Press Release – 25 de julho de 2014

Encontro22.07.2016

Press Release – 25 de julho de 2014

O Instituto Sacatar trará a Itaparica, Bahia, Brasil, sete artistas de diversas disciplinas --um destes em parceria com a VideoBrasil, um em parceria com a Fundação Bienal do Mercosul, um em parceria com o Centro Cultural São Paulo (CCSP) e um em parceria com a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB)-- para a sessão de residência entre o dia 04 de agosto e 29 de setembro de 2014.

O Instituto Sacatar dá as boas-vindas a seus novos artistas em residência.

Bakary Diallo – Mali – Vídeoartista

O vídeoartista malinês Bakary Diallo, que viria ao Sacatar para esta temporada em parceria com a VideoBrasil, foi lamentavelmente confirmado como um dos passageiros do voo AH5017 da Air Algérie, que sofreu acidente no norte de Mali na quinta-feira, 24 de julho de 2014, sem deixar sobreviventes. Vir para esta sessão de residência era um dos sonhos de Bakary Diallo e todos da família Sacatar ficamos extremamente tristes com a notícia de seu trágico falecimento. O Instituto Sacatar lamenta a sua perda e deseja os mais sinceros pêsames aos familiares e amigos do artista.

Sessão de 04 de agosto de 2014 até 29 de setembro de 2014:

Anthony Arrobo – Equador – Artista Visual

Anthony Arrobo é um artista visual multimídia natural do Equador. Em suas obras, ele utiliza materiais diversos, como tinta, grafite e até lágrimas humanas. Nas esculturas de Arrobo, tudo é natureza e cultura simultaneamente. As linhas indistintas entre o real e o imaginário que estão presentes em seu trabalho, são uma forma de investigar manifestações culturais do mundo natural e, como tais, daquilo que é percebido e visto como influência em nossa interação com o ambiente. Para saber mais sobre o artista e seus trabalhos, acesse http://anthonyarrobovelez.wordpress.com/.

A parceria entre o Instituto Sacatar e a Fundação Bienal do Mercosul possibilitará a vinda deste artista.

Basir Mahmood – Paquistão – Vídeoartista

Basir Mahmood é um vídeoartista natural de Lahore, Paquistão. O projeto que ele tem interesse em desenvolver no Sacatar será uma extensão de sua prática no campo estético do documentário. Ele pretende observar pessoas, espaços públicos, objetos e histórias que encontrar no dia-a-dia na Bahia e, a partir daí, formar a perspectiva que usará em seu trabalho. Durante sua estada, Basir quer interagir com pessoas e fazer bons amigos. Conheça mais sobre Basir Mahmood e seus trabalhos em seu sitewww.basirmahmood.com.

A parceria entre o Instituto Sacatar e a VideoBrasil possibilitará a vinda deste artista.

Bel Falleiros – Brasil – Artista Visual

Bel Falleiros vem para a Bahia, através de parceria com o CCSP Centro Cultural de São Paulo, não apenas para participar da sessão de residência, mas para fazer dela uma plataforma de pesquisa, denominada ilha, seca, pedra e porto, que investigará algumas diferentes paisagens baianas, passando por cidades às margens do São Francisco, da Chapada Diamantina e finalmente desaguando na Baía de Todos os Santos, cruzando assim diferentes ambiências, que comporão no seu trabalho um peculiar retrato da Bahia. Para conhecer mais sobre a artista e suas obras, favor acessar http://belfalleiros.com/.

Dany Leriche e Jean-Michel Fickenger – França – Fotógrafos

Os fotógrafos franceses Dany Leriche e Jean-Michel Fickinger retornam ao Sacatar, cinco anos após a primeira sessão de residência de ambos no Instituto, para completar o projeto “Os Filhos e as Filhas dos Deuses”, iniciado na Bahia em 2009. Este projeto tem como objetivo desvendar a situação do Candomblé na Bahia e entender até que ponto ele é ameaçado por novas tecnologias de marketing e pela proliferação de outras igrejas. Nesta nova temporada em Itaparica, Dany e Jean-Michel conduzirão entrevistas em vídeo com Pais e Mães de santo e também filmarão evangélicos que pregam em estações de Salvador. “Com nossas fotos, queremos contribuir para a valorização da cultura espiritual africana e afro-brasileira e com a memória de seu patrimônio imaterial”, afirmam os artistas. Saiba mais sobre os residentes e seus trabalhos emwww.dljmf.org/home.html.

Ersi Sotiropoulos – Grécia – Escritora

Ersi Sotiropoulos é uma romancista e poeta da Grécia que retorna à Bahia após oito anos de sua primeira residência no Instituto Sacatar, em 2006. A escritora trabalhará em uma novela que abordará os pontos de convergência entre as culturas grega e baiana. Ersi pretende colaborar com a comunidade local, possivelmente com poetas ou pessoas interessadas em poesia, mas primeiro precisa descobrir maneiras --talvez através de poesia visual-- para superar as barreiras lingüísticas que encontrará. Interessados em colaborar com a residente podem entrar em contato através do e-mail info@sacatar.org ou do telefone 71 3631-1834.

Marielson Carvalho – Brasil – Escritor

Marielson Carvalho é escritor, professor e pesquisador de literatura e cultura, com projetos literários e acadêmicos de crítica cultural sobre identidades afro-brasileiras e africanas, especialmente sobre as relações simbólicas e materiais dessas referências em contexto baiano. Em sua temporada no Instituto Sacatar, ele pretende desenvolver um ensaio sobre o cantor e compositor Dorival Caymmi e Xavier Marques, escritor itaparicano e um dos imortais da Academia Brasileira de Letras, a partir de imagens, músicas, histórias e ambiências que ambos vivenciaram e recriaram do mar da Baía de Todos os Santos. A proposta é realizar este trabalho com a comunidade local em escolas e bibliotecas, divulgando através de palestras sobre a produção desses artistas e de mini-cursos de criação literária. Para saber mais sobre o artista e seus trabalhos, acessehttp://marielsoncarvalho.blogspot.com.br/.

A parceria entre o Instituto Sacatar e a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) possibilitará a vinda deste artista.

O Instituto Sacatar e seus programas

O Instituto Sacatar, localizado na ilha de Itaparica, é uma organização sem fins lucrativos que premia pessoas criativas e artistas de todas as idades, disciplinas e nacionalidades, oferecendo-lhes tempo e espaço para dedicarem a suas produções, de forma que possam trabalhar dentro do contexto cultural da Bahia. O programa do Sacatar fornece passagem aérea, estúdio, quarto e alimentação a artistas escolhidos através de concorridos processos seletivos.

A sede do Instituto Sacatar, situada à beira-mar, anteriormente era a casa de praia do Instituto Feminino da Bahia, de Henriqueta Catharino. Hoje, a propriedade conta com cinco suítes e sete estúdios. Destes, quatro são mais utilizados por artistas visuais, um por escritores e um por músicos e/ou compositores. Há ainda um estúdio para dança e/ou performance, que conta com um camarim e um palco para apresentações. Para agendar uma visita ao Sacatar e conhecer nossas instalações, favor entrar em contato por telefone ou e-mail.

O benefício da troca de experiências culturais através de uma residência internacional não pode ser subestimado. Para informações sobre como trabalhar com um artista residente do Sacatar, por favor, escreva para info@sacatar.org ou telefone para (71) 3631-1834 e pergunte sobre nosso programa ‘Sacatar Faz Amigos’. Para artistas brasileiros interessados em experiências internacionais, além dos programas que o Sacatar mantém (www.sacatar.org), há muitas oportunidades a pesquisar nas páginas da internet da Res Artis (www.resartis.org), Transartists (www.transartists.nl) e UNESCO/Aschberg (www.unesco.org/culture/aschberg).