Programa Redactorial da III série da Revista da Faculdade de Letras – História Normas de Publicação



Baixar 10.84 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho10.84 Kb.
Programa Redactorial da III Série da

Revista da Faculdade de Letras – História

Normas de Publicação


  1. Cada artigo terá um máximo de 25 páginas de texto formatado A4, a espaço e meio, em letras Arial 12, incluindo anexos e ilustrações.

  2. Todos os artigos devem vir acompanhados de um resumo em Português e Inglês, com o máximo de 6 linhas.

  3. O artigo deverá ser entregue em suporte informático.

  4. Cada autor deverá indicar sempre a instituição a que pertence e o seu endereço electrónico, de preferência institucional, em ordem a ser indicado no final de cada volume.

  5. Visando-se uniformidade nos princípios de citação documental e bibliográfica, deverão ser seguidas pelos autores as normas de citação e referência publicadas na contra-capa deste número da revista.

  6. A Comissão Redactorial reserva-se o direito de intervir, no sentido da uniformização de critérios de publicação, em aspectos formais de cada artigo.



Normas de citação
1. Citação em texto


    1. Citações de documentos

As citações documentais deverão integrar, como norma, todos os elementos necessários a uma rigorosa identificação da espécie, recorrendo embora a abreviaturas ou siglas. Estas deverão ser desenvolvidas no final do artigo, junto à bibliografia. A indicação dos fundos documentais deverá ser feita em itálico.


Ex. IAN/TT – Chancelaria D. Afonso V, Iv. 15, fl. 89

1.2 Citações Bibliográficas
Em texto, qualquer citação bibliográfica (de monografia, artigo de publicação periódica ou contribuição em obra colectiva) deverá ser referenciada em nota de pé de página e de acordo com os critérios a seguir exemplificados, incluindo o apelido do autor, em maiúsculas, o ano de publicação da obra e a página a que a citação se reporta. Se, de um mesmo autor, existir mais do que uma obra, do mesmo ano, citada em bibliografia, essa diferenciação far-se-á pela aposição, ao ano, de a, b, c, ……
Ex. 1. THOMAZ, 1994:259

Ex. 2. MACEDO, 1982a: 45-54
Todas as citações em nota de rodapé deverão seguir este critério, excluindo-se, assim, menções como as de: op. cit. / ob. cit. ; Idem / Idem – Ibidem

2. Bibliografia final
2.1 Citação de Monografias
Ex. 1. THOMAS, Luís Filipe R., 1994 – De Ceuta a Timor, Linda-a-Velha, Difel (Obra patrocinada pelo Grupo de Trabalho do Ministério da Educação para as Comemorações dos descobrimentos Portugueses)

Ex. 2. MACEDO, Jorge Borges de, 1982ª – A situação económica no tempo de Pombal. Alguns aspectos, 2ª ed., Lisboa, Moraes Editores

MACEDO, Jorge Borges de, 1982b – Problemas de história da indústria portuguesa no século XVIII, 2ª ed., Lisboa, Querco


2.2 Citação de publicações periódicas
Ex. MORENO, Humberto Baquero, 1997 – As ordens militares na sociedade portuguesa do século XV. O mestrado de Santiago. “Revista da Faculdade de Letras. História”, Porto, Faculdade de Letras, II Série, Vol. XIV, p. 65-89
2.3 Citações de estudos insertos em obras colectivas
2.3.1 Congressos
Ex. MATTOSO, José, 1986 – A mulher e a família in “A mulher na sociedade portuguesa. Visão histórica e perspectivas actuais. Actas do colóquio, Coimbra, 20 a 22 Março 1985”, Coimbra, Faculdade de Letras – Instituto de História Económica e Social, Vol. I, p. 35-49

2.3.2 Outras obras que aglutinam contribuições múltiplas
Ex. MAGALHÃES, Joaquim Romero de, 1993 – O enquadramento do espaço nacional in “História de Portugal”, dir. José Mattoso, III Volume. “No alvorecer da Modernidade” (1480-1620), Lisboa, Ed. Estampa, p. 13-60


Obs.: Foram mantidos os critérios básicos de identificação previstos na NP 405-1, simplificando a sua sinalética, pelo que outros casos específicos deverão seguir a mesma lógica dessa NP, mantendo, porém, a ordem e a sinalética aqui apontada.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal