Projeto pedagógico: resgate de nossa identidade



Baixar 9.1 Kb.
Encontro06.08.2016
Tamanho9.1 Kb.

PROJETO PEDAGÓGICO: RESGATE DE NOSSA IDENTIDADE




Muita esperança permeou nossa caminhada. Tínhamos um grande trabalho pela frente: a construção do nosso Projeto Pedagógico, portanto precisávamos ter coesão e clareza em nossos passos.

Idealizávamos construir um instrumento que tecesse passado-presente-futuro com a marca do carisma e da espiritualidade das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, eis o nosso desafio. Muita responsabilidade e, ao mesmo tempo, muita alegria nos impulsionava. Tínhamos presente palavras de Santa Teresa Verzeri: “ No coração de Jesus Cristo encontrarás tudo: força para a tua fraqueza, luz para as tuas dúvidas, conforto nas angústias, segurança nas incertezas, ar no desalento...”, isto nos acalmava. Este mergulho na fonte do carisma iria nos oportunizar um salutar confronto de nossas práticas, tínhamos certeza.

Partimos, então, a procura de textos, cartas e escritos que dessem aporte ao nosso sonho. De posse deste material, irmãs e colaboradores, das escolas e dos Centros de Formação, estudaram, discutiram e refletiram em inúmeras reuniões sobre os Princípios da Arte de Educar, de Santa Teresa Verzeri, no Livro dos Deveres, conhecido como livro da espiritualidade das FSCJ.


O primeiro passo estava dado. A semente tinha sido germinada, era preciso, agora, regá-la.

Emoção e encantamento foram sentimentos presentes nos encontros ficando evidentes em cada olhar, em cada gesto, em cada apresentação. Emoção porque estávamos partilhando e compartilhando idéias, palavras e projeto de vida de nossa Fundadora. Encantamento porque percebíamos as implicações, os significados que, até hoje, permanecem vivos em nossa prática pedagógica.

O segundo passo desta caminhada sinalizava para a necessidade de refletirmos sobre nosso educador e, também, sobre nosso educando. A ética profissional e a formação qualificada precisavam encontrar espaço para que os princípios e os valores verzerianos fossem vivenciados. Traçamos, então, linhas norteadoras que vivificassem os princípios estudados em consonância com a realidade escolar, ou seja, a identidade do educador verzeriano. Precisávamos, também, fecundar no coração dos nossos educandos, a missão, a visão e os valores como fundamentos de sua formação, ou melhor, a identidade do educando.

À medida que avançávamos e aprofundávamos, cada vez mais, em seus escritos, percebíamos que precisávamos estudar mais, conhecer mais e buscar muito mais. Éramos pequenos diante de tanta iluminação, de tanto amor expresso em simples palavras.

Estes momentos me fizeram lembrar a passagem da Bíblia ( Lucas 24,13-35) onde Jesus caminhava com dois discípulos que apresentavam muitas dúvidas e incertezas, mas que no final do percurso experimentam que o caminho da fé é um caminho que deve ser percorrido com o coração aberto à revelação e a experiência de Deus e da vida nova que ele quer oferecer.

Assim foi a nossa caminhada permeada de muitos questionamentos, muitas reflexões, muita partilha. Porém, isto não nos impediu de irmos adiante, pelo contrário, foi o combustível indispensável que moveu e consolidou nossas ações.

Estamos felizes por finalizarmos nosso Projeto Pedagógico!!

Temos a certeza de que grandes passos foram dados, porém sabemos, também, que existe uma longa estrada a percorrer.

Finalizo, citando as sábias palavras de Santa Teresa Verzeri:

Caminha com coragem, confia plenamente na bondade e na ternura de Deus para contigo.”



Sílvia Leal


Gestora Pedagógica

Fev/2007


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal