Prof. Ivo da costa do rosário frase: problemas de construção mais freqüentes1



Baixar 40.18 Kb.
Encontro20.07.2016
Tamanho40.18 Kb.
ISAT – INSTITUTO ANÍSIO TEIXEIRA

PROF. IVO DA COSTA DO ROSÁRIO


FRASE: problemas de construção mais freqüentes1
1. Frase fragmentada: “caracteriza-se pela interrupção na seqüenciação de elementos sintáticos de uma oração mediante o emprego de pontuação inadequada”. (Bastos, Neves e Pereira, 1994, p.46)
a) “O discurso lúdico é, geralmente, mais utilizado na literatura. Pois, é mais democrático, gerando alto grau de polissemia e reversibilidade.”
Reformulação do fragmento:
“O discurso lúdico é, geralmente, mais utilizado nas artes literárias, pois é mais democrático, gerando alto grau de polissemia e reversibilidade”.
b) Ele pediu transferência para um colégio de quinta categoria. Esperando garantir sua aprovação.
c) A outra causa é o poder do crime organizado nas favelas do Rio. Onde o tráfico de drogas e armas aumenta a criminalidade.
d) Por outro lado, havia candidatos que acreditavam em uma reestruturação da Polícia Civil e Militar. Prometendo investir grandes quantias em equipamentos.
2. Frase incompleta: “incompletude de elemento sintático e de informação semântica, necessários tanto à compreensão da construção quanto à sua contribuição de sentido no texto” (Bastos, Neves e Pereira, 1994, p.48)
a) “O público em geral satisfeito com uma programação em que a violência impera e a realidade dos fatos está bem próxima à sua realidade, como se tudo isso aliviasse suas apreensões, seus medos”.
Reformulação do fragmento:
“O público em geral fica satisfeito com uma programação em que a violência impera e a realidade dos fatos está bem próxima à sua realidade, como se tudo isso aliviasse suas apreensões, seus medos.”
b) Na educação a multimídia vem também revolucionando os critérios de educação. Escolas inteiras estão se informatizando e substituindo, em certos casos, os mestres por computadores. Estes com ligações para várias universidades, escolas, museus, bibliotecas, teatros de diversos lugares do mundo.
3. Falta de paralelismo sintático: “caracteriza-se pela presença de unidades de informação simétricas (idéias semelhantes), redigidas em formas gramaticais diferentes”. (Bastos, Neves e Pereira, 1994, p. 50)
a) “Com a crescente dificuldade de se ingressar no mercado de trabalho, a tendência é que apenas os que têm algum tipo de apadrinhamento ou competentes consigam um bom emprego”.
Reformulação do fragmento:
“Com a crescente dificuldade de se ingressar no mercado de trabalho, a tendência é que apenas os apadrinhados ou os competentes consigam um bom emprego."
b) O professor mandou o aluno fechar o livro e que pegasse uma folha de papel.
c) Não saí de casa por estar chovendo e porque era ponto facultativo.
d) O computador vem facilitando a vida do usuário no dia-a-dia, permitindo otimizar tempo em filas de bancos, reservas de passagens aéreas e fazendo cálculos estruturais e científicos.
4. Falta de paralelismo semântico: “presença de paralelismo gramatical, sem que haja correspondência nas relações de sentido”. (Bastos, Neves e Pereira, 1994, p. 51)
a) Paulo é cordial e alfaiate.
Reformulação do fragmento
Paulo é um alfaiate cordial.
b) Há uma grande diferença entre os candidatos a matrículas e as vagas nas escolas.
c) Ela admirava muito os franceses, os espanhóis, os ingleses e a porcelana chinesa.


5. Construção com subordinação excessiva
“Uma das principais conseqüências geradas por essa indefinição é a desinformação que acaba atingindo vários segmentos da sociedade. Logicamente, um dos segmentos a ser atingido é o dos estudantes que estão se preparando para fazer o vestibular, e que têm uma idéia vaga do que seja realmente Desenho Industrial, e com que trabalha, sendo assim muitos acabam escolhendo profissões que atuam em áreas similares, ocorrendo pouca procura deste curso nas universidades.”
Reformulação do fragmento:
Uma das principais conseqüências geradas por essa definição é a desinformação que afeta vários setores da sociedade. Logicamente, um dos segmentos a ser atingido é o dos vestibulandos: devido a uma vaga idéia do que seja realmente Desenho Industrial e com que trabalha, muitos acabam escolhendo profissões em áreas similares. Conseqüentemente, ocorre pouca procura por este curso nas universidades.

6. Construção com coordenação excessiva
“Todo adolescente deveria ser agrupado para efeito de psicoterapia, por várias razões. Entre elas o fato dos adolescentes agruparem-se naturalmente e essa tendência relaciona-se com o fato de se sentirem menos expostos à criticas e a necessidade psicológica de discriminarem-se dos adultos, os adolescentes confiam mais na opinião de seus pares do que nos conceitos dos mais velhos, a convivência com pessoas do sexo oposto o que lhes permite um aprendizado do que é o outro e assim desenvolvem sentimentos de solidariedade e respeito e, finalmente, o fato de que o sentimento de 'vergonha' por ter problemas se diluem no confronto com outros adolescentes que também os possuem.”
Reformulação do fragmento:
“Os adolescentes deveriam fazer psicoterapia em grupo, por várias razões, entre elas o fato de se agruparem naturalmente. Esta tendência relaciona-se ao fato de se sentirem menos expostos a críticas e à necessidade psicológica de diferenciarem-se dos adultos. Os adolescentes confiam mais na opinião de seus pares do que nos conceitos dos mais velhos. A convivência com pessoas do sexo oposto também lhes permite o aprendizado do que é o outro. Assim eles desenvolvem sentimentos de solidariedade e respeito. Além disso, a sensação de constrangimento por terem problemas se dilui no contato com outros adolescentes que também os possuem.”

7. Construção truncada: “caracteriza-se pela manifestação de problemas nas relações estabelecidas entre as unidades de informação. As pistas dos problemas encontram-se, muitas vezes, nos elementos de coesão utilizados.” (Bastos, Neves e Pereira, 1994, p. 53)
“O fato é que sendo o objeto da publicidade mexer com o interesse das pessoas, torna esse ramo muito delicado.”
Reformulação do fragmento:
“A publicidade é um ramo muito delicado porque mexe com o interesse das pessoas.”
"Como a publicidade mexe com o interesse das pessoas, é um ramo muito delicado".
8. Construção com encaixe: “prejuízo à legibilidade em função de inserção de estruturas explicativas e de elementos circunstanciais que interferem na ordem dos elementos (simples ou complexos) da oração.” (Bastos, Neves e Pereira, 1994, p. 55).
“O Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro oferece à comunidade carente atendimento psicológico a preços acessíveis (o valor cobrado é calculado com base na renda familiar ou individual) através do SPA (Serviço de Psicologia Aplicada) localizado no campus da Universidade, na Gávea.”
Reformulação do fragmento:
“O Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro oferece à comunidade carente atendimento psicológico a preços acessíveis, calculados com base na renda familiar ou individual do paciente. Este serviço é oferecido pelo Serviço de Psicologia Aplicada (SPA), localizado no campus da universidade, na Gávea”.
9. Construção com citação:
“A fusão não sadia [entre Marketing e o Desenho Industrial] leva a perda de tempo e dinheiro. Um exemplo recente foi a ressurreição do Fusca, com seu design ultrapassado e o preço 'impopular'. Este empreendimento foi um fracasso. A Volkswagen amargou um grande prejuízo; os fuscas encalharam nas concessionárias. Este tipo de fusão também pode ser enganosa: fazer o usuário acreditar que está comprando um produto bem resolvido quando na realidade não é.
'Olhe à sua volta você verá o que o design medíocre criou ou o que a ausência de design deixou de realizar.' Revista Design Interiores
Aos poucos a sociedade brasileira vai se recuperando do susto da 'explosão' do design nas suas mais diversas formas, aprendendo a diferenciar e ser rigoroso ao consumir determinado produto.”
Reformulação do fragmento:
“A fusão não sadia [entre Marketing e o Desenho Industrial) leva à perda de tempo e dinheiro. Um exemplo recente foi a ressurreição do Fusca, com seu design ultrapassado e preço impopular. Este empreendimento foi um fracasso. A Volkswagen amargou um grande prejuízo; os fuscas encalharam nas concessionárias. Este tipo de fusão pode, portanto, ser enganosa: fazer o usuário acreditar que está comprando um produto bem resolvido quando na realidade não é.

Aos poucos a sociedade brasileira vai se recuperando do susto da 'explosão' do design nas suas mais diversas formas, aprendendo a diferenciar e ser rigoroso ao consumir determinado produto. A situação é vislumbrada pela Revista Design Interiores: ‘Olhe à sua volta e você verá o que o design medíocre criou ou o que a ausência de design deixou de realizar’. (Revista Design Interiores, v., n., 1993, p.)”



10. Erros de comparação
a) O salário de um professor é mais baixo que um médico.
b) A atitude de um gato em relação a seu dono não se compara a um cachorro.
c) O gosto da pitanga é diferente do morango.

11. Ambigüidade
Uma frase, ou parte de uma frase, é considerada ambígua quando apresenta mais de um significado. Às vezes, é possível desfazer a ambigüidade analisando o contexto. Mesmo nesses casos, contudo, deve-se procurar resolver o problema. Tipos de ambigüidade:



  1. Ambigüidade devido à posição do adjunto adverbial:

Vacas que comem junco freqüentemente ficam doentes.


Correção:
• Vacas que freqüentemente comem junco ficam doentes.

• Vacas que comem junco ficam doentes freqüentemente.





  1. Ambigüidade nas orações adjetivas:

Roubaram a cadeira do gabinete em que eu costumava trabalhar.


Correção:
• Roubaram a cadeira do gabinete no qual eu costumava trabalhar.

• Roubaram a cadeira do gabinete na qual eu costumava trabalhar.


Roubaram a cadeira da sala em que eu costumava trabalhar.
Correção:
• Roubaram a cadeira de trabalho de minha sala.

• Roubaram a cadeira de minha sala de trabalho.





  1. Ambigüidade com orações reduzidas:

Pendurado no galho mais alto da goiabeira, o menino avistou um ninho de marimbondos.


Correção:
• O menino, que estava pendurado no galho mais alto da goiabeira, avistou um ninho de marimbondos.

• O menino avistou um ninho de marimbondos que estava pendurado no galho mais alto da goiabeira.



d) Ambigüidade no antecedente dos pronomes:
Jorge disse a seu irmão que ele não ia ganhar um cavalo naquele Natal.
Correção:
• Jorge disse a seu irmão: "Não vou ganhar um cavalo neste Natal".

• Jorge disse a seu irmão: "Você não vai ganhar um cavalo neste natal".

• Jorge, ao saber que não ia ganhar um cavalo naquele Natal, contou tudo a seu irmão.

• Jorge, ao saber que o irmão não ia ganhar um cavalo naquele Natal, contou tudo ao mesmo.

• Jorge disse a seu irmão que ele (Jorge) não ia ganhar um cavalo naquele Natal.

• Jorge disse a seu irmão que ele (o irmão) não ia ganhar um cavalo naquele Natal.



EXERCÍCIOS
1. Nos seguintes períodos há excesso de orações subordinadas, do que resultam enfadonhas repetições de "quês"; altere a estrutura das expressões condenáveis, substituindo, sempre que possível:
a) as orações desenvolvidas adverbiais por adjuntos ou reduzidas equivalentes;

b) as substantivas desenvolvidas por substantivas ou reduzidas de infinitivo;

c) as adjetivas por adjetivos, locuções adjetivas ou apostos.
Em seguida, dosando equilibradamente essas variantes, dê a cada período a estrutura que lhe pareça mais satisfatória:
I. Quando chegaram, pediram-me que devolvesse o livro que me fora emprestado por ocasião dos exames que se realizaram no fim do ano que passou.

II. Solicitei-lhe que repetisse o recado que me transmitia por telefone, mas ele desligou sem que me desse maiores explicações.

III. Espero que me respondas a fim de que se esclareçam as dúvidas que dizem respeito ao assunto que está sendo discutido.

IV. É indispensável que se conheça o critério que se adotou para que sejam corrigidas as provas que se realizaram ontem, a fim de que se tomem providências que forem julgadas necessárias.

V. Urge que se ultime o inquérito que se instaurou para que se apliquem aos culpados as penalidades que a lei impõe.

VI. Camões, que é o autor do maior poema épico que já se escreveu em língua portuguesa, deixou também uma série de sonetos que são considerados como obras-primas no gênero.

VII. O diretor determinou que a prova fosse adiada até que se apurassem as irregularidades que o inspetor denunciara.

VIII. Muitos candidatos revelaram que desconheciam totalmente a matéria que constava dos programas que foram organizados pela banca que os examinava.


IX Convém que recapitulemos toda a matéria que foi dada no primeiro semestre e que o professor disse que incluirá na prova que se realizará no mês que vem.

2. Identifique os problemas de construção das frases a seguir e os corrija:


a) Os bicheiros estão sendo acusados por vários crimes: seqüestros, assaltar bancos, roubos de carros, corromper policiais e distribuir entorpecentes.

b) A miséria nas grandes cidades é cada vez maior. O que faz com que as pessoas fiquem desesperadas. Cometendo pequenos furtos para garantir a subsistência.

c) As amostras dos tubos que sofreram danos durante o armazenamento já estão no laboratório.

d) Em público, ele demonstra insociabilidade, ser irritável, desconfiança e insegurança.

e) Este método ditador e antidemocrático pretende mudar a educação no país, onde as falhas começam na pré-escola e invadem o segundo grau.

f) Os reitores, com medo de o governo utilizar-se desta medida de forma autoritária, criando uma ditadura do ensino.

g) Durante nossa visita, visitamos as plataformas, os laboratórios e o supervisor geral.

h) Escolheu o secretário aparentando calma.

i) Esta medida provisória é uma excelente arma, encontrada pelo governo, para atacar de frente o problema da educação. Que afeta os setores do país, impedindo que haja o seu desenvolvimento.

j) O impacto dos filmes americanos sobre o público brasileiro é muito maior que o cinema americano sobre o público americano.



1 BASTOS, NEVES & PEREIRA. A frase na construção das unidades de informação no texto. In: Técnicas de Produção e Edição de texto. PUC-RJ, 1994. p. 40-71.


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal