Produtos e serviços de uma assessoria de imprensa



Baixar 10.33 Kb.
Encontro25.10.2019
Tamanho10.33 Kb.
DUARTE, Jorge (org). Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia. In:_. Produtos e serviços de uma assessoria de imprensa. São Paulo: Editora Atlas S. A., 4ª, 2011. 14, p. 254-273.

Rainara Abreu Moraes Pereira 1

Neste capítulo, o autor expõem um conjunto de diversos produtos e serviços que são utilizados e adaptados de forma estratégica para ajudar na organização, e fazer com que o assessorado consiga atingir seus objetivos. Um dos serviços é a análise do noticiário, que segundo o autor é uma avaliação das notícias (sobre o assessorado/organização) veiculadas na mídia, analise que permite identificar resultados, riscos e nova oportunidades. Outro serviço é o apoio a eventos, onde o assessor deve ajudar no planejamento, orientando conforme os interesses dos veículos. Além do evento, existe o apoio a outras áreas por mais que o assessor tenha uma atuação específica, é importante que o planejamento de comunicação da organização assessorada tenha atuação e envolvimento com todas as demais áreas.

O atendimento à imprensa é um serviço do assessor que exige responsabilidade em garantir um bom relacionamento com os veículos, uma vez que isto gera boa vontade dos jornalistas em manter o assessorado em foco na mídia. E um investimento no bom relacionamento com a mídia é o serviço de media training onde o assessor pode ensinar ao assessorado como aproveitar melhor as oportunidades de exposição, conseguindo melhores resultados. E ainda na construção do bom relacionamento, o autor aponta os brindes como uma forma de agradar os jornalistas e mantê-los perto, é importante que se tenha cuidado e ofereça brindes promocionais da empresa, como cadernos e canetas, nada de muito valor, para que não seja entendido como compra. A auditoria de mídia é um serviço que tem o objetivo de identificar o posicionamento da imprensa sobre a organização, o que permite ao assessor ter uma noção ampla de como o assessorado é visto nos noticiários.



O autor aborda ainda os serviços de apoio ao assessor no relacionamento com a imprensa, são eles o clipping, mailing, press kit e release. O clipping consite em um serviço que clipa diariamente tudo o que é falado sobre o assessorado, formando assim um registro das atividades da empesa e avaliação da assessoria; o mailing é a lista de jornalistas e veículos que interessam a organização e deve ser sempre atualizado; o press kit é um conjunto de materiais que é entregue como apoio para os jornalistas durante uma cobertura com informações sobre o assunto e o release é o material informativo com um formato jornalístico que serve para servir de sugestão de pauta ou informação aos veículos e apresenta o assunto com o ponto de vista da organização.

E existem serviços de orientação à equipe, como o jornal mural que serve para informação do público interno, um espaço informativo em murais com os recortes de notícias sobre a empresa, outro serviço é os manuais, estes uniformizam procedimentos, dando identidade a organização e orienta a equipe, assim como a circulação da informação e para informação externa, o autor aponta as visitas dirigidas, uma forma de aproximar os jornalistas e a organização assessorada, as visitas estimulam o acesso ao assessorado aumentando o conhecimento sobre este e permite familiarizar os jornalistas com a realidade da organização.


1 Graduanda do 7º período do curso de Comunicação Social/Rádio e TV da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)



Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal