Professor: joão gualberto



Baixar 8.09 Kb.
Encontro06.08.2016
Tamanho8.09 Kb.


GABARITO COMENTADO DE HISTÓRIA

4a UNIDADE

PROFESSOR: JOÃO GUALBERTO

Data: 02/09/11

01. Na Idade Média a Igreja Católica foi a instituição mais poderosa exercendo o poder religioso e o poder político.


Resposta: à preponderância ideológica do Catolicismo, aliada ao controle exercido pela Igreja sobre as demais instituições e à sua riqueza material.

02. O colonato surgiu no declínio do Império Romano e mais tarde deu origem a servidão.


Resposta: a concretização do colonato como relação de trabalho e de dependência, que deu origem às relações de servidão.

03. O texto aborda o juramento de lealdade do vassalo ao suserano com a promessa de defendê-lo em caso de conflitos.


Resposta: ao cerimonial de homenagem acompanhado da concessão do feudo, ocasião em que o vassalo jurava lealdade ao suserano, comprometendo-se a defendê-lo e acompanhá-lo nas guerras.

04. A unidade produtora do sistema era o feudo onde se produzia o necessário à sobrevivência.


Resposta: econômicas se constituíam como modo de produção, tendo como unidade produtora o território que compunha a totalidade de cada feudo.

05. Mesmo com todo controle exercido pela Igreja foi impossível conter as heresias e a produção textual que confrontava a Igreja.


Resposta: a heresia se apresentava não só sob o aspecto de cultos dissidentes, mas também através do conteúdo de textos contrários à ortodoxia.

06. Já durante as Cruzadas houve grande intercâmbio cultural entre Ocidente e Oriente.


Resposta: o contato com a civilização muçulmana na Baixa Idade Media contribuiu para a renovação comercial e cultural do Ocidente.

07. Os atentados de 11 de setembro demonizaram a visão que o Ocidente tem do Oriente muçulmano, reforçando o preconceito.


Resposta: os atentados de 11/09/2011 contribuíram para o Ocidente associar genericamente o terrorismo aos árabes islâmicos, demonstrando uma postura preconceituosa.

08. Um desses valores foi o comitatus que era relação de lealdade pessoal entre os guerreiros e seus reis, nos povos germânicos.


Resposta: foram construídos a partir da fusão de diferentes valores e práticas de origem romana e dos povos germânicos.

09. Foi no Império de Carlos Magno que se incrementaram as relações de enfeudalização.


Resposta: a formação do Feudalismo, através da concessão de benefícios que fortaleciam o poder local ao estabelecer uma rede de proteção e favores, embora durante o seu reinado o poder esteve centralizado em “suas mãos”.

10. A partir de meados do século VII, os califas levaram o islamismo a uma expansão territorial, militar e religiosa, passando pelo Oriente Médio, norte da África, chegando até a Península Ibérica na Europa. Tal expansão se enquadrava nos princípios do islamismo.


Resposta: pela expansão territorial e militar do islamismo da qual a conquista da península ibérica é um exemplo, uma vez que os princípios islâmicos pregam a necessária difusão de suas crenças.

11.

12.

13.

14.

15.





Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal