Projeto: ler com muito prazer



Baixar 13.35 Kb.
Encontro27.07.2016
Tamanho13.35 Kb.
PROJETO: LER COM MUITO PRAZER

Justificativa do Projeto:

O ensino aprendizagem nas séries iniciais está voltado à leitura e à escrita enquanto práticas sociais e, por conseguinte, a contação de histórias passa a se constituir num meio de promover e incentivar tais práticas, de modo que parte dos problemas do contexto escolar possam ser amenizados e não perdurem ao longo do processo educativo.

Além disso, é imprescindível considerar que a leitura fundamenta o processo pedagógico na escola, necessitando essa ser entendida como ação significativa no processo de construção do sujeito – cidadão – leitor.

Esse projeto de Contação de histórias foi desenvolvido com o objetivo de possibilitar aos educandos acesso aos diferentes tipos de livros e tipologias de leituras, bem como o acesso a sites literários com histórias infantil proporcionando diferentes momentos de leituras e incentivo para procurar livros na biblioteca e assim realizar a leitura dos mesmos por prazer, com gosto e encantamento pela descoberta de novas histórias que foram contadas no projeto.

Considerando que a leitura é a base para o crescimento intelectual do ser humano esse projeto foi desenvolvido para aprimorar o conhecimento dos educandos de uma forma lúdica e prazerosa.

Objetivos:


  • Possibilitar aos educando entender e conceber a biblioteca como lugar de sedução, cujo espaço possa provocar o deleite, a fruição, o prazer e sobre tudo, o gosto pela leitura;

  • Propiciar um contato maior com textos de diferentes tipologias;

  • Favorecer a exploração da ludicidade, da criatividade e da imaginação.

Metodologia:

O projeto de contação de histórias foi desenvolvido com o título: Projeto Ler com o título: Projeto Ler com Muito Prazer e tem como duração uma hora semanal por turma contemplada. São beneficiadas as 11 turmas dos anos iniciais do Colégio Estadual Antônio Mastella localizado no centro da cidade de Jóia, estado Rio Grande do Sul.

Sempre desenvolvi planejamento anterior aos momentos de realização do projeto, variando a forma da realização da contação das histórias infantis. Utilizei criatividade na expressão oral onde procurava sempre manter os alunos calmos e interessados na história que iriam ouvir.

Quando contei o conto: “Sua Alteza a Divinha” os alunos permaneceram atentos imaginando os fatos narrados com desenvoltura.

O conto popular: “a onça e o bode” foi contado com a utilização de um avental por mim confeccionado.

Levei os alunos até o laboratório de informática onde eles tiveram acesso ao site www.contando.historia.com podendo explorar os diferentes tipos de textos.

Realizei também contação de histórias no varal, no pátio da escola e em sala de aula. Posso citar algumas como: “Por que o mar é salgado?”; “A casa do João Ratinho”; “A Bruxinha descobre o Natal”, dentre outras. Após a contação dessas histórias realizamos atividades de expressão oral, dobraduras, relatos escritos, etc.

Para a realização do trabalho de contação de histórias infantis foi realizado um projeto chamado: “Ler com muito prazer”, sendo o mesmo justificado pela necessidade de proporcionar momentos prazerosos envolvendo a contação de histórias diversificadas com a utilização de vários recursos para atingir todos os alunos envolvidos já que na escola há alunos com necessidades especiais.

Também foram citados os objetivos a serem desenvolvidos e elaborado um horário para o desenvolvimento do mesmo na escola levando em consideração o objetivo de estimular o gosto pela leitura sempre em consideração o objetivo de estimular o gosto pela leitura, sempre procurei planejar a contação de uma história interessante e quando possível relacionada com datas comemorativas ou relacionadas com o tema da escola ou até mesmo conteúdo que estava sendo trabalhado em aula.

Após a seleção das histórias sempre planejei atividades para serem desenvolvidas junto com os alunos. Releituras, confecção de painéis / cartazes, dobraduras, desenho do colega e outras atividades.

Contei a história: Um Belo Sorriso de Mary e Eliardo França, os alunos confeccioram um porta-retrato e em duplas um desenhou o retrato do outro.

A escola trabalhou com o tema: “Cada um de nós constrói a sua história e um dos sub-temas: meio ambiente e histórias de vida.”

Como o projeto aconteceu de forma interdisciplinar foi possível motivar os alunos em relação com o meio ambiente e como reaproveitar o lixo de forma consciente e criativa. Para esse momento motivei os alunos para deixá-los curiosos sobre a história:Maneco Caneco Chapéu de Funil. Então realizei a contação da história utilizando objetos: concha, escumadeira, cabide, copo, funil, calção, camisa e outros. Após questionei:

- Quem é o personagem principal?

- De que ele é feito?

- Podemos construir outro personagem parecido com o da história?

- É possível brincar com sucatas?

- Como podemos cuidar do nosso meio ambiente?

A partir desse momento cada turma confeccionou um “boneco ecológico,” escolheu um nome e produziu um texto. Os trabalhos produzidos foram expostos para a comunidade escolar.

Para trabalhar a solidariedade e o sentido da Páscoa contei a Lenda da Páscoa com a utilização de dobraduras para representar os personagens. Os alunos também realizaram dobraduras montando um painel para representar a história que eles escutaram.

Foi possível perceber que cada história que mostrei os livros, que li, que contei de forma natural sem imagens, que apresentei no varal e até mesmo no data show apresentou um papel fundamental na vida de cada aluno é claro que com resultado diferente em cada turma devido as diferentes faixas etárias dos alunos.

Para trabalhar sobre a copa apresentei a história: É o bicho futebol clube de Guto Lins.



O projeto atingiu o objetivo de incentivar a leitura dos livros da biblioteca, pois após ouvirem as histórias eles procuraram a biblioteca para retirar a obra e levar para casa e fazer uma leitura junto com a família. Também já tem alunos que desejam tornar-se escritores devido a paixão adquirida pelos livros.

Maria de Freitas Possebon Marsola


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal