Programa sexta-Feira, 16 de Novembro de 2001 10h00-11h00 Conferência de Abertura



Baixar 34.4 Kb.
Encontro28.07.2016
Tamanho34.4 Kb.
XXI ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA

DE

HISTÓRIA ECONÓMICA E SOCIAL (APHES)
Universidade do Minho, 16 e 17 Novembro 2001

Complexo Pedagógico 2 - Anfiteatro B1 e B2
PROGRAMA

Sexta-Feira, 16 de Novembro de 2001


10h00-11h00 Conferência de Abertura (Anfiteatro B1)

Ramon Villares - Universidade de Santiago de Compostela "História agrária da Galiza"


11h00-11h30 - Intervalo para café
No átrio estará disponível uma banca de livros das áreas da História Económica e da História Social. Neste contexto segue-se o lançamento, pelas 11.30, da Revista de História Económica e Social, 2ª série, nº 1.
12h30-14h30 - Intervalo para almoço
Sessão 6 (Anfiteatro B1)

14h30-16h00 - "Migrações e errância na Europa (sécs. XIII-XX)"

Coordenadora: Ana Maria Rodrigues - Instituto de Ciências Sociais - Universidade do Minho e Maria Ioanis Baganha - Universidade de Coimbra
- Ana Maria Rodrigues - Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e Hermínia Vasconcelos Vilar - Univ. de Évora - "Os cónegos à escala da Cristandade: o caso português"

- Antonio Luis López Martínez - Universidade de Sevilha "La emigración portuguesa a Andalucía: una visión en el largo plazo"

- Joaquim da Costa Leite - SAGEI - Universidade de Aveiro "Europa, destino tardio da emigração portuguesa (1890-1960)"

- José Carlos Laranjo Marques - Univ. Católica Leiria/ Fac. Econ. Univ. de Coimbra "Evolução e características da emigração portuguesa para a Suiça"



Debate Final



Sessão 3 (Anfiteatro B2)

14h30-16h00 - "Caridade, assistência, filantropia, solidariedade: perspectivas históricas e contexto europeu"

Coordenadora: Isabel dos Guimarães Sá - Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e Maria Marta Lobo de Araújo - Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
- Maria Marta Lobo de Araújo - Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho "A reforma da assistência nos reinos peninsulares."

- Isabel Mendes Drumond Braga - Fac. Letras Univ. de Lisboa " O resgate dos Cativos enquanto obra de assistência. O Caso de 1778".

- Maria de Fátima Reis - Fac. Letras Univ. Lisboa "Salvação e vínculos de caridade e os tempos modernos: os "bens de alma".

- Ana Isabel Marques Guedes - Instituto Universitário de Florença "As crianças órfãs. O apoio institucional no espaço europeu (séculos XVI-XVIII)"



- Ângela Barreto Xavier

Debate final


16h00-16h30 - Intervalo para café
Sessão 2 (Anfiteatro B1)

16h30-18h00 - "Industrialização e crescimento económico"

Coordenador: - Xoán Carmona Badía - Faculdade de Economia e Ciências Económicas e Empresariais - Universidade de Santiago de Compostela

- José Manuel Lopes Cordeiro - Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho "O "Burnay do Minho" - Manuel Joaquim Gomes e as suas empresas"

- João José Monteiro Figueira - Instituto Piaget de Viseu "A ligação do sistema eléctrico nacional às redes europeias de transporte de energia".

- Luis Eduardo Pires Jiménez - Universidade Rey Juan Carlos de Madrid "La política industrial de Portugal y España durante el siglo 20. Divergencias con Europa"

- Gilberto Gomes - CP Caminhos de Ferro Portugueses, EP "A estratégia ferroviária na ligação Lisboa a Madrid. A Companhia de Caminhos de Ferro Madrid-Cáceres-Portugal"

- Maria Otília Pereira Lage, NEPS - Instituto de Ciências Sociais - Universidade do Minho - Estanho/Volfrâmio "Gesellschaft Fur Elektrometalurgie (GFE): consórcio mineiro-metalúrgico alemão em Sabrosa"


Debate Final
Sessão 4 (Anfiteatro B2)

16h30-18h00 - "Representação de Portugal nos Estrangeiros"

Coordenador: Norberto Cunha - Instituto Letras e Ciências Humanas da Univ. Minho
- Norberto Cunha - Instituto Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho "O olhar de Pufendorf sobre Portugal"

- Fernando Augusto Machado - Instituto Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho "O Portugal Pré-vintista na pena dos viageiros: História e Máscaras."

- Pedro Manuel Amaral Ramos e Inês Amorim - Fac. Letras Univ. do Porto "A Instituição Consular no Porto do século XVIII: subsídios para a definição dos seus contornos".

- Francisco António Lourenço Vaz - Universidade de Évora "Ética e Economia na transição do Antigo Regime para o Liberalismo - A Usura no Discurso Económico da Ilustração Portuguesa"

- Maria Paula Marçal Lourenço - Fac. Letras Univ. Lisboa "Os séquitos das rainhas de Portugal e a influência dos estrangeiros na construção da sociedade de corte (1640-1754)"

Debate Final



Sábado, 17 de Novembro



Sessão 5 (Anfiteatro B1)

9h30-12h30 - "Comércio externo, movimento marítimo, movimento alfandegário (séc. XVI-XX)"

Coordenador: José Viriato Capela - Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho
- João Nunes de Oliveira - Fac. Economia Univ. Coimbra " A guerra da Restauração e os seus efeitos na Província da Beira"

- Amélia Polónia (Fac. Letras Univ. do Porto) "A definição de redes comerciais no hinterland de Entre-Douro-e-Minho. As articulações definidas a partir do porto de Vila do Conde (século XVI)."

- Leonor Freire Costa, Maria Manuela Rocha e Rita Martins de Sousa - GHES - ISEG/UTL "A circulação do ouro do Brasil: o direito do 1%".

- António Alves Caetano "O Porto de Lisboa e o Bloqueio Continental (1806-1812)"


11h00-11h30 Intervalo para café
Coordenador: Miguel Melón Jiménez - Universidade de Extremadura
- Inês Amorim - Fac. Letras Univ. do Porto "O porto de Aveiro no século XVIII e o projecto de construção de um porto franco"

- Maria Cristina Moreira - Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho "Comércio luso espanhol: um estímulo para o contrabando na primeira metade do século XIX".

- Manuel Ferreira Rodrigues - Universidade de Aveiro "A lenta emergência da empresa e do empresário na construção naval em Aveiro e Ílhavo, no início do século XX"

Debate Final




Sessão 7 (Anfiteatro B2)

9h30-12h30 - Contribuições teóricas e metodológicas para a análise económica e social

Coordenador: Joaquim da Costa Leite - SAGEI - Universidade de Aveiro
- Carlos Alberto Damas - Arquivo Histórico do BES "O Banco Espírito Santo: da fundação à fusão com o Banco Comercial de Lisboa (1920-1937)"

- Jaime Reis - Instituto Universitário Europeu de Florença "An "art" and not a Science: Central Bank management in Portugal under the gold standard, 1854-1891"

- Delfina Rosa da Rocha Gomes - Escola Economia e Gestão (Universidade do Minho) "Contribuição para a História da contabilidade em Portugal"

- Álvaro Garrido - Fac. Economia Univ. de Coimbra "Um exemplo de "Mutualismo Corporativo": a acção da mútua dos navios bacalhoeiros no seguro e financiamento da frota (1936-1967)"

- José Luís Cardoso - CISEP - ISEG/UTL "A ordem natural no discurso económico"

- Alda Mourão Filipe - Politécnico de Leiria "O empresário: contributos para a construção de um perfil (Leiria, 1839-1914)"


Debate Final
12h30-14h30 - Intervalo para almoço

Sessão 1 (Anfiteatro B1)

14:30h-16h00 "As relações de Portugal no espaço comunitário"

Coordenador: António Cadima Ribeiro - Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
- Ana Bela Nunes e Nuno Valério - ISEG - UTL "Portugal e a UEFA" (Relações entre Portugal e a UEFA entre a formação desta organização em 1954 e o final do século XX).

- Maria Antónia Pires de Almeida - Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa do ISCTE "A Lei Barreto e a entrada de Portugal na CEE"

- Nicolau Andresen Leitão - Instituto Universitário Europeu "The Portuguese Economy and the rivalry between the EEC and EFTA"
Debate Final
Sessão 8 (Anfiteatro B2)

14h30-16h00 - "Economia agrícola"

Coordenador: Aurélio de Oliveira - Faculdade de Letras da Universidade do Porto
- Aurélio de Oliveira - Fac. Letras Univ. Porto "Património e bens do clero na Época Moderna"

- José Viriato Eiras Capela, Rogério Borralheiro, Henrique Matos - Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho "O contributo das Memórias Paroquiais de 1758 para a história económica, social, demográfica e patrimonial portuguasa. Os testemunhos do distrito de Braga."

- Benedita Câmara - Universidade da Madeira "O vinho e o álcool da Madeira (1915-1959)"

- Salvador Magalhães Mota - Univ. Portucalense - Porto "Algumas observações acerca do património, da propriedade e da exploração agrícola do Senhorio de Santa Maria de Bouro (séculos XVII e XVIII)"

- Isilda Braga da Costa Monteiro - Universidade Portucalense Estratégias de poder e riqueza, na terra do Entre Douro e Vouga, entre o século XVI e XVII"

- Fernanda Paula Sousa Maia - Universidade Portucalense "A dimensão social da História Rural no Nordeste Português na Época Moderna"



- Célia Maria Taborda da Silva - Universidade Católica "O Mosteiro de Ganfei na Economia agrícola do Vale do Minho no Antigo Regime".
Debate Final
16h00-16h30 - Intervalo para café
16h30-17h30 - Assembleia Geral da APHES (Anfiteatro B1)
17h30 - Programa social - Visita guiada ao Bom Jesus e "ascensão" no Elevador.
20h00 - Jantar convívio com animação.


Domingo, 18 de Novembro



9h30-12h30 - Visita guiada ao Centro Histórico de Guimarães e regresso a Braga.
** Todas as deslocações entre os hotéis e o Campus de Gualtar, bem como as visitas são efectuadas em autocarro.






Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal