Programa de ensino



Baixar 38.63 Kb.
Encontro20.07.2016
Tamanho38.63 Kb.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Centro de Comunicação e Expressão

Curso de Cinema
PROGRAMA DE ENSINO
Disciplina: Estudos culturais - CMA 5106 – 4 créditos - Sem. 2010/1

Horário: - Turma 0350 - 216202/ 514202

Professora: Aglair Bernardo aglair@ig.com.br
Ementa: Os múltiplos espaços e sentidos do termo “cultura”. A cultura como processo ativo de produção, circulação e recepção de significados, subjetividades e prazeres, bem como de lutas de poder. Introdução aos debates teóricos dentro dos Estudos Culturais e leitura crítica dos diversos “textos” culturais no cinema, na televisão, na literatura de best-seller etc, e de seus “subtextos” de gênero, raça e classe, entre outros, dando ênfase especial aos textos fílmicos. Análise da intertextualidade e polissemia dos textos culturais.
Objetivos:

  1. Examinar o conceito de “cultura”, sua trajetória e acepções diversas. A contribuição da Antropologia.

  2. Enfatizar as relações entre ideologia e cultura.

  3. Enfocar os textos ideológicos subjacentes aos textos fílmicos, com atenção para sua relação direta com o processo de produção, circulação e consumo de bens culturais.

  4. Introduzir a análise cultural de filmes em contextos sociais específicos, envolvendo construções de raça, classe, gênero, ideologia e censura.

  5. Desenvolver habilidades analíticas para a articulação de respostas consistentes a textos culturais diversos.


Conteúdo programático:

  1. Noções de cultura; noções e métodos de análise cultural;

  2. Questões de representação sociais, produção de identidades, ideologia e mediações culturais;

  3. Os estudos culturais e suas contribuições para o desenvolvimento de análises e interpretações de textos e práticas culturais. A contribuição latino-americana.


METODOLOGIA

Aulas expositivas, análise fílmica e apresentação de seminários.


AVALIAÇÃO

Será considerada a freqüência de 75%, a apresentação de seminários, resenhas individuais dos seminários apresentados, uma prova e a elaboração de um trabalho final que poderá ser em equipe. O trabalho final compreende a análise de uma obra fílmica onde serão exercitados os conteúdos ministrados e discutidos em aula.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio, Jorge Zahar, 1986.

GEERTZ, Clifford. Briga de galos em Bali. In: GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio, Zahar Edit., 1978.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O que é, afinal, estudos culturais? 3ª. Ed.. Belo Horizonte, Autêntica, 2006.

(134-166 e 169-224)

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4ª. Ed,. Rio, L&PM, 2000

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo, Edusp, 2000.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2ª. Ed. Rio, Edit. UFRJ, 2001. ( )

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte, Edit. UFMG, 2006.

Capítulos: Pensando a diáspora

Cultura popular e identidade

Codificação/decodificação

A questão multicultural

SHOHAT, Ella & STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo, Cosac&Naify, 2006.

Capítulos: Do euro-centrismo ao policentrismo

Formações do discurso colonialista

O imaginário imperialista

Tropos do império

Estereótipo, realismo e luta por representação

O cinema terceiro-mundista

A estética da resistência

STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. SP, Papirus, 2003.

Capítulos: Multiculturalismo, raça e representação

A teoria queer sai do armário

O cinema e o pós-colonial


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

MATTELART, Armand & NEVEU, Érik. Introdução aos estudos culturais. SP, Parábola, 2004.

ROGOFF, I. “Studying visual culture”. In: MIRZOEFF, N. (org.). The visual culture reader. 2. ed. London and New York: Routledge, 2004.

MIRZOEFF, N. “The subject of visual culture”. In: _______ (org.). The visual culture reader. 2. ed. London and New York: Routledge, 2004.

HALL, S. Visual Cultural: the reader. London: Thousand Oaks; New Delhi: Sage Publications, 1999.

BHABHA, H. K. O local da cultura. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

KELLNER, D. A cultura da mídia. Bauru: Edusc, 2001.

GUNNING, T. “Um retrato do corpo humano: a fotografia, os detetives e os primórdios do cinema”. In: CHARNEY, L. & SCHWARTZ V. R. (Org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

RICHARD, N. Resíduos y metáforas (ensayos de crítica cultural sobre el Chile de la transición). Santiago: Editorial Cuarto Próprio, 1998.

ORAMAS, L. P. Mirar furtivo. Caracas: Consejo Nacional de la Cultura, 1996.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo, Cortez Edit., 1997.

CANCLINI, Nestor. Consumidores e cidadãos: conflitos culturais da globalização. Rio, Edit. UFRJ, 1999.



UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Centro de Comunicação e Expressão

Curso de Cinema
PLANO DE ENSINO
Disciplina: Estudos culturais - CMA 5106 – 4 créditos - Sem. 2007/1

Horário: - Turma 0350 - 216202/ 414202

Professora: Aglair Bernardo aglair@ig.com.br
Ementa: Os múltiplos espaços e sentidos do termo “cultura”. A cultura como processo ativo de produção, circulação e recepção de significados, subjetividades e prazeres, bem como de lutas de poder. Introdução aos debates teóricos dentro dos Estudos Culturais e leitura crítica dos diversos “textos” culturais no cinema, na televisão, na literatura de best-seller etc, e de seus “subtextos” de gênero, raça e classe, entre outros, dando ênfase especial aos textos fílmicos. Análise da intertextualidade e polissemia dos textos culturais.
Objetivos:

1. Examinar o conceito de “cultura”, sua trajetória e acepções diversas. A contribuição da Antropologia.



  1. Enfatizar as relações entre ideologia e cultura.

  2. Enfocar os textos ideológicos subjacentes aos textos fílmicos, com atenção para sua relação direta com o processo de produção, circulação e consumo de bens culturais.

  3. Introduzir a análise cultural de filmes em contextos sociais específicos, envolvendo construções de raça, classe, gênero, ideologia e censura.

  4. Desenvolver habilidades analíticas para a articulação de respostas consistentes a textos culturais diversos.


Conteúdo programático:

  1. Noções de cultura; noções e métodos de análise cultural;

  2. Questões de representação sociais, produção de identidades, ideologia e mediações culturais;

  3. Os estudos culturais e suas contribuições para o desenvolvimento de análises e interpretações de textos e práticas culturais. A contribuição latino-americana.


METODOLOGIA

Aulas expositivas, apresentação de seminários e exibição de vídeos.



AVALIAÇÃO

Será considerada a freqüência de 75%, a apresentação de seminários, uma prova e a elaboração de um trabalho final que poderá ser em equipe. O trabalho final compreende a análise de uma obra fílmica onde serão exercitados os conteúdos ministrados e discutidos em aula.


BIBLIOGRAFIA BÁSICA:
LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico.

GEERTZ, Clifford. Briga de galos em Bali. In: GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio, Zahar Edit., 1978.

SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O que é, afinal, estudos culturais? 3ª. Ed.. Belo Horizonte, Autêntica, 2006.

(134-166 e 169-224)

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 4ª. Ed,. Rio, L&PM, 2000

CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas híbridas. São Paulo, Edusp, 2000.

_____. Consumidores e cidadãos: conflitos culturais da globalização. Rio, Edit. UFRJ, 1999.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2ª. Ed. Rio, Edit. UFRJ, 2001.

HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte, Edit. UFMG, 2006.

SHOHAT, Ella & STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica: multiculturalismo e representação. São Paulo, Cosac&Naify, 2006.


BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:
MATTELART, Armand & NEVEU, Érik. Introdução aos estudos culturais. SP, Parábola, 2004. (95-194).

ROGOFF, I. “Studying visual culture”. In: MIRZOEFF, N. (org.). The visual culture reader. 2. ed. London and New York: Routledge, 2004.

MIRZOEFF, N. “The subject of visual culture”. In: _______ (org.). The visual culture reader. 2. ed. London and New York: Routledge, 2004.

HALL, S. Visual Cultural: the reader. London: Thousand Oaks; New Delhi: Sage Publications, 1999.

BHABHA, H. K. O local da cultura. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003.

KELLNER, D. A cultura da mídia. Bauru: Edusc, 2001.

GUNNING, T. “Um retrato do corpo humano: a fotografia, os detetives e os primórdios do cinema”. In: CHARNEY, L. & SCHWARTZ V. R. (Org.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

RICHARD, N. Resíduos y metáforas (ensayos de crítica cultural sobre el Chile de la transición). Santiago: Editorial Cuarto Próprio, 1998.

ORAMAS, L. P. Mirar furtivo. Caracas: Consejo Nacional de la Cultura, 1996.

MCLAREN, Peter. Multiculturalismo crítico. São Paulo, Cortez Edit., 1997.


CRONOGRAMA
Aula 1 - 01/03

Aula expositiva sobre os objetivos, metodologia e formas de avaliação da disciplina.



Aula 2 - 03/03

Aula expositiva sobre os conteúdos da disciplina.



Aula 3 - 10/03

Continuação da aula anterior e introdução ao seminário texto “cultura: um conceito antropológico”



Aula 4 - 10/03

Finalização do seminário anterior e do texto de Clifford Geertz.



Aula 5 - 17/03

Seminário livro: O que é, afinal, EC?



Aula 6 - 24/03

Seminário texto culturas híbridas de Canclini



Aula 7 - 31/03

Feriado

Aula 8 - 07/04

Continuação aula anterior



Aula 9 - 14/04

Seminário texto “Codificação e decodificação” de Stuart Hall.



21/04 - Feriado

Aula 10 - 28/04

Seminário texto “A questão multicultural” de Stuart Hall



Aula 11 - 05/05

Continuação seminário anterior.



Aula 12 - 12/05

Seminário texto “Notas sobre a desconstrução do ‘popular’”de Stuart Hall



Aula 13 - 19/05

Continuação seminário anterior.



Aula 14 – 26/05

Seminário texto de Rob Stam e Ella Shohat “Estereótipo, realismo e representação social”



Aula 15 - 02/06

Aula 16 - 09/06

Aula 17 - 16/06

Aula 18 - 23/06

Aula 19 -30/06

Dia 08/07 – início recesso escolar

OBS: Dependendo do desenvolvimento das aulas, o cronograma pode ser alterado, bem como podem ocorrer mudanças na bibliografia proposta para os seminários.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal