Princípios da Organização do Sistema de Ensino Brasileiro conforme ldb/96



Baixar 12.27 Kb.
Encontro05.08.2016
Tamanho12.27 Kb.
Princípios da Organização do Sistema de Ensino Brasileiro conforme LDB/96.

Pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/96),vários sistemas de ensino terão liberdade de organização, mas sempre nos termos da lei.

Quanto às competências, assim define a LDB vigente:


  1. A união compete autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de ensino superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino;

  2. Aos Estados e ao Distrito Federal compete organizar, manter e desenvolver os órgãos de ensino bem como: autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação básica e superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino;

  3. Aos municípios compete organizar, manter e desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, bem como baixar normas complementares a autorizar, credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

A proposta da LDB esta em função de um objetivo maior: a educação básica para cidadania que se efetiva pelo Ensino Fundamental e o Ensino Médio, a partir da escala de objetivos educacionais democráticos, conforme art. 32. Enfim regulamenta a educação escolar nacional.



A importância de temas transversais na formação de cidadãos.
Influencia a definição de objetivos educacionais e orienta eticamente as questões epistemológicas mais gerais das áreas, seus conteúdos e, mesmo, as orientações didáticas.

Uma transformação de pratica pedagógica, pois rompem à limitação da atuação dos professores as atividades formais e amplia a sua responsabilidade com a formação dos alunos, alem de abranger toda pratica educativa que abarca relações entre professores e alunos e alunos com diversas comunidades escolar e social, a idéia central é interagir entre escola e o dia-a-dia dos alunos trazendo para escola praticas do dia-a-dia.




Revoluções tecnológicas
A evolução tecnológica é vista como grande vilã para muitos trabalhadores, pois assim estariam sendo substituídos por maquinários, na verdade estamos vivendo uma nova era em que temos que acompanhar o progresso do nosso país. O jamais será substituído podem ate não exercer determinada função mais terá que fazer a manutenção e manuseio das maquinas na verdade esse progresso serviu para abrir os olhos de muitos pois agora teremos motivos para estudar e acompanhar o crescimento do nosso país.


Financiamento da educação escolar
Bem se sabe que a constituição federal recebe bastante verba da população através de impostos pagos com vendas e aquisições de bens ou produtos, na maioria das vezes não conhecemos nossos direitos como cidadão. Alem de haver impostos Federais, Estaduais e Municipais, sendo que os impostos federais são partes deles enviados para o estado. Os impostos federais são: produtos industrializados, rural, importação, exportação e outros, onde 18% desses impostos são usados na manutenção e no desenvolvimento do ensino fundamental e no analfabetismo.

Com a educação tão escassa para onde vai todo esse dinheiro será que o governo não vê que o dinheiro roubado hoje será usado no futuro para manter presos em cadeias? Pois a ma educação que é dada hoje nos tornara nos bandidos de amanhã.

De nada adianta saber a quem procurar ou recorrer sobre o direito de saber para onde vai essa verba, pois nunca iremos encontrar o responsável.

Universidade castelo Branco

Pólo: Mangaratiba

Curso: biologia

Aluno (as): Joseane de Carvalho Lima/ 2008040188

Miguel Archanjo/

Mangaratiba, Junho de 2008.

Tema do trabalho: políticas públicas e organização da educação brasileira;

Pólo: Mangaratiba;

Curso: biologia;



Aluno (as): Joseane de Carvalho Lima/ 2008040188;

Miguel Archanjo/ .


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal