Projeto: circuito de leituras autor: João tomaz dos santos neto cpf: 85343552072 modalidade: pessoa física joaçaba\sc justificativa do projeto



Baixar 22.93 Kb.
Encontro03.08.2016
Tamanho22.93 Kb.
PROJETO: CIRCUITO DE LEITURAS AUTOR: João tomaz dos santos neto CPF: 85343552072 MODALIDADE: pessoa física joaçaba\SC
Justificativa do projeto:
Esta proposta é de extrema relevância literária, social, artística e cultural, pois trata do envolvimento de crianças e adolescentes no universo da leitura, hoje temos uma sociedade totalmente tecnológica, imediatista, consumista e até mesmo individualista e atitudes como parar e ler um livro e após multiplica-lo com os demais é um ato quase raro, assim buscou-se e ainda busca-se resgatar valores morais e éticos, hábitos e culturas por entre os livros, com quem irá construir o nosso futuro social e administrar o mundo, que são os jovens de hoje. O projeto é merecedor de premio de incentivo por ter como principal objetivo à produção de incentivo a leitores e dentro desta perspectiva a dinamização da leitura transformando-se em linguagem artística.
Por meio da concepção de um projeto de linguagem estética, investigações, elaboração crítica e diálogo, em prol da criação do habito de ler , culminando em um espetáculo teatral o premio de incentivo estimulará às ações continuadas de pesquisa, produção e difusão dos trabalhos voltados para o incentivo a leitura, em um modelo exclusivamente desenhado para atingir múltiplos contextos sociais com a ideia de informa-los, sensibiliza-los e leva-los ao habito e prazer que está intrínseco a pratica da leitura.
A Relevância sócio/cultural e política é um dos principais ideias norteadores deste projeto, pois abrange crianças e adolescentes que muitas vezes estão vulneráveis em suas realidades, suscetíveis a violências, drogas, sedentarismo entre outros fatores e com a objetivação de integrar estes jovens e leva-los a ler, e após socializar e também criar uma obra artística é de extrema necessidade para estimular e disseminar incentivos a pratica de leituras.
Objetivos do projeto:
-incentivar, estimular e propagar a leitura. Desta forma 200 crianças e adolescentes de 9 a 15 anos levavam livros para casa, respondiam a um questionário para melhor fixar suas ideias e registrá-las e logo após houve a socialização e compartilhamento das leituras feitas e também a criação de um espetáculo teatral a partir da leitura.

-Dar acesso e estimular o acesso aos livros, desta maneira os alunos do projeto social podiam escolher entre os livros: O gato malhado e a andorinha sinhá (Jorge Amado), O azul (Carlos Figueiredo), Jujuba (Carlos figueiredo), O vôo supersônico da galinha galatéia( Claudio Fragata), Os três mosqueteiros (Alexandre Dumas), O mundo inteiro (Liz Garton e Marla Frazee), A vida intima de laura e outros contos (Clarice Lispector), Um reino sem Dengue (Alda Miranda), O diamante do grão-mogol (Maria Clara Machado), Pluft o fantasminha(Maria Clara machado), O menino Narigudo ( Walcyr Carrasco), Romeu e Julieta (Willian Shakespeare) e O jardim secreto (tradução Ana Machado).

-por meio da leitura verificar alunos que são estimulados ou não, dentro de suas realidades tanto escolares quanto familiares, e a partir disso passar a estimular mais ainda tanto a leitura, quanto a escrita, a expressão verbal.

-realizar um encontro com contação de histórias, onde os leitores contariam detalhes de suas leituras e ao final as impressões causadas pela mesma, neste encontro houveram ideias similares e divergentes quanto ao mesmo livro , assim como alunos que procuraram mais livros a partir daquele livro, compartilhando com todos também comparações de histórias, assim como assimilações , por exemplo, _ eu nunca tinha lido um livro inteiro, esse eu li porquê minha mãe disse que era ótima a história do Romeu e Julieta eu gostei bastante(Aluna de 14 anos), _ eu queria ter sido o Dargtagan dos três mosqueteiros (Aluno de 11 anos), _ eu gostei bastante das gravuras que tinham no livro O mundo inteiro, até pensei que poderia virar uma música porque tinha mais gravuras do que textos, mas todos falavam da mesma coisa (aluna de 10 anos), _ eu resolvi fazer como registro um poema porque achei que merecia um poema a história (aluno de 14 anos), _ mostrei pro meu irmão menor a história que eu ganhei (9 anos),_ eu gostei bastante da leitura porque parece que é um filme, mas só que tá escrito (aluna 10 anos).

_por meio do interesse pela história possibilitar a caracterização dos alunos, transformando-se nos personagens da história. Eles utilizaram figurinos emprestados por um grupo de teatro municipal e alguns utilizaram-se também de maquiagem para melhor vivenciarem os personagens. Esta maneira lúdica de conectar-se as histórias dos livros foi de extrema valia, pois os estimulou a ler para poder experimentar novamente viver a história.

-realizar por meio de um conto, uma adaptação para texto dramático e assim encená-lo, levando além das informações contidas na temática da peça, também o estimulo a leitura. Pois os atores e atrizes são alunos leitores, que através deles surgiu o interesse por aquele livro e o interesse foi tanto que realizou-se a encenação da história Um reino sem dengue, que na adaptação passou a ser As aventuras no reino.



-Na criação da apresentação, dez alunos interessados e com disponibilidade de ensaiar semanalmente iniciaram o processo de construção do espetáculo teatral, a partir da leitura feita por todos, nisso concebeu-se e criou-se o espetáculo “As aventuras no reino”, livremente inspirado na obra “Um reino sem Dengue” de Alda Miranda. A ideia principal é conscientizar a  criança sobre como é importante adotar ações preventivas que possam colaborar na erradicação da dengue. A criança, bem informada e  conscientizada, passa a ser multpilicadora da informação e pode passar a "fiscalizar" sua própria casa e os ambientes onde interage. Desta forma, a informação passa  a ser a principal ferramenta no combate ao mosquito transmissor. E desta forma o espetáculo teatral vem a colaborar de forma lúdica para esse processo.A peça é sobre um reino invadido por um misterioso inimigo. O rei fica doente, e a rainha contrata uma detetive para investigar o misterioso ocorrido. Enfim, descobre-se que o invasor não é um monstro, mas um mosquito! A partir daí, as princesas e os súditos do reino se engajam numa desafiadora aventura, e travam o importante combate contra o inimigo, e tudo isso foi construído por meio das leituras , que dinamicamente viraram espetáculo de teatro e levaram para além das 130 crianças atendidas pelo projeto PROVIM, atingiu-se para mais aproximadamente 500 pessoas , de quatro escolas publicas, familiares e convidados que prestigiaram as quatro apresentações do espetáculo em Herval D’oeste Santa Catarina.

Objetivos específicos:

-estimular a difundir a leitura entre crianças e adolescentes ;

-promover integração por meio da leitura entre crianças e adolescentes do projeto social PROVIM;

-proporcionar a vivencia das histórias lidas por meio da caracterização , através da utilização de figurinos e maquiagens.

-conceber e apresentar um espetáculo teatral concebido a partir de leituras.

Metodologia:

Por meio de leituras e explanações da mesma a metodologia do projeto instalou-se em:

ATIVIDADES

MESES DE EXECUÇÃO

Distribuição dos livros e leitura dos alunos, com a elaboração de resposta para os questionários.

Março e abril

Distribuição dos livros e leitura dos alunos, com a elaboração e análise de resposta para os questionários.

Maio, junho e julho







Finalização das leituras individuais e inicio das socializações sobre as impressões dos livros lidos.

agosto

Encontro coletivo para a socialização dos livros e histórias lidas. Momento de contação de histórias, utilização de materiais para a caracterização (maquiagens e figurinos) dos alunos, em prol de vivenciarem os personagens das histórias lidas.

setembro

Construção e apresentações do espetáculo teatral “As aventuras no reino”, concebido a partir de leituras e ensaios coletivos, para a conclusão do circuito de leituras. Realizada quatro apresentações para alunos de escolas públicas e convidados.

outubro

Publico alvo: O publico alvo foram as 200 crianças e adolescentes de 9 a 14 anos, participantes do programa Vida Melhor da Secretária de saúde de Herval D’oeste .

Avaliação:
Objetivos que pretendia-se atingir porém não houve sucesso:
_ Realização de mais apresentações do espetáculo “As aventuras no reino”, porém por indisponibilidade de alguns alunos foi encerrado com 4 apresentações sendo que o objetivo inicial seria realizar no mínimo 5 e no Maximo 8 apresentações.
_engajamento por parte dos pais em darem continuidade ao estimulo a leitura, nem todos os pais continuaram com o incentivo, justificam eles ser por falta de tempo ou exaustão trabalhista.
_Um dos objetivos iniciais era ter doações de livros em desuso de bibliotecas publicas ou privadas da região Oeste de Santa Catarina, porém faltou tempo hábil para contatar todas as bibliotecas e realizar os tramites de doações e recolhimento dos livros. Estes livros seriam doados aos alunos como forma de continuidade as atividades de leitura.
Objetivos atingidos com o projeto circuito de leituras:
_todos os alunos, sem exceções leram os livros que eram de seu interesse e realizaram as atividades propostas;
_ Por meio deste estimulo muitos dos alunos que nunca haviam lido um livro por completo, passar desta vez ler o inicio meio e fim;
_Houve envolvimento por parte da maioria, quanto a caracterização e criação dos personagens, ousando bastante nos figurinos maquiagens e adereços;
_Houve bastante dedicação dos alunos escolhidos para encenarem a peça, a partir da leitura em comum, além da aplicabilidade nos ensaios as quatro apresentações foram bem sucedidas, os alunos mostraram envolvimento não somente com a leitura mas demonstraram habilidades artísticas, engajando-se em elaborar o cenário, os figurinos a composição da sonoplastia e encenações da peça;
_O publico que assistiu as apresentações do espetáculo teatral “ As aventuras no reino”, ficaram satisfeitos com a peça, mostrando-se durante os 30 min de apresentação bastante concentração para absorver as informações contidas no espetáculo e ao termino das apresentações os professores das escolas publicas elogiaram o trabalho.
_Com esses bons resultados, tanto a nível de integração e aderência a ideia, quanto ao envolvimento intelectual e social um dos objetivos primordiais é dar continuidade neste projeto, estendendo-o para outras escolas e entidades sociais e assim estimulando cada vez mais novos leitores, por meio das atividades lúdicas e artísticas culturais.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal