Projeto de vida: Uma Experiência Pedagógica



Baixar 6.31 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho6.31 Kb.

PROJETO DE VIDA: Uma Experiência Pedagógica


A elaboração do Projeto pessoal de Vida é um processo contínuo que se realiza durante o caminho e que se enriquece com a vivência pessoal de ser e formar comunidade. Deus nos chama, desde sempre, desde o “seio materno” (cfr Jr 1,5), para assumir plena e livremente este projeto de amor para a felicidade pessoal e para a vida de toda a humanidade.

O Projeto de Vida pessoal é a essência de todo homem e de toda mulher, é um caminho de opções progressivas e de discernimento permanente. Deus nos fala em sua Palavra, em nossa vida, nos demais, na realidade, nas situações e acontecimentos do contexto histórico e social, em nosso trabalho e estudo, em nossa prática pastoral. Nesses meios de vida Ele nos convida à ousadia da profundidade. É também ali onde nos dá a certeza de sua presença fiel: “Não tenhas medo, porque estarei contigo para proteger-te” (Jr 1, 8).

O Projeto pessoal de Vida é, portanto, um convite a tomar a vida em nossas mãos, descobrindo a grandeza de decidir sobre a própria existência com liberdade, responsabilidade e compromisso. É um convite ao crescimento pessoal e comunitário; um chamado a olhar a realidade na qual vivemos, reconhecendo nela as pegadas do Senhor da Vida e da História, assumindo o conflito e dando respostas transformadoras que façam, dessa realidade, um lugar de “vida abundante” (cfr Jo 10, 10).

A ausência de um Projeto de Vida leva-nos à dolorosa realidade da perda de identidade e à falta de perspectivas de futuro; à incapacidade de sonhar; à manipulação e à massificação; à indiferença frente às realidades de injustiça, de exclusão, de indignidade e de morte; à passividade frente a um sistema neoliberal que fragmenta a vida e acentua a violência, a pobreza e a corrupção.



O Projeto Pessoal de Vida é um caminho dinâmico de buscas e de opções, de maturidade e crescimento, que nos ajudam a definir e a assumir nossa vocação, para seguir pessoalmente a Jesus Cristo, fazendo nossa a sua missão através de um compromisso transformador da realidade, como membros de uma comunidade de fé.

Projeto de Vida não é a somatória das ocorrências gostosas com que preenchemos o tempo da vida, mas a orientação organizada dos esforços para dar vida à vida. Que o homem seja um projeto essencialmente dinâmico, não significa que sua missão seja o ativismo, o “criativismo”, como se ele fosse válido na medida em que a sociedade o julgar útil, eficiente e original. O dinamismo ao qual aludimos é esta atividade interior que consiste em tomar consciência da realidade, buscar a verdade, refletir a vida, elaborar a experiência, oferecer amor profundo, criar ordem e beleza, meditar, contemplar. (Equipe Episcopal de Educação Católica – Conferência Episcopal Argentina. Educação e Projeto de Vida, Oficina Del Libro – CEA, Buenos Aires, 1985).

(PROJETO DE VIDA: CAMINHO VOCACIONAL DA PASTORAL DA JUVENTUDE LATINO-AMERICANA. CNBB – Setor Juventude/CELAM. CCJ, 2003, pp 94-97).


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal