Programas e bibliografias



Baixar 12.51 Kb.
Encontro08.08.2016
Tamanho12.51 Kb.
PROCESSO SELETIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE VERANÓPOLIS
ANEXO 2 DO EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 09/2008

PROGRAMAS E BIBLIOGRAFIAS




  • LÍNGUA PORTUGUESA

Programa:

Interpretação de texto.

Sinônimos e antônimos.

Ortografia: emprego das letras; acentuação gráfica; uso dos porquês.

Morfologia: substantivo: gênero e número; adjetivo: gênero, número e grau; artigo: gênero e número; pronome: emprego dos pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos; verbo: flexões verbais (número, pessoa, tempo, modo), vozes do verbo; advérbio; preposição; conjunção coordenativa e subordinativa; numeral.

Sintaxe: sujeito; predicado; complementos verbais; objeto direto e objeto indireto; adjunto adverbial; concordância verbal e nominal; regência verbal; crase.

Pontuação: vírgula; ponto-e-vírgula; dois pontos; ponto final.
Bibliografia:

NICOLA, José de; INFANTE, Ulisses. Gramática essencial. São Paulo: Scipione.

TERRA, Ernani. Minigramática. São Paulo: Scipione.



  • CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

Programa:

Fundamentos legais; conceito de saúde; objetivos, atribuições, princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Direitos Fundamentais da Criança, do Adolescente e do Idoso.

Agente Comunitário de Saúde: caracterização e requisitos da profissão, diretrizes e atividades para o exercício profissional, atribuições e competências para definição do seu perfil, visita domiciliar, sistema de informação, mecanismos de participação e controle social.



Bibliografia:

BRASIL. Lei n.º 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Título I – Das Disposições Gerais; Título II – Do Sistema Único de Saúde, Disposição Preliminar: Capítulo I – Dos Objetivos e Atribuições; Capítulo II – Dos Princípios e Diretrizes; Capítulo IV – Da Competência e das Atribuições.

BRASIL. Lei n.º 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e dá outras providências. Art. 1.º.

BRASIL. Lei n.º 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Título I – Das Disposições Preliminares; Título II - Dos Direitos Fundamentais, Capítulo I – Do Direito à Vida e à Saúde.

BRASIL. Lei n.º 10.741, de 01 de outubro de 2003. Dispõe sobre o Estatuto do Idoso e dá outras providências. Título I – Das Disposições Preliminares; Título II – Dos Direitos Fundamentais, Capítulo IV – Do Direito à Saúde.

BRASIL. Decreto nº 3.189 de 4 de outubro de 1999. Fixa diretrizes para o exercício da atividade de ACS.

BRASIL. Lei nº 10.507 de 10 de julho de 2002 . Cria a profissão de Agente Comunitário de Saúde e dá outras providências.

CORREA, Gustavo Matta; PONTES, Ana Lúcia de Moura (Org.) Políticas de Saúde: a organização e a operacionalização do Sistema Único de Saúde. Rio de Janeiro: EPSJV / Fiocruz, 2007. (p. 66 a 79 e 121 a 135).

MOROSINI, Márcia Valéria G.C; CORBO, Anamaria D’Andrea (Org.) O território e o processo saúde-doença. Rio de Janeiro: EPSJV / Fiocruz, 2007. (p. 151 a 170 e p. 199 a 212).
Obs: A legislação acima poderá ser encontrada nos seguintes sites:
http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=169

http://bvsms.saude.gov.br/ html/pt/home.html

http://bvsms.saude.gov.br/ html/pt/legislacao/legislacao.html

http://bvsms.saude.gov.br/ html/pt/legislacao/publicacoes.html



http://www.epsjv.fiocruz.br/v2005/pdtsp.htm


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal