Programa de aulas pós graduaçÃO – 1º semestre 2015 Disciplina: Teoria e Crítica de Arte Contemporânea eha5728 Responsável: Profa. Dra



Baixar 33.93 Kb.
Encontro31.07.2016
Tamanho33.93 Kb.
Programa de AULAS PÓS GRADUAÇÃO – 1º SEMESTRE 2015

Disciplina: Teoria e Crítica de Arte Contemporânea EHA5728

Responsável: Profa. Dra. Cristina Freire

Horário: 4ª feiras, das 14h00 às 17h00 - Início: 11 de março de 2015

Local: Sala de aula no Gabinete de Papel – MAC Cidade Universitária e MAC Nova Sede

Seminário Internacional com Horacio Zabala 5-7 de maio diariamente, 14h00 - 17h00 - Auditório- MAC Ibirapuera( Nova Sede)


11 de março

Cristina Freire



Aula: Apresentação do curso

Contemporâneo e Moderno

Bibliografia

  1. BENJAMIN, Walter. Sobre o Conceito de História. In: ______. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1985. p. 222-232. (Obras Escolhidas, v.1).

  2. ______. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: ______. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1989. p. 103-149. (Obras Escolhidas, v.2).

  3. ______. Teoria do Conhecimento, Teoria do progresso In: Walter Benjamin Passagens. Bolle, Willi (org.). São Paulo: IMESP, 2006.p.499- 530





18 de março

Cristina Freire



Aula: Crítica Modernista x Arte Contemporânea


Bibliografia

  1. GREENBERG, Clement. Pintura Modernista. In: FERREIRA, Gloria (Org.). Clement Greenberg e o Debate Crítico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. p. 101-110.

  2. DANTO, Arthur. Introdução: moderno, pós-moderno e contemporâneo. In: _______. Após o Fim da Arte. A arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Edusp, 2006. p 3-21.






25 de março

Cristina Freire



Aula: Museu Experimental no Brasil – Walter Zanini e o MAC USP

Bibliografia

  1. ZANINI, Walter. Os museus e os novos meios de comunicação. In: FREIRE, Cristina (org.). Walter Zanini – Escrituras Críticas. São Paulo: Ed. Annablume, 2013, p. 123-127.

  2. FREIRE, Cristina. Os primeiros anos do Museu de Arte Contemporânea. In: FREIRE, Cristina (org.). Walter Zanini – Escrituras Críticas. São Paulo: Ed. Annablume, 2013, p. 23-46.





01 de abril
Cristina Freire

Aula: Marcel Duchamp – Teoria e Poética

Bibliografia

  1. ADES, Dawn. The Readymades and “Life on Credit”. In: ______. Marcel Duchamp. London: Thames and Hudson,1999. p. 146-171.




  1. DE DUVE, Thierry. La paradigme et la pelote. In: ______. Résonances du Readymade: Duchamp entre avant-garde et traditon. Nîmes: Editions J. Chambon, 1988. p. 53-57.




  1. DUCHAMP, Marcel. O Ato Criador. In: BATTCOCK, Gregory. A nova arte. São Paulo: Perspectiva, 2008. p. 71-74.





08 de abril

Cristina Freire



Aula: Performances, Exposição e Acervo

Bibliografia

  1. JONES, Amélia. “Presence” in Absentia: Experiencing Performance as Documentation. Art Journal, v. 56, n. 4, p. 11-18, Winter, 1997.




  1. GROYS, Boris. Art in the Age of Biopolitics: From Artwork to Art Documentation. In: ______. Art Power. Cambridge: MIT Press, 2008. p. 53-65.

  2. Auslander, Philip. The Performativity of Performance Documentation. In PAJ 84, v.28, n.3 (PAJ84), 2006. p.1-10.




15 de abril

Cristina Freire



Aula: Instalação, Exposição e Acervo

Bibliografia

  1. A Galeria como intervenção e Pósfacio. In: O’Doherthy, Brian. No interior do Cubo Branco. A ideologia do espaço da Arte. São Paulo, Martins Fontes, 2002, p. 101-138

  2. Laurenson, Pip. Authenticity, Change and Loss in the Conservation of Time-Based Media Installations. In: Tate PapersOnline Research Journal, 2006.

http://www.tate.org.uk/research/publications/tate-papers/authenticity-change-and-loss-conservation-time-based-media




22 de abril

Cristina Freire



Aula: Arquivo, Biblioteca e Acervo

Bibliografia

  1. Focault, Michel. O a priori histórico e o arquivo. In A Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997, p. 145-160.

  2. Groys, Boris. From Image to Image File and Back – Art in the age of digitalization. In Art Power. Cambridge: MIT Press, 2008, p. 81-91.

  3. Freire, Cristina. Artistas / Curadores / Arquivistas. Políticas de arquivo e a construção das memórias da arte contemporânea. In: Freire, Cristina; Longoni, Ana (org.) Conceitualismos do Sul / Sur. São Paulo: Annablume, 2009, p.13-23.





29 de abril

Cristina Freire



Aula: Conceitualismos Latino Americanos

Bibliografia

  1. Longoni, Ana; Freire, Cristina (org.) Conceitualismos do Sul / Sur. São Paulo: Annablume, 2009.

  2. Morais, Frederico. Reescrevendo a história de arte latino-americana. In: I Bienal do Mercosul. Porto Alegre, FBAAVM, 1997, p. 12-20. 




05 a 07 de maio

Horacio Zabala
MAC Ibirapuera

Aulas:

- 1º dia. Conceitualismo Latino-americano. Cristina Freire conversa com Horacio Zabala

- 2º dia – Marcel Duchamp: legado permanente Horacio Zabala

- 3º dia – Proposições artísticas conceituais dos anos 1970 ao presente. Horacio Zabala




Bibliografia

ZABALA, Horacio. El arte o el mundo por segunda vez. Rosario: Editorial de la Universidad Nacional de Rosario, 1997.


______________. Vademecum para artistas. Observaciones sobre el arte contemporâneo. Buenos Aires: Assunto Impreso Ediciones, 2009.
_______________. Marcel Duchamp y los restos del ready-made. Buenos Aires: Infinito, 2012.
Horacio Zabala desde 1972. Fernando Davis [et al]. Sáenz Peña: Universidad Nacional de Tres de Febrero, 2013.




13 de maio

MAC IBIRAPUERA NOVA SEDE




Aula: Visita / Aula na Exposição

Julio Plaza . Industria Poética


Bibliografia

Plaza, Julio. Mail Art: arte em sincronia. In: Ferreira, Gloria e Cotrim, Cecília (orgs.). Escritos de Artistas Anos 60/70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006. pag. 453-456.







20 de maio


Aula: Seminário 1 – Giorgio Agamben

Bibliografia

AGAMBEN, Giorgio. O que é o Contemporâneo? In: ______. O que é Contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2009. p.55-76.







27 de maio


Aula: Seminário 2 – Boris Groys

Bibliografia

  1. Groys, Boris. Camaradas do tempo. Caderno SESC-Videobrasil, São Paulo, n. 6, p. 119-127, 2010.

  2. _________. The logic of equal aesthetic rights. In: ________. Art Power. Cambridge: Mit Press, 2008. p. 13-22.

  3. _________. On the new. In: ________. Cambridge: Mit Press, 2008. p. 23-42.




03 de junho


Aula: Seminário 3 – Mignolo / Wallerstein

Bibliografia

  1. MIGNOLO, Walter. Espacios geográficos y localizaciones epistemológicas o la ratio entre la localización geográfica y la subalternización de conocimientos. Estudios: Revista de Investigaciones Literarias y Culturales. Caracas, v. 6, n. 11, jan. 1998.

  2. WALLERSTEIN, Immanuel. Como saber a verdade? O universalismo científico. In: _________. O universalismo europeu: a retórica do poder. São Paulo: Boitempo, 20



Dia 10 de Junho – FECHAMENTO DO CURSO






©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal