Projeto de lei nº 673, de 2009



Baixar 10.8 Kb.
Encontro31.07.2016
Tamanho10.8 Kb.
PROJETO DE LEI Nº 673, DE 2009
Dá a denominação à passarela que especifica.



A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:
Artigo 1º: Passa a denominar-se “Passarela Tóride Sebastião Celegatti”, a passarela localizada no Km 58 + 200m da rodovia estadual SP-147, no município de Mogi Mirim.

Artigo 2º: Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.



JUSTIFICATIVA

Tóride Sebastião Celegatti nasceu em 25 (vinte e cinco) de maio de 1937, em Mogi Mirim, filho de Benedicto Celegatti e de Melaide de Souza Celegatti.

Artista plástico, referência na região, desde os sete anos iniciou com desenhos a lápis sua arte, expressando sempre seu grande potencial criador.

Possui técnica própria e sua sensibilidade artística se manifesta através de pinturas, em estilo acadêmico em óleo sobre tela, espátula, aquarela, acrílico, grafite e nanquim.Tem como ídolos os grandes mestres da Renascença.

Destaca-se como um dos mais importantes escultores da região pela perfeição com que utiliza o gesso, o mármore, o bronze, a argila e a turfa.

Em restaurações se esmera na riqueza dos detalhes das peças de arte sacra e mobílias.

Casou-se com Elza Zeferino com quem teve quatro filhos que lhe deram cinco netos.

Atribui a seus pais a criatividade para trabalhos manuais e de invenção de objetos, sendo requisitado no meio científico por suas peças na área de astronomia.

Com espírito inovador, iniciou no ano de 1970, o retrato em aquarelas da história mogimiriana, após importante pesquisa de documentos históricos de mais de 200 anos, formando coleção de trabalhos em seu livro de enorme sucesso.

Trabalhou resgatando a história regional, em especial a dos bandeirantes, dos imigrantes e dos ferroviários.

Foi agraciado com importantes troféus, menções honrosas, medalhas de ouro, de prata e de bronze, pelos trabalhos realizados e pela dedicação à cultura. Recebeu em 1991 a Medalha “João Theodoro Xavier”, da Câmara Municipal de Mogi Mirim.

Incentivador dos Salões de Artes foi patrono do 14º Salão de Artes de Mogi Mirim, em 2001.

Presidiu o Centro Mogimiriano de Cultura e, inúmeras vezes, foi membro do Conselho Municipal de Cultura, assim como membro de júri e de Comissões organizadoras de vários eventos culturais, tendo também participado de várias exposições individuais e coletivas. Possui quadros nos Estados Unidos da América, no Japão, no Chile, no Canadá, na Alemanha, na Inglaterra, na Bolívia, na Itália, na Argentina e na França.

Também no campo da indústria, implantou a Tóride Indústria Mecânica Ltda., destaque em seu ramo de atuação.

Em visitas a Mogi Mirim, os Governadores Geraldo Alckmin e José Serra foram presenteados com quadros de Tóride Celegatti.

Diante do exposto, contamos com o apoio dos nossos nobres pares para a aprovação da presente proposição.



Sala das Sessões, em 19/8/2009


a) Vitor Sapienza - PPS




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal