Preparando-se para ensinar



Baixar 31.47 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho31.47 Kb.
Lição 13
28 de junho de 2008
Limpando a Casa
Texto Bíblico: 2 Reis 23; 2 Crônicas 34.

Comentário: Profetas e Reis, capítulo 33.
PREPARANDO-SE PARA ENSINAR
I. SINOPSE

A lição desta semana traz a história da ascensão do rei Josias e de sua fidelidade em cumprir a vontade de Deus em favor do povo de Israel. O jovem rei Josias deu início ao processo de limpeza de seu reino, começando pelo Templo. Foi no Templo que Hilquias, o sumo sacerdote, encontrou o Livro da Aliança. Aquele antigo manuscrito continha orientações claras e diretas que levariam à liberdade e à prosperidade da vontade revelada de Deus.

O livro de Deuteronômio é iniciado com um mandamento claro e específico ordenando a fidelidade do povo, com a descrição de todas as promessas e as bênçãos que seriam dadas àqueles que adorassem somente ao único Deus vivo e também com as maldições contra aqueles que decidissem se esquecer, rejeitar ou minimizar a importância da lei de Deus. Em seguida, a lei torna-se ainda mais clara ao serem dados os passos e as regras sobre todos os aspectos de uma vida cotidiana em uma comunidade de fé – desde leis sobre saúde até orientação quanto ao serviço de culto. O livro de Deuteronômio é concluído com um outro lembrete da importância da fidelidade a Deus como sendo a maior prioridade da vida, a respeito da lei: “Não pensem que esta Lei não vale nada; pelo contrário, é ela que lhes dará vida. ” Deuteronômio 32:47.

A imagem vívida retratada na lição desta semana ao ser descoberto um manuscrito antigo não é apenas relevante para nossos dias, mas essencial. Talvez a Bíblia seja considerada um livro de regras fora de moda, que apenas tira a liberdade em vez de guiar as pessoas a uma vida em abundância. Ao ser lida a Palavra de Deus na presença de um jovem rei, o amor a Deus brotou novamente no coração do povo. Da mesma forma, se a Palavra de Deus for lida com um coração sincero, um novo amor a Deus brotará.


II. OBJETIVOS

Os alunos deverão:

• Discernir a magnitude da vontade de Deus revelada em Sua Lei. (Saber)

• Sentir a súplica feita por Deus para renovarmos nossa aliança com Ele ao obedecermos a Sua palavra. (Sentir)

• Aprender a priorizar as orientações de Deus para a nossa vida. (Responder)
III. PARA EXPLORAR

• Coragem

• Perseverança

• Liderança

• Ocultismo/Astrologia

• Adolescência


ENSINANDO

I. INICIANDO



Atividade

Encaminhe os alunos à seção da lição intitulada O Que Você Acha? Depois que tiverem concluído a atividade, discuta suas respostas.

Escolha a resposta que mais se assemelha com a sua atitude diante da Palavra de Deus. Em seguida, explique.

__ Falho em ler a Palavra de Deus ou aplicá-la à minha vida porque...

__ Ando sempre tão ocupado que fico cansado e simplesmente não tenho ânimo para estudá-la.

__ Não consigo aplicar os ensinamentos da Bíblia à minha vida.

__ Não sei como estudar a Bíblia de tal forma que a minha vida seja transformada.

__ Simplesmente me esqueço de incluir a leitura da Bíblia em minha rotina diária.

__ Ouvi por toda a minha vida que o estudo da Bíblia é essencial, mas não tenho prazer em lê-la.

__ Leio a minha Bíblia regularmente, mas me pergunto se ela está realmente transformando minha vida.

Qual a semelhança entre a sua resposta e a resposta de seus colegas?


Ilustração

Conte esta ilustração em suas próprias palavras:

“Não sou nenhuma sensação ao pregar para um público jovem. Uma vez, no entanto, não pude resistir à oportunidade. Assim que comecei o sermão declarei: ‘Estou farto de tudo isso – é tão ridículo! O que estamos fazendo aqui? O que este livro tem a dizer que nos interesse?’ Comecei a arrancar páginas da minha Bíblia, amassá-las e jogá-las no chão. Até mesmo tive a audácia de pisar irreverentemente em algumas das páginas próximas aos meus pés...

“O burburinho ecoava pela capela como tiros de arma de fogo em um campo de batalha. Os alunos me encaravam com horror, totalmente horrorizados com o meu comportamento terrível diante das Sagradas Escrituras. Os adultos ao fundo da capela começaram a planejar como me tirariam do púlpito antes que causasse mais danos àquelas mentes ainda inocentes.

“‘Relaxem’, finalmente disse. ‘Qualquer um que me conhece sabe que eu jamais rasgaria uma Bíblia. Apenas peguei um romance barato e coloquei dentro de uma antiga capa para Bíblias.’ A tensão diminuiu um pouco, mas antes de perder a atenção do auditório, lancei uma pergunta ao grupo intrigado: ‘O que é pior – rejeitar a Palavra de Deus em público ou discretamente ignorá-la dia após dia?’” – Christwise Leaders Guide: Youth, p. 215 e 216.


II. ENSINANDO A HISTÓRIA

Uma Ponte Para a História

Comente com os alunos em suas próprias palavras:

Quer você rejeite abertamente as orientações de Deus para sua vida ou simplesmente neutralize a Sua voz com o tempo, o resultado é o mesmo. Quase cem anos de poeira cobriram o Livro da Lei que Deus com tanto carinho havia instruído o povo a não deixar de lado. Era simples: guardar aquelas palavras e viver uma vida em abundância, ou rejeitá-las e ser levado à destruição. Israel se encontrava à beira da destruição na ocasião em que Josias se tornou rei. Mas à luz do castigo por vir devido aos anos de rebelião, Josias fielmente atendeu ao chamado de arrependimento.


Aplicando a História (Para Professores)

Após ler com seus alunos a seção Estudando a História, use as perguntas a seguir, em suas próprias palavras, para discutir com eles.

Leia a história algumas vezes e faça uma lista dos elementos da história que chamaram sua atenção durante a leitura.

Leitura 1

Leitura 2

Leitura 3

Circule e identifique todos os personagens na história. Quem são eles e qual é a sua contribuição para a história?

Sublinhe a palavra, frase ou verso mais importante da história na sua opinião. Explique por que você acha que essa passagem é a mais importante.

Que verdades a respeito das pessoas surgem desta história? Que verdades acerca de Deus tornaram-se claras para você?

Que outra história ou situação mencionada na Bíblia esta história o faz relembrar?

Parece impossível, mas por quase cem anos o Livro da Lei não foi lido nem mesmo lembrado pelo rei ou pelo povo. Imagine a cena e descreva algumas das emoções que você acha que o rei Josias e o povo sentiram ao passarem por essa experiência.

Há alguma pergunta que vem à sua mente a respeito das várias partes desta história?

Você acha que Israel caiu em apostasia porque perdeu o Livro da Lei, ou deixou o Livro de lado porque o povo escolheu deliberadamente desviar-se dos caminhos de Deus?

O que você acha que capacitou Josias, com tão pouca idade, a fazer tamanha diferença em Israel?

Utilize as passagens a seguir como fontes alternativas relacionadas à lição desta semana:

Apocalipse 3:3; Hebreus 13:7; Deuteronômio 32:7; Malaquias 4:4.


Apresentando o Contexto e o Cenário

Use as informações a seguir para elucidar a história para seus alunos. Explique em suas próprias palavras.

Nesta lição, há alguns outros aspectos da história que podem ser estudados com os alunos:

1. A primeira obra realizada por Josias foi limpar a Casa de Deus. Durante a limpeza, Hilquias, o sumo sacerdote, encontrou o Livro da Lei. Alguns acham que se tratava da Lei escrita que acompanhou a arca do concerto, enquanto outros sugerem que foi o livro de Deuteronômio. Por quais outras limpezas passou o Templo? A celebração judaica da Festa das Luzes (ou Hanukkah) relembra a ocasião em que os judeus lutaram para tirar Jerusalém das mãos de seus inimigos, protegeram o Templo e imediatamente deram início a uma faxina. Havia apenas um pouco de óleo para manter as luzes do Templo acesas, mas aquele óleo continuou a queimar miraculosamente por oito anos. Mesmo quando a cidade ainda estava uma bagunça, o serviço do Templo começou e o povo se encontrou na presença de Deus novamente. Considere também a época em que Jesus repreendeu as pessoas que se encontravam no Templo e fez com que os mercadores se retirassem (Mateus 21:12-14 e João 2:14-20). O objetivo de Jesus era derrubar as barreiras que impediam o povo que vinha adorar de ver a Deus. Parece que uma faxina regular é necessária em se tratando de cultos de adoração a Deus.

2. Assim que Josias ouviu as palavras do Livro da Lei, houve uma transformação espiritual no coração do rei. Não foi apenas como ouvir novas informações, mas ouvir um chamado a obedecer a Palavra de Deus e experimentar uma transformação completa de vida. Pode não parecer um evento importante na história de Israel – achar a Palavra de Deus e lê-la – mas lembre-se de que a Palavra de Deus não era lida por décadas; por quase cem anos. A tradição transmitida oralmente provavelmente continuou, mas poucas pessoas naquela época conseguiam se lembrar das histórias, das promessas, dos mandamentos e das instruções que estavam escritas na Lei.

3. Ao ouvir as Escrituras, Josias rasgou as suas vestes. O rasgar das vestes era uma expressão tradicional de profundo horror e tristeza. Talvez fosse a maneira mais enfática de alguém mostrar o quão chocado se sentia. Josias demonstrou tristeza em seu nome e em nome da nação. Aquela era uma expressão de profunda convicção do pecado e por isso ele decidiu renovar sua aliança com Deus e com o povo.

Safã leu o livro na presença do rei e a Palavra de Deus se espalhou. Ela havia sido esquecida e considerada nada mais do que um velho livro empoeirado. Como resultado do Livro ser encontrado e lido, a reforma começou a se espalhar. Compare essa reforma com a que houve na Idade Escura em que a Palavra de Deus foi “trancada” em uma língua que não era mais usada, somente conhecida pelos sacerdotes.


Dicas Para um Ensino de Primeira Linha

Às vezes, alguns rituais de ação podem realçar o ensino e a aprendizagem. Quando uma música é tocada durante um apelo, por exemplo, ela aumenta a emoção do momento realçando assim aquela experiência. O ato de nos ajoelharmos ao orarmos coloca nosso corpo em uma postura que pode aprofundar nossa conversa com Deus. Os rituais podem se tornar uma carga também, mas podem ser usados para o envolvimento físico. Na lição desta semana, peça que os alunos se levantem toda vez que a Bíblia for lida. Escolha cinco ou seis alunos para que leiam em pé e com emoção os Versos de Impacto ou a história e observe se os alunos estão mais atentos e pensativos a respeito do que está sendo lido. Algumas igrejas têm o costume de se levantar toda semana durante a leitura da Palavra de Deus para demonstrar fisicamente: “Estamos alertas para que Deus possa ter a nossa atenção.”


III. ENCERRAMENTO

Atividade

Encerre com uma atividade e explique em suas próprias palavras.

Faça uma relação com cinco maneiras que o ajudarão a não perder de vista a Palavra de Deus durante esta semana. Convide os alunos a serem o mais criativos e práticos possível. Peça para cada um mostrar suas idéias para o restante da classe.


Resumo

Comente com os alunos os seguintes pensamentos, usando suas próprias palavras:

É maravilhoso testemunhar como um jovem pode liderar de forma tão dedicada uma nação inteira de pessoas desiludidas e teimosas. Mas a Bíblia está repleta de jovens que fizeram a diferença! Em 1 Timóteo 4:12 e 13 está escrito: “Não deixe que ninguém o despreze por você ser jovem. Mas, para os que crêem, seja um exemplo na maneira de falar, na maneira de agir, no amor, na fé e na pureza. Enquanto você espera a minha chegada, dedique-se à leitura em público das Escrituras Sagradas, à pregação do evangelho e ao ensino cristão.” Note como Josias agiu: 1. Josias olhou para sua vida, o caráter mau de seu pai e a situação desesperadora de Israel. Assim, arrependeu-se diante de Deus. O Senhor inicia a boa obra em nosso coração para que deixemos nossas obras más. 2. Josias foi levado ao Templo por atividades aparentemente mundanas (a limpeza do Templo) e descobriu que a presença de Deus tomou conta de seu coração. 3. Josias destemidamente seguiu as orientações das Escrituras. Talvez a tão esperada reforma possa acontecer hoje se em nossa esfera de influência seguirmos o exemplo de Josias.


[Lembrete Especial]

Lembre os alunos sobe o plano de leitura, em que eles estudarão, na série O Grande Conflito, o comentário inspirado da Bíblia. A leitura que acompanha esta lição é Profetas e Reis, capítulo 33.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal