Programa social



Baixar 16.77 Kb.
Encontro01.08.2016
Tamanho16.77 Kb.

PROGRAMA SOCIAL

Aos participantes do 1º congresso de Internacional da Química, a comissão organizadora preparou um programa de cariz social que permitirá um convívio informal fora do local do evento, dando ainda a oportunidade aos conferencistas e participantes de conhecerem um pouco da ilha de Santiago.

O programa social desenrola na tarde do dia 14 de novembro, em torno da história da escravatura Cabo-verdiana. Estando na cidade da Praia e obrigatório visitar a Cidade Velha, o berço da Cabo-Verdianidade e Património da Humanidade, localizada apenas a 15 quilómetros, cerca de 15 minutos.



Inscrição: durante o congresso os conferencistas e participantes farão a inscrição e o pagamento do transporte.

Custo:

Transporte: 500$00 (4,53 euros por pessoa).

Visita ao Forte Real de São Filipe: custo definido pela Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha), cerca de 3 euros.


RIBEIRA GRANDE DE SANTIAGO- CIDADE VELHA

A cidade de Ribeira Grande de Santiago, conhecida por Cidade Velha, no final do século XVIII, foi a primeira cidade colonial construída pelos Europeus nos trópicos, segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Cidade Velha de Santiago foi capital do arquipélago de Cabo Verde durante alguns séculos, e é o berço da caboverdianidade.

A cidade, que tem no mar a sua principal função, foi erigida no século XV para servir de ponto de abastecimento para o comércio de escravos entre África e América.




undial da Humanidade.ano foi classificada pela UNESCO como patrimanidade, localizada a 15 quil

Figura 1: Cidade Velha de Santiago em Cabo Verde

A 10 de junho de 2009 foi classificada como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. Devido à sua história, manifestada por valiosos patrimónios arquitetónicos, a 26 de junho do mesmo ano foi classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. Dela restam apenas as ruínas e monumentos debruçadas sobre o eterno mar azul do arquipélago:


  1. Catedral





As ruínas da Sé Catedral da Cidade Velha (Ribeira Grande de Santiago) é um dos mais emblemáticos e imponentes edifícios do período colonial, foi construída em 1556 e foi a primeira catedral católica em África.



b) Convento de São Francisco



Edifício do século XVII, parcialmente restaurado. Sítio de paz e tranquilidade relembrando a construção de antigas igrejas, abrigava os franciscanos que vieram para substituir os jesuítas. O convento é belíssimo e fica no meio de um vale ainda mais bonito.

c) O Pelourinho



Situado no centro da cidade o pelourinho foi construído em mármore branco, em 1512, que permanece intacto, como uma lembrança dos tempos difíceis em que os castigos cruéis infligidos a prisioneiros atados por correntes aos ferros que emergem no capitel eram realizados ali.



d) Forte Real de São Filipe

Situada no planalto, à entrada do centro histórico da Cidade Velha, este monumento oferece uma vista magnífica da vila. A fortaleza foi construída em 1587, após dois ataques violentos (em 1578 e 1585) realizadas pelo corsário Inglês Francis Drake.

e) Rua de Banana



A rua Banana, que conduz à mais antiga igreja colonial do Mundo, a igreja de Nossa Senhora do Rosário, foi a primeira rua da urbanização portuguesa nos trópicos.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal