Projeto bauru – sp projeto missãO



Baixar 23.01 Kb.
Encontro26.07.2016
Tamanho23.01 Kb.


PROJETO




BAURU – SP

PROJETO


MISSÃO
Acreditar na arte como ferramenta de transformação da realidade e da melhoria da qualidade de vida.

VISÃO DE FUTURO
Disseminar a transformação, integrar as conquistas e fazer brotar algo novo é o desafio para o desenvolvimento da comunidade, sendo exemplo de organização, superação tornando-se o primeiro centro cultural da periferia de Bauru.

HISTÓRICO
O Centro Comunitário do Jardim Ouro Verde está localizado na região Oeste do município de Bauru e foi fundado em 1982, sendo o único espaço disponível para a comunidade. Desde sua fundação, nunca houve benfeitorias no prédio até o ano de 2010.

Em janeiro de 2002, integrantes da comunidade passaram utilizar o Centro Comunitário para os ensaios de bateria de ritmos afro brasileiros com repertório que reúne ritmos como baião, maracatu, partido alto, samba, olodum, timbalada, boi amazonense, sambafro e até uma composição musical própria denominada “Esquentando a cozinha”. O projeto foi viabilizado em parceria com a ONG Amigos da Cultura e beneficiado pela Lei Municipal de Estímulo à Cultura.

O projeto contava com aulas de informática, idiomas, construção de instrumentos musicais com uso de materiais recicláveis, serigrafia, capoeira e iniciação circense destinados aos moradores do bairro.

Atualmente, denominado projeto Ouro Verde 100% Arte, está sob coordenação musical de Gilberto Cabral de Melo que tem a expectativa de capacitar futuros multiplicadores dentro da comunidade para que eles possam dar continuidade ao projeto. Manifestando-se artisticamente por meio da música e dança, cerca de 60 integrantes (jovens, crianças e adultos) desenvolvem práticas de cidadania e formação de uma identidade cultural.

O espaço do Centro Comunitário que é a sede do projeto já foi utilizado como sala velatória e hoje são realizados eventos como bazares beneficentes, festas comunitárias, reuniões e outros.

Com a necessidade de promover a cultura no bairro, em 2006 foi organizado um Festival de Música e Cultura Popular “Fora do Circuito”. O evento promoveu 16 horas de atividades contou com a participação de aproximadamente 1.500 pessoas.

Ao lado do Centro Comunitário se encontra a Sala de Leitura do bairro e algumas atividades do projeto Ouro Verde 100% Arte também são desenvolvidas neste local.

OBJETIVO GERAL
Promover a integração da comunidade do Jardim Ouro Verde por meio de atividades culturais, socioeducativas, de geração de renda, lazer e esporte.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


  • Promover eventos comunitários para melhorar o convívio social dos moradores e reerguer sua auto-estima

  • Ocupar espaço do centro comunitário oferecendo oportunidades e benefícios aos moradores por meio de atividades culturais, educativas, de esporte, lazer, geração de renda

  • Oportunizar a crianças, jovens e adultos a manifestação de seus talentos artísticos

  • Contribuir com o processo educativo dos participantes

  • Integrar moradores e empresários locais mostrando a força de uma comunidade organizada



JUSTIFICATIVA

O Jardim Ouro Verde está localizado na periferia de Bauru e com o início do projeto percebeu-se uma melhoria na imagem do bairro que foi capaz de mudar sua realidade ao longo de sua existência. O Jardim Ouro Verde era considerado um dos bairros mais violentos de Bauru e que, porém, isso mudou nos últimos anos, pois antes só saíam nas páginas policiais e, agora é diferente, fala-se de arte e cidadania.

A proposta do projeto é mostrar que o ensino da música é fundamental no processo educativo, proporcionando o desenvolvimento de habilidades e competências benéficas ao bom desempenho escolar, à interação com a família e à comunidade.

Seus integrantes, provenientes de comunidade de baixa renda, tem a oportunidade de aprender por intermédio da música e dança noções de civismo, respeito aos colegas, disciplina e convívio social, transformando-se em multiplicadores de conceitos, modificando sua interação com a sociedade.



SITUAÇÃO ATUAL
As atividades permanentes do projeto são distribuídas pelas seguintes oficinas:


  • Oficina de percussão e dança – 3 vezes por semana e aos sábados

  • Oficina de desenho artístico – 1 vez por semana

  • Oficina de capoeira – 2 vezes por semana

  • Oficina de confecção de instrumentos musicais a partir do reaproveitamento de materiais (de acordo com a programação)

Além das oficinas, também são atividades do projeto:




  • Sala de Leitura – sob coordenação da Secretaria Municipal da Cultura de Bauru, funciona de segunda a sexta feira no período da tarde, local onde é realizada a oficina de desenho artístico

  • Futsal – atividade de lazer que ocorre semanalmente e aos domingos na Escola Estadual Durval Guedes de Azevedo próxima ao Centro Comunitário

  • Encontro ecumênico – espaço dedicado a todas as religiões por uma vez na semana



PÚBLICO ALVO
Jovens, crianças e adultos em situação de vulnerabilidade social.
CONQUISTAS
Ampla visibilidade do projeto pela mídia
O projeto Ouro Verde 100% Arte é referência cultural em Bauru e região por ter realizado inúmeras apresentações em locais como: Unesp. USP, ITE, IESB Prevê, FIB, Anhanguera, Sesi, Sesc, Senac, Correios, Escolas Municipais e Estaduais, Expresso de Prata, além de se apresentarem em eventos como aniversário da cidade e Carnaval. Tais apresentações fizeram com que os integrantes tivessem contato com outras linguagens artísticas e culturais.

Os instrumentos musicais confeccionados a partir do reaproveitamento de materiais foram expostos na feira de artesanato da cidade, com destaque para o xequerê, instrumento musical de percussão da África que consiste de uma cabaça cortada em uma das extremidades e envolta por uma rede de contas.


Bloco de Carnaval
O projeto Ouro Verde 100% Arte deu origem ao premiado bloco de Carnaval da comunidade que recebeu premiação nos anos de 2008, 2009 e 2010. O ritmo afro brasileiro com enredo que aborda a proteção da natureza será tema do ano de 2011 com figurinos confeccionados a partir do reaproveitamento de materiais recicláveis sob coordenação da turma de Moda e Estilo do Senac.
Revitalização do Centro Comunitário – sede do projeto
Ao final de 2009, alunos do curso de Agente de Desenvolvimento Local do Senac Bauru iniciaram o projeto de revitalização do Centro Comunitário do Jardim Ouro Verde com o apoio dos próprios moradores e comerciantes locais. Como continuidade, uma turma do curso técnico de design de interiores do Senac idealizou o projeto da reforma e em maio de 2010 o local foi inaugurado com suas novas instalações.
Implantação do Cineclube
A ação veio de uma parceria direta entre o Ministério da Cultura, através do programa “Cine Mais Cultura” e a rede Fora do Eixo, que indicou o Enxame Coletivo para desenvolver o trabalho de cineclube em Bauru e que escolheram a sede do projeto Ouro Verde 100% Arte para sua implantação. O local foi suprido de equipamentos profissionais e oferece uma sala com capacidade para aproximadamente 50 pessoas.

METAS PARA 2011/2012

Com determinação, união, envolvimento e comprometimento dos integrantes do projeto, são metas para os anos de 2011 e 2012:


- Implantação do Telecentro – local de apoio à inclusão digital na comunidade;

- Inclusão de outras oficinas como teatro, canto e violão;

- Promoção de cursos profissionalizantes e de geração de renda;

- Ampliação da área de atuação com o envolvimento dos bairros vizinhos e novos integrantes;

- Regularização jurídica do projeto e sua sede para captação de recursos;

- Continuar facilitando para comunidade de baixa renda o acesso à arte e cultura.







Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal