Programa de Culto para celebrar o Dia da Experiência do Coração Aquecido tema: o mundo é minha Paróquia Objetivos



Baixar 14.39 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho14.39 Kb.
Programa de Culto para celebrar o Dia da Experiência do Coração Aquecido

TEMA: O Mundo é minha Paróquia
Objetivos: Possibilitar às crianças e adultos participantes experiências que os levem a reconhecer que Deus usa seus seguidores de várias maneiras, em lugares diversos para que, assim como Wesley, muitos conheçam Jesus e que somos chamados a sermos pessoas cheias de amor, fé e dedicação a Deus e ao nosso próximo.
Ambientação: Mesa forrada com uma toalha, vaso com flores, Bíblia. Durante o ofertório serão colocados também na mesa folhetos, Bíblias e livros de histórias bíblicas que ao final do culto serão oferecidos ao Ministério de Expansão Missionária (estes materiais poderão ser adquiridos através de campanha, desenvolvida Ministério de Trabalho com Crianças através da ED e de outros Ministérios e Departamentos da Igreja com a devida antecedência).

CULTO

1. Adoração:

Leitura Bíblica: Salmo 134.1-3

Cântico: Meu louvor ( Fazendo Festa I)
2. Confissão

Leitura: Salmo 130.1-6a e 8 (alternado)

D - “Das profundezas clamo a ti, Senhor.

T - Escuta, Senhor, a minha voz, estejam abertos os teus ouvidos às minhas

súplicas.

D - Se observares, Senhor, iniqüidades, quem , Senhor, subsistirá ?

T - Contigo, porém, está o perdão, para que te temam.

D - Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda; eu espero na tua palavra.

T - A minha alma anseia pelo Senhor... É Ele quem redime a Israel de todas as

suas iniqüidades.”

Senhor! Ouve a nossa oração. Amém1


Cântico: Cada dia melhor (Evangelho, convite pra Paz)
3. Louvor

Ofertório: As crianças e demais participantes do culto levam à mesa folhetos e livros de histórias bíblicas, pedidos em campanha realizada Ministério de Trabalho com Crianças, para serem doados ao Ministério de Expansão Missionária. Explique que estes materiais são verdadeiros tesouros que serão doados e servirão de instrumentos para ensinar a Palavra de Deus a adultos e crianças que carecem da graça de Deus.
Cânticos

- O Amor Repartido (Canções para toda hora)

- Salmo 146 (Missão Aventura Possível)

- Nossa oferta (Todas as crianças são nossas crianças)


4. Edificação:

História: Wesley e o Movimento Metodista (usar Gravuras no retroprojetor) - Adaptado de Nós e as crianças nº15 e Pequena História de um Povo chamado Metodista de João Wesley Dornellas.
Há muitos e muitos anos atrás, nascia na Inglaterra, no ano de 1703, John Wesley. Seus pais, Suzana e Samuel se alegraram com a chegada deste menino. Wesley cresceu como todos os meninos de sua idade. Gostava de ler, estudar e brincar. Sua mãe o ensinou a ser educado e a respeitar as pessoas (fig.1).

Ao chegar à juventude, ingressou na Universidade de Oxford, uma das melhores da Inglaterra. Wesley se preocupou com os problemas de todas as pessoas, principalmente os pobres, presos e doentes. Junto com Carlos, seu irmão, e seus colegas, fundou na própria Universidade o “Clube Santo”, local onde podiam se reunir para orarem, conversarem e trocarem idéias sobre suas vidas e a sociedade em que viviam. Wesley e seus amigos eram muito “certinhos”; sendo assim foram chamados por seus colegas de “metodistas”, pois gostavam de tudo com muita organização. (fig. 2)

No dia 24 de maio de 1738, John Wesley foi com seus amigos até uma pequena igreja na rua Aldersgate para uma reunião. Chegando lá, quando alguém leu um texto sobre o livro de Romanos, algo diferente aconteceu. Wesley sentiu que seu coração batia mais forte, do que normalmente. Ele disse: “senti meu coração estranhamente aquecido”. Foi algo tão bom, que transformou sua vida. Ele sentiu que confiava em Cristo, somente em Cristo, para salvação. Passou a ter certeza de que Deus havia perdoado os seus pecados. (fig.3)

A partir daí, Wesley compreendeu que existiam muitas pessoas que precisavam de sua ajuda. Então começou a transmitir a todos, mensagens de fé e de amor a Deus. Fazia suas pregações pelas ruas, praças, fábricas e andava a cavalo e a pé, levando sua mensagem a muitos lugares.

Surge assim o movimento metodista que mais tarde passaria a se chamar Igreja Metodista. O Metodismo alcançou os Estados Unidos e assim foi atingindo todos os lugares do mundo, até chegar ao Brasil. (fig. 4)

Durante toda a vida Wesley confortou todos aqueles que sofriam e eram discriminados, trabalhando junto aos necessitados. Morreu bem velhinho, deixando à todas as pessoas do mundo seu exemplo de amor, fé e dedicação a Deus. Como diziam suas palavras: “O mundo é a minha paróquia”.(fig.5)


Mensagem: Lucas 6. 16-21

O primeiro sermão de Wesley ao ar livre foi baseado no texto em que Jesus afirma: “o Espírito Santo do Senhor está sobre mim...” Wesley sente o chamado de Deus, para levar a mensagem de salvação aos pobres, aos marginalizados, aos viciados, etc. Daí em diante, ele e seu irmão Carlos pregavam ao ar livre e muitas pessoas se convertiam ao ouvi-los.

O metodismo se espalhou, cresceu e ficou forte. Wesley dizia: “O mundo é minha paróquia”. Para falar de Jesus não era necessário estar em um templo, mas onde tivessem pessoas carecendo da graça de Deus.

5. Dedicação:

Cântico: Nos Passos de João Wesley - CD Aquecendo o Brasil – Louvor de Roda 2

(Enquanto as crianças cantam, um menino pequeno, caracterizado de John Wesley, entra montado em um cavalinho de pau e junta-se ao grupo).


6. Bênção Cantada


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal