Professora : edileusa gomes da fonseca



Baixar 25.33 Kb.
Encontro28.07.2016
Tamanho25.33 Kb.

EMEMI PROF ZILTON BICUDO


PROJETOS 2014

PROFESSORA :EDILEUSA GOMES DA FONSECA

TURMA :FASE 2

PERÍODO: MANHÃ

ASSUNTO: SUPER-HERÓIS

Projeto: “PEQUENOS SUPER-HERÓIS”



JUSTIFICATIVA: Tudo começou no baile de carnaval, quando enviamos o bilhete para que as crianças pudessem vir fantasiadas, a maioria das minhas crianças vieram de super-heróis, tinha máscaras, capa e até um escudo, um era o BATMAN, HOMEN-ARANHA e até o CAPITÃO-AMÉRICA, mas fora o dia do baile eles estão sempre brincando e imitando os super-heróis, vendo a empolgação deles quando conversávamos para saber qual é o que eles mais gostam, ficou evidente que seria um tema interessante para eles.

PROFª: SIMONE DE C. MANTOVANI

TURMA: FASE 2

PERÍODO: MANHÃ

ASSUNTO: “OVOS QUE COMEMOS” - Projeto: Quem botou o ovo?

JUSTIFICATIVA: Esse projeto foi escolhido a partir da leitura do livro “Quem botou o ovo?”, onde quem escolheu esse livro foi o Matheus quando estávamos na sala de leitura (Prô lê essa história para nós, é legal!!! - fala do Matheus). Então fiz a leitura para todas as crianças, onde questionaram e deram sugestões sobre quem havia botado o ovo, porém no final quando descobriram que foi o jacaré não aceitaram, pois diziam que jacaré não bota ovo. A partir daí foi uma grande polemica, quais animais botam ovos? Também brincando no parque a Sara achou uma semente de Jaca (fruta) e veio me dizer que tinha achado um ovo de passarinho. Mostrou para todas as crianças e a partir daí foi uma festa, todos foram procurar um ovinho igual da amiga. Então resolvi elaborar esse projeto e atender as expectativas das crianças, pois percebi que houve um grande interesse pelo grupo.

PROFESSOR RUBERNEY

FASE: 2

PERÍODO: MANHÃ



Projeto : “LUZES E SOMBRAS”

JUSTIFICATIVA: O tema deste projeto surgiu em uma narração de história que realizei para as crianças, para contar a história eu usei o teatro de sombras, e elas ficaram maravilhadas, começaram a perguntar o que era aquilo e como eu fazia para as sombras serem projetadas na tela. Ao final da história mostrei para as crianças a lanterna e os fantoches que eram projetados, elas gostaram muito.

Em outro momento conversei com as crianças e pedi que observassem suas sombras no parque, elas começaram a correr e observar suas sombras realizando diversos movimentos. Optei por trabalhar com esse tema, pois nos dá possibilidade de realizar varias experiências durante o desenvolvimento do projeto.

PROFª: TATIANE

FASE:MINI GRUPO 3

PERÍODO:TARDE

ASSUNTO: CONTOS DE FADAS


Projeto “Era uma vez...”

JUSTIFICATIVA: Através da observação da turminha durante o início do ano letivo, notei o interesse deles no momento da roda de histórias, narradas ou com o apoio do livro. A história “Chapeuzinho Vermelho” despertou ainda mais o interesse dos pequenos, mesmo para os que já conheciam. Todos se entusiasmaram durante a contação e recontação. A primeira vez, apresentei a história embasada no livro Clássicos, em outro momento, realizei a contação com avental e fantoches e por fim, apenas narrei a história, onde observei que se atentaram em todos momentos e algumas crianças tentavam narrar junto comigo, principalmente na parte em que a Chapeuzinho chega a casa da vovó e encontra o lobo na cama.

A partir deste fato, decidimos que conhecer com detalhes alguns contos de fadas seria válido para as crianças, pois além de ampliar o repertório de histórias e incentivar a imaginação, é um assunto que desperta o interesse deles.

PROFª: MARILUSI

FASE 1


PERÍODO:TARDE

ASSUNTO: MEIOS DE TRANSPORTE


JUSTIFICATIVA:O tema foi escolhido através da demonstração das crianças ao brincarem no canto do escritório, no jogo de faz de conta transformando a estrutura do canto em uma perua escolar, dando asas para a imaginação. O espaço ainda está em reformulação, dispondo apenas de uma mesa, um computador, um teclado, folhas e canetas. Todas as crianças se evolvem na brincadeira, fazendo do teclado um volante. Arrastam todas as cadeirinhas da sala, enfileirando uma a uma, como se fossem bancos de um transporte. Com todos sentados, a brincadeira fica por conta da criatividade e imaginação aflora. A interação é total e a brincadeira flui na representação dos fatos que ocorrem no dia a dia. Vale ressaltar que apenas três crianças da sala não utilizam o transporte escolar e justamente uma destas crianças que deu origem a brincadeira na sala.

PROFª: MARIA CRISTINA

TURMA: FASE 1

PERÍODO: TARDE

ASSUNTO: MÚSICA


Projeto :“Pela música viveremos sorrindo e brincando”.

JUSTIFICATIVA: A música está presente em todas as culturas nas mais diversas situações. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos. Vale ressaltar que a Lei nº 11.769/2008; alterou a LDB, tornando a Música, componente curricular da educação. Sendo assim, a Musicalidade fará parte do cotidiano de nossas crianças das mais variadas formas, sempre pautada em objetivos pedagógicos e prazerosos, desenvolvendo sensibilidades. Em relação a fase 1 que estou trabalhando observei que sempre tem um aluno cantando e os outros participam, por isso conclui que será muito interessante trabalhar musica porque devemos dar à criança oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando.

PROFª: MONIQUE

TURMA: FASE 1

PERÍODO: TARDE

ASSUNTO: CONTOS DE FADAS - Projeto: “Príncipes e Princesas”



JUSTIFICATIVA:O tema deste projeto foi desenvolvido a partir das observações elaboradas na sala: Durante as brincadeiras das crianças, observei que no canto de fantasias, usavam tecidos, roupas e acessórios para representar os personagens: príncipes e princesas e situações vivenciadas por eles. Percebi também que nos momentos de rodas de histórias, com a leitura de contos de fadas, que as crianças se identificavam com os personagens, muitas pediam para recontar as histórias, que após esse momento se sentiam estimuladas pelo enredo do conto, e brincando, dramatizavam, com gestos e falas imitando os personagens e algumas situações da história. Portanto percebendo o interesse da turma pelos Contos de fadas e personagens, achei necessário explorar as histórias, resgatando o interesse pelo mundo da fantasia.

GRUPO : BERÇÁRIO


EDUCADORAS: DARLENE, EDVÂNIA,RUTHE E THEREZINHA

PROJETO: “DESCOBRINDO O MUNDO ATRAVÉS DOS SENTIDOS “


JUSTIFICATIVA: Partindo da necessidade das crianças em conhecer/perceber o seu corpo e os sentidos, nosso projeto visa garantir essas descobertas tão importantes nesta fase do desenvolvimento infantil.

De maneira lúdica e significativa propondo diversas maneiras de exploração e assim, favorecer as suas novas descobertas.



GRUPO: MINI GRUPO I
EDUCADORAS: CLEUZA, LIDIA, SANDRA E SUELI
PROJETO : “BRINCANDO E APRENDENDO COM RECICLAGEM”
JUSTIFICATIVA: Sabemos que a criança aprende brincando e que o brinquedo é um recurso importante para construção de conhecimentos, e a educação infantil tem o compromisso de ensinar as crianças os cuidados com o meio ambiente e sua importância, dessa forma nosso projeto além de garantir essa aprendizagem também proporcionará momentos de construções de brinquedos com materiais reciclados que será bastante significativo para as crianças, brincar com brinquedos feitos com a participação deles.

GRUPO: MINI GRUPO II

EDUCADORAS: NILZA , PATRICIA, SIBELE E TANIA
PROJETO: “RESGATNDO BRINCADEIRAS ANTIGAS”
JUSTIFICATIVA: Sabendo que a Escola ocupa espaço privilegiado para aprendizagem e para a brincadeira, nosso projeto visa apresentar a nossas crianças brincadeiras antigas, as quais hoje por motivos de falta de tempo dos pais, o avanço da tecnologia, o aumento da violência e criminalidade, não é mais possível deixar as crianças brincarem nas ruas e nas praças que outrora era muito comum, pensando nestas características apresentaremos um leque de brincadeiras suas origens, garantindo a diversão da criançada oferecendo novas opções de brincadeiras e entretenimento e o mais legal brincar com brinquedos que serão construídos pela turminha.
Catálogo: novo -> internetfiles -> front
novo -> Carência lei nº 213/91, artigo 24 10 conceito
novo -> O setecentista acerca do ensino de linguas: o caso da lingua portuguesa no brasil
novo -> U niversidade de são paulo termo de cancelamento de agregado do iamspe
novo -> Termo de cancelamento de agregado do iamspe
novo -> ContribuiçÕes psicanalíticas acerca da posiçÃo subjetiva do adolescente na sua relaçÃo com o saber
novo -> Os ginásios vocacionais do estado de são paulo: a atualidade de um projeto ceifado pelo regime militar
novo -> Manual didático história do brasil curso superior de joão ribeiro: uma análise sob a perspectiva da organizaçÃo do trabalho didático
novo -> HistóRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA PROPOSTA CURRICULAR DE história de 5ª a 8ª SÉrie da rede oficial do estado de são paulo
novo -> Revisão de aprendizagem leia a questão com bastante atençÃo e responda.
front -> Ememi rosalina toso antônio projetos tema: Explorando o universo da musica infantil


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal