Primeiro nome a participar da edição 2008 da iniciativa é a artista Elaine Tedesco, que produzirá, de 19 a 22 agosto, gravuras na prensa que pertenceu a Iberê Camargo



Baixar 8.82 Kb.
Encontro26.07.2016
Tamanho8.82 Kb.



Fundação Iberê Camargo promove primeira edição do programa Artista convidado do Ateliê de Gravura após inauguração de nova sede

Primeiro nome a participar da edição 2008 da iniciativa é a artista Elaine Tedesco, que produzirá, de 19 a 22 agosto, gravuras na prensa que pertenceu a Iberê Camargo. Elaine também conversa com o público sobre sua vida e obra em palestra no dia 21, às 18h30, no auditório da Fundação.

Uma das mais reconhecidas iniciativas desenvolvidas pela Fundação Iberê Camargo ao longo de quase uma década, o programa Artista Convidado do Ateliê de Gravura volta à atividade em sua primeira edição após a abertura da nova sede da FIC, em maio passado. A iniciativa traz artistas de renome nacional e internacional para produzirem gravuras na prensa alemã Breisch e Rau, fabricada em 1969, que acompanhou Iberê Camargo desde os anos 70, quando ainda trabalhava no ateliê no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro. A artista escolhida para participar do programa, de 19 a 22 de agosto, é Elaine Tedesco, que permanecerá o período trabalhando ao lado do artista plástico Eduardo Haesbaert, coordenador do projeto, no novo ateliê instalado no prédio desenhado pelo arquiteto português Álvaro Siza. No dia 21, às 18h30min, Elaine também conversa com o público sobre sua vida e obra no Auditório da Fundação. Oentrada é gratuita.


Com ampla produção em fotografia e instalações, área de atuação da artista, esta será uma das primeiras experiências de Elaine no território da gravura, que no ano passado já havia registrado o antigo Ateliê que pertenceu a Iberê Camargo em obras exclusivas para a LUGARES, revista digital de arte da Fundação. Agora, inspirada em sua série de obras em fotografia intitulada Guaritas, onde registrou as construções espalhadas pelas ruas de diversas cidades, Elaine preparou esboços em desenho, que virarão obra gravada na prensa de Iberê.
Mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a produção artística de Elaine é resultado de longos processos de vivência e observação em cenários interiores ou exteriores, que muitas vezes se desdobram também em objetos e instalações. Escolhida pelo curador-geral da 52ª edição da Bienal de Arte de Veneza, Robert Storr, para integrar a mostra de 2007, a artista tem 30 exposições coletivas e monográficas em seu currículo.

Programa Artista Convidado do Ateliê de Gravuras
Desde a criação do projeto, em 1999, o ateliê de Iberê Camargo já recebeu 56 artistas convidados e reuniu um acervo de 129 gravuras produzido por grandes nomes da arte contemporânea brasileira. Durante cinco dias da semana, o artista convidado recebe do coordenador do projeto, Eduardo Haesbaert, suporte e apoio técnico para a produção de gravuras em metal.

Eduardo é profundo conhecedor da técnica de gravação e impressão e foi o braço direito de Iberê durante os últimos quatro anos de produção no ateliê de gravuras do artista, no bairro Nonoai, em Porto Alegre. Das matrizes produzidas, são realizadas 60 cópias. A metade da tiragem permanece com o artista convidado e a outra passa a integrar a coleção de gravuras da Fundação Iberê Camargo.


Confira alguns artistas que já participaram do programa
Álvaro Siza, Amilcar de Castro, Anna Bella Geiger, Anna Letycia, Antonio Dias, Arthur Piza, Alex Flemming, Cabelo, Caetano Almeida, Carlito Carvalhosa, Carlos Martins, Carlos Pasquetti, Carlos Vergara, Carlos Zílio, Carmela Gross, Cláudio Mubarac, Daniel Senise, Darel Valença Lins, Eduardo Costa, Eduardo Sued, Elisa Bracher, Evandro Carlos Jardim, Fábio Miguez, José Resende, Juliano de Moraes, Karin Lambrecht, Laura Andreato, Leon Ferrari, Lia Menna Barreto, Lucia Koch, Luis Carlos Felizardo, Mauricio Guillen, Mauro Fuke, Marco Buti, Marco Maggi, Mario Carneiro, Miguel Rio Branco, Nelson Leiner, Nelson Felix, Paulo Brusky, Paulo Pasta, Regina Silveira, Ricardo Basbaum, Rochelle Costi, Siron Franco, Tomie Ohtake, Vera Chaves Barcellos, Waltercio Caldas, Xico Stockinger, Mariannita Luzzati e Marco Buti.

Porto Alegre, 19 de agosto de 2008.



www.iberecamargo.org.br



Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal