Primeiras Estórias – João Guimarães Rosa



Baixar 24.67 Kb.
Encontro01.08.2016
Tamanho24.67 Kb.

conector reto 3

Primeiras Estórias – João Guimarães Rosa






Ensino Médio
Primeiras Estórias

João Guimarães Rosa



Competência(s) / Objetivo(s) de Aprendizagem:


Compreender Primeiras estórias como uma experiência com raízes regionais e, ao mesmo tempo, universais.

Apresentar as minúcias e o fascínio das pessoas, das plantas e dos animais que habitam o universo rural criado por João Guimarães Rosa.

Vivenciar o livro como uma fonte de lazer, educação e cultura.

Conteúdos:

Revolução da Linguagem.

João Guimarães Rosa.

O Sertão e o Mundo.

Literatura Brasileira: Da Prosa à Poesia.


Palavras Chave:


Primeiras Estórias; Raízes Regionais; Revolução da Linguagem; João Guimarães Rosa

Início de Conversa:


Primeiras estórias são causos mineiros transportados para o universo literário criado por João Guimarães Rosa.

Para Organizar o seu Trabalho e Saber Mais:

  • Nos links http://vestibular.uol.com.br/ultnot/livrosresumos/ult2755u42.jhtm e


http://vestibular.uol.com.br/ultnot/livrosresumos/ult2755u43.jhtm pode-se conferir um estudo sucinto sobre João Guimarães Rosa, bem como a análise do livro Primeiras estórias.

  • Em: http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/analises_completas/p/primeiras_estorias há um estudo sobre João Guimarães Rosa e uma apresentação do enredo acompanhada de uma síntese interpretativa.Vale a pena conferir.

  • Pesquise sobre O Modernismo brasileiro e a obra de João Guimarães Rosa acessando o link:

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/portugues/literatura_brasileira/autores/guimaraes_rosa

  • O livro Primeiras estórias pode ser lido na íntegra no link: http://maismac.kit.net/guimaraes_rosa_-_primeiras_estorias.pdf

  • O conto Famigerado recebeu ótima adaptação para o cinema. Para assisti-lo acesse o link http://www.portacurtas.com.br/filme.asp?Cod=5232

  • A terceira margem do rio, conto de João Guimarães Rosa que faz parte do livro Primeiras estórias, foi recriado por Caetano Veloso e Milton Nascimento. A canção, gravada no disco Circuladô, de Caetano veloso (1991), pode ser acessada em http://letras.terra.com.br/caetano-veloso/201521/



1ª Etapa: Aproximação do tema.


Introduza a aula escrevendo o nome da obra ser trabalhada: Primeiras estórias. Diga aos alunos que o livro é de João Guimarães Rosa. Pergunte o que esperam do título. Ouça alguns deles.

Em seguida, leia a definição de estória, fornecida pelo próprio autor em um dos prefácios do livro Tutameia:

A estória não quer ser história. A estória, em rigor, deve ser contra a História. A estória, à vezes, quer-se parecida anedota.”

Agora peça para os alunos para diferenciarem “estória” de “história” segundo a definição do autor mineiro.



Agora, leia o seguinte trecho, extraído de Grande Sertão: veredas, escrito pelo mesmo autor. Comente que nele, há uma definição da palavra “sertão”, lugar onde são ambientadas todas as histórias de Primeiras estórias. Pergunte aos alunos quais as impressões deles sobre esse lugar.

"O senhor tolere, isto é o sertão. Uns querem que não seja: que situado sertão é por os campos-gerais a fora a dentro, eles dizem, fim de rumo, terras altas, demais do Urucuia. Toleima. Para os de Corinto e do Curvelo, então, o aqui não é dito sertão? Ah, que tem maior! Lugar sertão se divulga: é onde os pastos carecem de fechos; onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristo Jesus, arredado do arrocho de autoridade. O Urucúia vem dos montões oestes. Mas, hoje, que na beira dele, tudo dá - fazendões de fazendas, almargem de vargens de bom render, as vazantes; culturas que vão de mata em mata, madeiras de grossura, até ainda virgens dessas lá há. O gerais corre em volta. Esses gerais são sem tamanho. Enfim, cada um o que quer aprova, o senhor sabe: pão ou pães, é questão de opiniões... O sertão está em toda a parte."

2ª Etapa: Aproximação do tema.


No link sugerido no item 6 de “Para organizar seu trabalho” há uma versão de Caetano Veloso do conto A terceira margem do rio, que faz parte do livro Primeiras estórias. Apresente-a aos alunos e solicite que digam o que entenderam da letra da canção. Peça para escreverem e, em seguida, para lerem as observações realizadas.

3ª Etapa: Aproximação do autor.


Agora, divida a classe em grupos e solicite uma pesquisa sobre Guimarães Rosa e o Modernismo brasileiro. Para tanto, direcione os alunos para o link sugerido no item 3 de “Para organizar seu trabalho”. Nesse link, peça para que pesquisem:

  • A obra de Guimarães Rosa

  • O sertão e o mundo

  • Revolução na linguagem

  • Trânsito livre da prosa à poesia

  • A musicalidade na obra de João Guimarães Rosa

  • O papel de João Guimarães Rosa na literatura brasileira

Após a pesquisa, peça para os alunos apresentarem os resultados em sala de aula.

4ª Etapa: Leitura do livro.


Acesse o item 4 de “Para organizar seu trabalho” e inicie a leitura dos contos junto com seus alunos. O livro se compõe de 21 histórias. Se houver tempo, faça a leitura conjuntamente com os alunos em sala de aula. Os contos são curtos, as histórias, dinâmicas e, com exceção de O espelho, cuja personagem é mais introspectiva, há muita ação em todas elas. Aproveite esse momento para interpretar as falas das personagens cuidando para ambientalizar adequadamente as histórias. O link sugerido no item 5 de “Para organizar seu trabalho” permite acesso ao filme Famigerado. Por meio dele, podemos ter uma idéia precisa sobre o sertão e as personagens de João Guimarães Rosa. Esse filme pode, então, servir como modelo para as leituras interpretativas em sala de aula.

5ª Etapa: Análise dos contos.


Essa etapa pode ser realizada em simultaneidade com a anterior. Ou seja, após a leitura (ou concomitantemente a ela) os alunos podem ir lançando suas hipóteses sobre enredo, personagens, ações e verificando se a leitura dos contos embasam as interpretações realizadas por eles. Para auxiliá-los nessa parte, pode-se direcioná-los para o link sugerido no item 2 de “para organizar seu trabalho.”

6ª Etapa: Sugestão de atividades.


Atividade 1

Terminada a leitura da obra, divida a classe em grupos e solicite que escolham alguns contos para serem filmados. É importante os alunos convidarem s próprios colegas para viverem as personagens de João Guimarães Rosa. É um trabalho em que eles, além de se divertirem, aprendem sobre a moral, os costumes e as maneiras de agir do homem do sertão.

Marque 1 dia para a apresentação dos contos na escola.

Atividade 2

Finalizada a leitura do livro, peça para os alunos escolherem 1 conto a ser transformado em canção. Peça para escreverem a letra e criarem a melodia.

Marque 1 dia para apresentação na escola.




Idealização e Edição Final NET EDUCAÇÃO |conector reto 10 Plano de aula: Primeiras Estórias. Profa. Ms. Evaneide Nóbrega de Albuquerque.



©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal