Projeto Israel 60 anos 6 décadas de história e música



Baixar 12.43 Kb.
Encontro31.07.2016
Tamanho12.43 Kb.
Projeto Israel 60 anos

6 décadas de história e música



Justificativa:

A partir do tema Israel 60 anos – 6 décadas de história e de música visamos fortalecer o vínculo do aluno com Medinat Israel reconhecendo o Estado como pátria histórica e centro espiritual do povo judeu, de onde emana sua cultura e tradição.


A proposta é trabalhar este assunto como tema da festa da Torá com os alunos da 2ª série (3º ano), já que este ano comemora-se 60 anos de Independência do Estado de Israel.
Objetivos:

- Reconhecer o Estado de Israel como berço e pátria histórica do povo judeu, onde se constituiu, pela primeira vez, em estado, criando valores culturais e formando sua identidade política, religiosa e espiritual.


- Reconhecer o Estado de Israel como centro espiritual do povo judeu, de onde emana sua cultura e tradição.
- Reconhecer a centralidade do Estado de Israel e sua importância para a formação da identidade judaica do aluno.
- Reconhecer o direito de estabelecimento do povo judeu na Terra de Israel.
- Criar vínculos que fortaleçam a identidade judaica do aluno com o Estado de Israel.
- Conhecer os principais fatos históricos ocorridos em cada década a partir de 1948.
- Conhecer personalidades marcantes que contribuíram para a criação e manutenção do Estado de Israel.
- Conhecer músicas que marcaram cada década desde a criação do Estado.
Conteúdo:

Principais fatos históricos ocorridos desde 1948:

1948- 1960: Independência do Estado de Israel.

1960 -1970: a Reconquista de Jerusalém (Cidade Velha); A importância da cidade de Jerusalém; Jerusalém – a capital de Israel.

1970-1980: Acordo de Paz - Israel e Egito.

1980-1990: Operação Moisés: a aliá dos etíopes.

1990-2000: Itzchack Rabin; Aliá dos russos.

2000- 2008: 40 anos de Reunificação de Jerusalém; 60 anos de Independência de Israel; Israel hoje; Contribuições do Estado de Israel para a humanidade.
Duração:

O projeto está previsto para, aproximadamente, 15 aulas, distribuídas durante 4 meses. Nestas aulas, as morót trabalham, em sala, diretamente com os alunos o tema proposto- Israel 60 anos – 6 décadas de história e música.


Nas aulas de música e dança os alunos trabalharão diretamente na preparação da festa da Torá, ponto culminante do projeto.
Disciplinas:

Cultura Judaica: Ivrit/ História, Torá, música e Dança Israeli.


Metodologia:

Cada aluno receberá uma apostila preparada pela equipe de Cultura Judaica, que contém o conteúdo selecionado de cada década, curiosidades, fotos, músicas que marcaram cada década desde a criação do Estado e também pesquisas que deverão ser feitas juntamente com as famílias.

No mural externo fica exposto o mesmo conteúdo da apostila permitindo, a todos os alunos, o acesso e a troca de informações em momentos informais.

Sugestão de outras atividades:

- Canto coletivo de músicas que marcaram cada década desde a criação do Estado: Haamini Iom Iavo, Ierushalaim Shel Zahav, Kan, Chai, Israel Bat Shishim e outras.


- Trabalho interativo no mural externo: Além do projeto que será desenvolvido em sala de aula acompanhado pela apostila elaborada com o conteúdo proposto, a morá poderá utilizar o mural externo ou power point com a mesma matéria, para dinamizar e diversificar a aula.
- Passeio virtual a Israel, através de fotos ou filmes.
- Envolvimento dos pais com o tema da festa: através de pesquisa com os familiares sobre os temas trabalhados em sala de aula. O resultado desta pesquisa será trabalhado com as morót através da troca de informações entre os alunos.
- Conversa com a morá Tania, coordenadora do Fundamental II sobre um tema (relação do tema Israel 60 anos – 6 décadas de história e de música com a festa da Torá ): os alunos poderão conversar e perguntar para a morá Tânia suas curiosidade sobre o tema escolhido.
- Conversa com o rabino Nilton Bonder sobre A importância do recebimento do primeiro livro da Torá, Sefer Bereshit, na vida escolar e pessoal do aluno.
- Confecção, em grupos, de posters sobre cada década.

FOTOS DO MURAL INFORMATIVO:
FOTOS DOS PREPARATIVOS DA FESTA DA TORÁ:


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal