Press Release – 11 de março de 2014

Encontro25.07.2016

Press Release – 11 de março de 2014

O Instituto Sacatar --em parceria com o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) e a Fundação Hansen Bahia-- trará a Itaparica, Bahia, Brasil, quatorze artistas e curadores participantes da 3ª Bienal da Bahia, para a sessão de residência entre o dia 17 de março e 12 de maio de 2014.

Na mesma sessão, O Sacatar receberá a fotógrafa americana Karolina Karlic através da parceria entre o Instituto e o Los Angeles Department of Cultural Affairs, EUA.

O Instituto Sacatar dá as boas-vindas a seus novos artistas em residência.

Sessão de 17 de março de 2014 até 12 de maio de 2014

3ª Bienal da Bahia e Residência Artística Internacional no Sacatar

Alguns dos artistas e curadores convidados para participar da Bienal virão por temporadas curtas. São esses:

• Bitu Cassundé, curador brasileiro de Fortaleza, Ceará (01 - 12 de maio);

• Eustáquio Neves, fotógrafo e vídeoartista brasileiro de Diamantina, Minas Gerais (22 de março - 05 de abril);

• Giselle Beiguelman, artista visual brasileira natural de São Paulo (10 - 17 de abril);

• Gustavo Carvalho, fotógrafo brasileiro natural de São Paulo (17 - 31 de março);

• Ícaro Lira, artista visual brasileiro de Fortaleza, Ceará (01 - 12 de maio);

• Lisette Lagnado, curadora brasileira de São Paulo (27 de abril - 12 de maio);

• Luis Berríos, artista visual de Porto Rico e residente em Berlin, Alemanha (01 - 12 de abril);

• Luisa Mota, artista visual de Portugal, que vive e trabalha em São Paulo, Brasil (10 - 26 de abril);

• Milena Travassos, vídeoartista brasileira que vive e trabalha no Rio de Janeiro (17 - 21 de março);

• Rodrigo Matheus, artista visual brasileiro natural de São Paulo (01 - 12 de maio);

• Vieira Andrade, artista visual brasileiro natural de São Paulo (17 - 31 de março).

Outros artistas participantes da 3ª Bienal da Bahia ainda poderão ser anunciados.

A seguir maiores detalhes sobre os quatro artistas que permanecerão na Bahia por sete e oito semanas.

Camila Sposati – Brasil – Artista Visual

Camila Sposati é uma artista visual brasileira participante da 3ª Bienal da Bahia e virá ao Sacatar para sete semanas de residência, através da parceria entre o Instituto, a Fundação Hansen Bahia e o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Durante sua estada em Itaparica, ela pretende desenvolver desenhos e acompanhar o seu projeto para a Bienal. O projeto prevê a execução de um Teatro Anatômico da Terra no centro da cidade e provavelmente terá a aprovação e cooperação da prefeitura municipal de Itaparica. A residente também realizará pesquisas na Biblioteca da cidade e fará visitas a ruínas e igrejas da região.

Charbel-Joseph H. Boutros – Líbano – Artista Visual

O artista visual Charbel-Joseph H. Boutros é um dos artistas participantes da 3ª Bienal da Bahia que virão ao Sacatar para oito semanas de residência, através da parceria entre o Instituto, a Fundação Hansen Bahia e o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). Ele tem chegada à Bahia prevista para o dia 20 de março de 2014. Nascido no Líbano em 1981, Charbel atualmente vive e trabalha em Beirute (Líbano), Paris (França) e Maastricht (Holanda). Suas obras misturam romantismo, arte conceitual e "obscurantismo". A idéia de que algo está aqui, ainda que esteja inacessível ou perdido, é central em sua produção. Durante a sessão, ele pretende se inspirar na Bahia para desenvolver seus novos projetos, os quais ficarão em exposição durante a Bienal.

Omar Salomão – Brasil – Artista Visual

O poeta e artista visual brasileiro Omar Salomão é outro artista participante da 3ª Bienal da Bahia que ficará em Itaparica por oito semanas, através da parceria entre o Instituto Sacatar, a Fundação Hansen Bahia e o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA). “Eu entro no mundo das artes visuais através da janela da poesia e é por essa poética que pretendo desenvolver meu trabalho para a Bienal”, afirma Omar, que tem um objeto de pesquisa baseado em uma literatura histórica baiana, misturando a escrita e a oralidade. Acesse www.obomleao.com e conheça mais sobre Omar Salomão e seus trabalhos.

Karolina Karlic – EUA – Fotógrafa

Karolina Karlic é uma fotógrafa americana que virá à Bahia para uma sessão de oito semanas no Sacatar através da parceria entre o Instituto e o Los Angeles Department of Cultural Affairs, EUA. Seu trabalho exige muita pesquisa, planejamento e integração. Durante a residência, a artista tem interesse em desenvolver um projeto com base em suas pesquisas sobre a “Fordlândia”, as plantações de borracha de Henry Ford na selva amazônica. Karolina pretende fazer uma justaposição das ambições de Ford com as de biólogos, pesquisadores e ambientalistas que lutam pela biodiversidade nas florestas brasileiras. Ela desenvolverá também um projeto associado às plantações de seringueira --próximas à cidade de Ituberá-- dentro da Reserva Ecológica de Pancada Grande, que é administrada pela Michelin.

O Instituto Sacatar e seus programas

O Instituto Sacatar, localizado na ilha de Itaparica, é uma organização sem fins lucrativos que premia pessoas criativas e artistas de todas as idades, disciplinas e nacionalidades, oferecendo-lhes tempo e espaço para dedicarem a suas produções, de forma que possam trabalhar dentro do contexto cultural da Bahia. O Sacatar fornece passagem aérea, estúdio, quarto e alimentação a artistas escolhidos através de concorridos processos seletivos.

A sede do Instituto Sacatar, situada à beira-mar, anteriormente era a casa de praia do Instituto Feminino da Bahia, de Henriqueta Catharino. Hoje, a propriedade conta com cinco suítes e sete estúdios. Destes, quatro são mais utilizados por artistas visuais, um por escritores e um por músicos e/ou compositores. Há ainda um estúdio para dança e/ou performance, que conta com um camarim e um palco para apresentações. Para agendar uma visita ao Sacatar e conhecer nossas instalações, favor entrar em contato por telefone ou e-mail.

O benefício da troca de experiências culturais através de uma residência internacional não pode ser subestimado. Para informações sobre como trabalhar com um artista residente do Sacatar, por favor, escreva para info@sacatar.org ou telefone para (71) 3631-1834 e pergunte sobre nosso programa ‘Sacatar Faz Amigos’. Para artistas brasileiros interessados em experiências internacionais, além dos programas que o Sacatar mantém (www.sacatar.org), há muitas oportunidades a pesquisar nas páginas da internet da Res Artis (www.resartis.org), Transartists (www.transartists.nl) e UNESCO/Aschberg (www.unesco.org/culture/aschberg).