foi titular de outras pastas municipais, como Fazenda e Secretaria Extraordinária da Copa de 2014. Na Assembleia Legislativa, foi superintendente administrativo-financeiro e chefe de gabinete da Presidência. No Estado, exerceu os cargos de secretário da Fazenda, diretor de crédito e vice-presidente do Banrisul e diretor da Contadoria e Auditoria Geral do Estado.

 

LICENCIAMENTO E REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - EGLRF



Ana Pellini

(Caxias do Sul, RS, 31/12/1954)

É formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul  (Ufrgs) em Ciências Contábeis e tem mestrado em Administração Pública com ênfase em Controladoria. É funcionária de carreira aposentada da Contadoria e Auditoria Geral da Fazenda Estadual.  Entre os cargos que ocupou estão: Secretária-Geral do Governo do Rio Grande do Sul, Diretora-presidente da  FEPAM; Secretária de Estado Adjunta e Diretora-Geral da Segurança Pública e Diretora-Geral do Tribunal de Justiça. No início de 2011, foi convidada para assumir o Gabinete de Articulação Institucional (GAI) com o objetivo de fazer a articulação dos vários órgãos da Prefeitura de Porto Alegre, garantindo agilidade dos investimentos, principalmente os relacionados às obras da Copa 2014. Também coordena o projeto Minha Calçada, que promove a revitalização dos passeios da cidade.

 

GOVERNANÇA LOCAL - SMGL



Cezar Augusto Busatto

(Veranópolis, RS, 06/3/1952)

Introdutor do conceito de Governança Solidária Local na prefeitura de Porto Alegre, Cézar Augusto Busatto é economista com mestrado no México e agente fiscal do Tesouro do Estado. Foi secretário de Estado nos governos de Pedro Simon, Antônio Britto e Yeda Crusius, e eleito três vezes deputado estadual. Disputou a prefeitura de Porto Alegre em 2000. Em 2004, assumiu a Secretaria de Coordenação Política e Governança Local de Porto Alegre. Em 2008, participou da campanha eleitoral de Barack Obama, experiência da qual resultou o livro “Um Voluntário na Campanha de Obama”. É também,  autor ou co-autor de outras oito obras. Em março de 2009, passou a dirigir a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Projetos Estratégicos de Santa Maria. Em maio de 2010, retornou à Secretaria de Governança Local da Capital.

 

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - INOVAPOA



Deborah Pilla Villela

(Porto Alegre, RS, 30/4/1972)

Formada em Administração de Empresas – com ênfase em Análise de Sistemas – pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e pós-graduada em Gestão Empresarial, pela Fundação Getúlio Vargas, e Administração e Economia, pela PUCRS, Deborah Villela foi responsável pelo projeto de bolsas de estudo Unipoa, destinado a estudantes carentes da Capital. A atuação junto ao projeto lhe proporcionou ser agraciada com o Prêmio Mérito em Administração, oferecido pelo Conselho Regional de Administração, em 2011, na categoria Setor Público. Coordenadora Geral do Gabinete de Inovação e Tecnologia (Inovapoa), atuou como coordenadora adjunta durante dois anos.

 

JUVENTUDE - SMJ



Luizinho Martins

(Carazinho, RS, 03/01/1978)

A trajetória política de Luizinho Martins iniciou-se no movimento estudantil. Ele presidiu a União Carazinhense de Estudantes e foi vice-presidente da União Gaúcha dos Estudantes. A vinculação com esses movimentos o levaram a assumir a presidência nacional da Juventude Socialista do Partido Democrático Trabalhista (PDT), que ocupou em duas gestões, até se candidatar a deputado federal em 2010. No mesmo ano, foi nomeado Secretário Municipal da Juventude de Porto Alegre, cargo que ocupa desde então. Vem apoiando como voluntário o Projeto Vida Urgente, da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga, e mantém relações estreitas com diferentes setores da juventude da Capital gaúcha. Também atuou como secretário-executivo da Associação Gaúcha dos Municípios e na construção do Conselho Nacional da Juventude.

 

MEIO AMBIENTE - SMAM



Luiz Fernando Záchia

(Porto Alegre, RS, 21/11/1955)

Luiz Fernando Záchia assumiu a Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMAM, em 2011, com o desafio de qualificar as áreas verdes de Porto Alegre e impulsionar a educação ambiental. No primeiro ano, realizou melhorias em 27% das praças e iniciou o projeto de revitalização da bacia do Arroio Dilúvio. Em 2012, esteve à frente da instalação da Usina de Beneficiamento de Resíduos da Construção Civil, da implantação de Política Climática na Capital e da elaboração do Inventário de Emissão de Gases do Efeito Estufa de Porto Alegre. Coordena o Comitê de Sustentabilidade, com atuação em todas as esferas da administração com vistas ao Programa Cidades Sustentáveis, e conduz a aplicação do novo modelo de licenciamento ambiental de outdoors. Nesse ano, Záchia lançou o projeto Coletivos Verdes, que envolveu 46 escolas municipais em programas de educação ambiental e de cidadania.

 

OBRAS E VIAÇÃO - SMOV



Mauro Zacher

(Porto Alegre, RS, 15/02/1976)

Formado em Economia, eleito vereador por três mandatos, Mauro Zacher tem atuação pública voltada para a revitalização da cidade. Como presidente da Câmara Municipal, assumiu a prefeitura interinamente em três oportunidades. No exercício da vereança, foi relator da subcomissão temática de Desenvolvimento Urbano, Estratégias e Modelo Espacial, do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental e do Plano Diretor Cicloviário Integrado. Preside a Associação dos Amigos do 4º Distrito,região para a qual defende projetos de recuperação. Entre as leis de sua autoria, destaca-se a que cria políticas de prevenção ao bullying, que hoje é referência para o país. Presidiu a Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Juventude, atuação que impulsionou sua indicação para a Secretaria da Juventude, entre os anos de 2005 e 2007.

 

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E ORÇAMENTO - SMPEO



Izabel Christina Cotta Matte

(Porto Alegre, 16/11/1961)

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Unisinos, Izabel Matte tem pós-graduação em Gestão de Projetos pela ESPM e especialização em Gestão Pública pela George Washington University.  Izabel foi uma das principais responsáveis pela implementação de um novo modelo de gestão na prefeitura da Capital, a partir de 2005. Servidora pública municipal desde 1992, foi coordenadora de Projetos Urbanos da Secretaria do Planejamento (2004) e supervisora de Planejamento Estratégico da Secretaria de Gestão e Planejamento Estratégico (2005-2009). Há dois anos, assumiu a coordenação do Gabinete de Planejamento Estratégico, tornando-se responsável pelo acompanhamento e monitoramento dos 13 Programas Estratégicos da Prefeitura.

 

PROCURADORIA GERAL DO MUNICÍPIO - PGM



João Batista Linck Figueira

(Porto Alegre, RS, 28/07/1960)

Servidor público estadual, João Batista Linck Figueira assumiu o cargo de procurador-geral do Município em  2008. Entre 2005 e junho de 2008, atuou como procurador-geral adjunto do Município. Em 2012, conduziu pessoalmente o processo judicial que possibilitou a aplicação pioneira no Estado da Lei de Acesso à Informação e trabalhou pela aprovação da Lei Orgânica da PGM. Atuou como subchefe da Procuradoria da extinta Caixa Econômica Estadual, chefiou a assessoria jurídica da Central de Licitações do Estado, coordenou a assessoria jurídica da Secretaria Especial da Região Metropolitana e a assessoria jurídica do Gabinete da Reforma Agrária e Cooperativismo. Foi coordenador jurídico da Associação Brasileira de Hospitais Universitários de Ensino e chefe de gabinete da presidência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

 

PRODUÇÃO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO - SMIC



Humberto Ciulla Goulart

(Cruz Alta, RS, 29/04/1947)

Humberto Goulart, conhecido como Dr. Goulart, teve o interesse despertado pela política ainda na infância, pela atividade do pai, Cléber, ajudante de ordens do presidente João Goulart. Na juventude, teve forte atuação nos movimentos estudantis. É vereador em Porto Alegre desde 2000, tendo presidido a Câmara Municipal em 2006. Médico formado pela UFRGS (1972), orientou sua atuação para a Saúde Pública, criando projetos como o que estabelece o terceiro turno em Unidades Sanitárias que atendem pelo SUS. Especializado em ginecologia, obstetrícia e mastologia, dedica-se principalmente à prevenção do câncer de mama e de colo de útero, atendendo gratuitamente a população carente da zona Sul da capital e promovendo palestras de esclarecimento. Entre 2009 e 2012, foi diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), onde desenvolveu  diversos projetos em áreas carentes da cidade.

 

SAÚDE - SMS



Carlos Henrique Casartelli

(Rio Grande, RS, 22/06/1957)

Servidor público de carreira da Prefeitura de Porto Alegre desde 1989, Carlos Henrique Casartelli assumiu a secretaria municipal da Saúde em abril de 2010, inovando o atendimento no município. Implantou a informatização da rede municipal de saúde, garantindo mais agilidade e eficiência na prestação de serviços aos usuários. Médico intensivista pediátrico, é também especialista em Saúde Pública e Gestão em Saúde Pública. Foi coordenador do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, e chefe da UTI de Trauma Pediátrica do Hospital de Pronto Socorro. No Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas, chefiou a  UTI Pediátrica, tendo também exercido os cargos de diretor técnico e de diretor-geral. É autor de trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais.

 

SEGURANÇA - SMSEG



José Freitas

(General Câmara, RS, 15/01/1967)

Aos 17 anos, mudou-se para Capital para estudar e trabalhar no ramo gráfico. Foi eleito Conselheiro Tutelar em 2004 e 2007. Graduado em Gestão Ambiental e membro da Executiva Municipal do PRB de Porto Alegre, ocupou, em 2011, o cargo de Diretor de Assuntos Comunitários da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer. Políticas de preservação ambiental, de apoio às populações carentes, além das ações de combate à violência urbana e à drogadição são bandeiras de sua atuação parlamentar. Na Câmara de Vereadores, tem, também, dedicado sua atuação parlamentar à criação e desenvolvimento de políticas de inclusão social.

 

TRABALHO E EMPREGO - SMTE



Pompeo de Mattos

(Santo Augusto, RS, 12/07/1958)

A vida pública de Darci Pompeu de Mattos teve início em 1983, quando foi eleito vereador mais votado de Santo Augusto, município do qual seria prefeito entre  1989 e 1990. Naquele mesmo ano foi eleito deputado estadual, sendo reeleito em 1994, como o mais votado. Foi deputado federal por três legislaturas (1999-2003; 2003-2007 e 2007-2011), com atuação destacada na Câmara Federal, onde integrou comissões importantes como a de Constituição e Justiça, de Orçamento e de Agricultura. Também participou da CPI do Narcotráfico e da CPMI dos Correios. Formado em Direito pela Unicruz (1982), é secretário municipal do Trabalho e Emprego desde 2011.

 

TURISMO - SMTUR



Luiz Fernando Schreiner Moraes

(Caxias do Sul, RS, 09/01/1962)

Luiz Fernando Schreiner Moraes é jornalista e publicitário, formado pela PUCRS. Foi secretário de imprensa do Governo do Estado, superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, presidente da Fundação Cultural Piratini -  TVE e FM Cultura. Assumiu a secretaria municipal de Turismo quando de sua criação, em 2007. É responsável pela implantação de uma nova relação entre o setor público e o trade turístico, com a criação do Fórum de Governança Local do Turismo e da Escola Social de Turismo. Durante  sua gestão, o city tour Linha Turismo foi ampliado, o Turismo Rural se consolidou, e o Turismo Náutico foi qualificado. A partir da Secretaria, nasceu o primeiro cluster de Turismo Médico do Brasil. Em sua gestão, Porto Alegre foi a primeira capital do Sul a captar recursos do Prodetur, direcionados para a Casa Mercosul do Turista para a Copa de 2014, para o Bonde Histórico e para a modernização do Centro de Informação Turística do Mercado Público.

 

URBANISMO - SMURB



Cristiano Tatsch

(Porto Alegre, RS)

Cristiano Tatsch é mestre em Economia e foi presidente do Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Sul (1979-1981). No Governo do Estado, foi secretário substituto da Fazenda na gestão de Pedro Simon (1989-1990). Também presidiu a Dataprev, Empresa de Processamento de Dados da Previdência Social (1993-1995) e, em 1995, no governo Antônio Britto, assumiu a presidência da Companhia Rio-grandense de Telecomunicações (CRT). Em janeiro de 2005, foi empossado titular da Secretaria Municipal da Fazenda (SMF) e liderou o processo que conteve o déficit orçamentário da prefeitura, promovendo o equilíbrio financeiro, a qualificação da arrecadação municipal e o superávit das contas públicas. Em dezembro de 2008, foi eleito o Engenheiro do Ano pelo Instituto Brasileiro de Executivos em Finanças (Ibef-RS), devido ao trabalho realizado na SMF.

 

DEPARTAMENTOS



ÁGUA E ESGOTOS - DMAE

Flávio Presser

(Porto Alegre - 26/8/1951)

Na gestão do engenheiro civil Flávio Ferreira Presser, iniciada em 2005,  o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) vem fazendo o maior investimento em saneamento da sua história: a capacidade de tratamento de esgotos será ampliada de 27% para 80% com a implantação do Programa Integrado Socioambiental (Pisa) e do Sistema de Esgotamento Sanitário Sarandi. Os dois projetos levaram Porto Alegre a receber destaque da ONU como uma das poucas cidades que vão atingir as Metas do Milênio em saneamento no País. Também implantou o Sistema de Gestão no Dmae, com reconhecimento ABNT-ISO 9001 e do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade, e realizou obras importantes nas Ilhas e Extremo Sul da cidade, beneficiando famílias que até então eram atendidas por carros-pipa. É formado e possui mestrado pela UFRGS, tendo lecionado na PUCRS e na Unisinos. Presidiu a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam, 1997-1998).

 

ESGOTOS PLUVIAIS - DEP



Tarso Boelter

(Lagoa Vermelha, RS,  27/02/1973)

Ex-aluno do Colégio Militar de Porto Alegre,  é bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil - Ulbra.  Em 1996, iniciou sua trajetória na área política junto ao Partido Progressista Brasileiro (PPB), hoje Partido Progressista (PP). Em 2003, assumiu como secretário-geral do Diretório Metropolitano do PP e em 2005 foi eleito pela primeira vez presidente municipal do Diretório Metropolitano do PP. Foi membro do Conselho de Administração da Carris. Nos anos de 2007, 2009 e 2011 , foi reeleito presidente Municipal do Diretório Metropolitano de Porto Alegre do Partido Progressista (PP). Atuou no Gabinete de Programação Orçamentária (GPO) da Prefeitura de Porto Alegre. De 2009 a 2011 voltou à Assembleia Legislativa como assessor superior.

 

FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA - FASC



Kevin Chaves Krieger

(Porto Alegre, RS, 08/7/1972)

À frente da Fundação de Assistência Social e Cidadania (2009-2012) Kevin Krieger coordenou a implantação do Sistema Único de Assistência Social (Suas) em Porto Alegre.  A atuação pública do vereador eleito para dois mandatos – 2008 e 2012 – teve início com o Conselho Tutelar. Foi conselheiro entre 2001 e 2004 e coordenador geral dos Conselhos Tutelares em 2003. Um ano depois, concorreu, pela primeira vez, à Câmara Municipal, tendo conquistado a primeira suplência. A seguir, assumiu a secretaria municipal de Direitos Humanos e Segurança Urbana.

 

HABITAÇÃO - DEMHAB



Everton Luis Gomes Braz

(Porto Alegre, 20/07/1973)

Com atuação profissional dedicada à gestão pública, Everton Luís Gomes Braz exerceu funções no Executivo estadual e municipal de Porto Alegre, na Assembleia Legislativa e no Senado Federal. Desde 2011 é secretário adjunto da Secretaria de Estado  da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa. Nessa função, promove e difunde o associativismo e o desenvolvimento sustentável, além da criação e manutenção de oportunidade de trabalho e  geração e distribuição de renda. A promoção à incubação e implementação de empreendimentos da economia solidária também é um de seus focos.  No município, foi assessor executivo da Procempa. Na Assembleia Legislativa, foi assessor parlamentar e assessor da presidência por duas oportunidades. Braz também foi assessor técnico no Senado Federal.

 

LIMPEZA URBANA - DMLU



André Carús

(Porto Alegre, RS, 13/04/1982)

André Carús, bacharel em Direito pela Unisinos (2006), é pós-graduado em Direito Ambiental e Urbanístico pela Universidade Anhanguera/LFG (2010).  Desde 2011,  vinha exercendo os cargos de secretário-adjunto e chefe de gabinete da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam). Foi assessor parlamentar dos deputados estaduais José Ivo Sartori e Maria Helena Sartori na Assembleia Legislativa (2002-2004). Foi assessor do senador Pedro Simon (2005-2011). Vereador suplente, assumiu por diversas vezes o mandato na atual legislatura, pelo PMDB. Foi dirigente estudantil do Diretório Central de Estudantes (DCE) e Centro Acadêmico dos Estudantes de Direito (CAED) da Unisinos (2000-2006). Também integrou a direção da União Nacional dos Estudantes (UNE). Presidiu a Juventude do PMDB de Porto Alegre entre 2005 e 2007. Foi Secretário-Geral do PMDB em Porto Alegre de 2009 a 2011. Concorreu a vereador nas Eleições 2012.

 

PREVIMPA



Luiz Fernando Rigotti 

(Vacaria, RS, 21/02/1951)

Luiz Fernando Rigotti é servidor da Prefeitura Municipal de Porto Alegre desde 1977, quando ingressou na Secretaria Municipal de Planejamento. Desde 2005 é diretor-geral do Departamento Municipal de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Porto Alegre – Previmpa, onde também foi presidente do Conselho de Administração entre 2001 e 2004. É formado em Engenharia Agronômica, pela Ufrgs (1975), e em Arquitetura, pela Ritter dos Reis (1992). Atualmente é membro representante da Região Sul no Conselho Nacional dos Dirigentes de Regimes Próprios de Previdência Social – Conaprev.

 

EMPRESAS



CARRIS

Sérgio Zimmermann

(Porto Alegre, RS, 28/6/1954)

Arquiteto e urbanista formado pela Unisinos, Zimmermann  atuou em órgãos de classe, tendo ocupado, entre outros, os cargos de presidente da Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul e do Instituto dos Arquitetos do Brasil/RS. Assumiu o comando da Carris em setembro de 2011. Sob a presidência de Sérgio Zimmermann, a Carris tem buscado reestruturar sua gestão e implantar projetos inovadores. Um exemplo é a criação da linha C4 Balada Segura, que proporciona transporte eficiente, seguro e barato por regiões boêmias da cidade, ao mesmo tempo em que colabora para a redução de acidentes de trânsito. Outras iniciativas de destaque foram a extensão da linha T11 e o início do uso de ônibus ecológico, biarticulado e híbrido. Mais recentemente, a Carris também tem colaborado para a implantação da linha do bonde histórico.

 

EMPRESA PÚBLICA DE TRANSPORTE E CIRCULAÇÃO - EPTC / SMT



Vanderlei Capellari

(Putinga, RS, 04/10/1959)

Diretor-presidente da EPTC desde junho de 2010, Capellari  é servidor de carreira da prefeitura desde 1981, integrante da primeira turma de funcionários da EPTC. Também atuou na Secretaria de Esportes da Capital e na Secretaria de Mobilidade de Canoas. No comando da EPTC, foi o responsável pela implantação de semáforos inteligentes, da segunda passagem gratuita nos ônibus e do sistema de bicicletas públicas de aluguel. Também liderou a revitalização do corredor da Avenida Bento Gonçalves, a restrição e reorganização do trânsito de veículos pesados na área central e a ampliação da malha cicloviária da Capital, entre outros projetos significativos.

 

PROCEMPA



André Imar Kulczynski

(Encruzilhada do Sul, RS, 05/04/1957)



André Imar Kulczynski é formado em Direito pela PUC-RS e presidente da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação de Porto Alegre – Procempa - desde janeiro de 2005. Foi o responsável pela implantação do novo Data Center da Prefeitura, que deu mais agilidade e qualificou o todos os serviços municipais. Kulczynski também foi um dos coordenadores da implantação do Centro Integrado de Comando da Capital. Em sua gestão, ampliou a rede de fibra óptica da Capital de 170 para 877 kms. Atua ativamente no setor de Tecnologia da Comunicação. É vice-presidente da Associação Brasileira de Entidades Municipais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abemtic) e segundo vice-presidente do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia (Comcet). É funcionário municipal desde 1981.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal