Projetos de pesquisa



Baixar 5.49 Kb.
Encontro04.08.2016
Tamanho5.49 Kb.
PROJETOS DE PESQUISA:


  1. ESPECTROMETRIA DE MASSAS APLICADA À DIFERENCIAÇÃO DE CAFÉS BRASILEIROS

- Este projeto estuda o desenvolvimento de metodologias para a diferenciação de cafés brasileiros (arábica e robusta) pela técnica de espectrometria de massas (EM) por ionização electrospray, com enfoque na relação precursores de aroma x voláteis, com aplicação de técnicas de análise dos componentes principais –PCA- e técnicas estatísticas de classificação, como a análise discriminante. De modo semelhante se dá o acompanhamento pela técnica de cromatografia gasosa olfatométrica acoplada a EM no estudo de aromas dos cafés arábica e robusta torrados, submetidos a diferentes processos de torra e variações tecnológicas de campo.




  1. APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS ORIUNDOS DO PROCESSAMENTO DE CAFÉ

- O agronegócio do café gera resíduos em várias de suas etapas, que podem ser vistos como matéria prima barata composta de substâncias portadoras de atividade biológica. Neste projeto, busca-se aproveitar os constituintes químicos presentes nestes resíduos para a produção de substâncias com atividade farmacológica e para aromatizantes para alimentos, através de bioprocessos e transformações estruturais.




  1. INVESTIGAÇÃO DE CONSTITUINTES DE AROMAS E CONTROLE DE QUALIDADE DE ALIMENTOS NATURAIS


- A natureza, seja ela terrestre ou marinha, é uma fonte rica de metabólitos passíveis de serem aproveitados como aditivos ou nutrientes na alimentação humana. Este amplo projeto investiga, com o desenvolvimento de novas metodologias de extração e técnicas cromatográficas, a presença de aromatizantes presentes em plantas, microorganismos e organismos marinhos, bem como desenvolve novas metodologias para o controle de qualidade de extratos naturais focados no estudo dos princípios ativos, de pesticidas e de adulterantes.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal