Pronunciamento do deputado dr. Evilásio farias no pequeno expediente do dia 26/06/2002 CÂmara dos deputados em homenagem à sociedade beneficente são camilo sp



Baixar 24.23 Kb.
Encontro29.07.2016
Tamanho24.23 Kb.
PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO Dr. EVILÁSIO FARIAS - NO PEQUENO EXPEDIENTE DO DIA 26/06/2002 - CÂMARA DOS DEPUTADOS - EM HOMENAGEM À SOCIEDADE BENEFICENTE SÃO CAMILO - SP
Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados,

É com enorme satisfação e orgulho que estou fazendo uso regimentalmente da tribuna desta casa, nesta data. Quero prestar a minha modesta, porém sincera homenagem à uma importante entidade que presta um brilhante serviço social na cidade de São Paulo. Refiro-me à SOCIEDADE BENEFICENTE SÃO CAMILO.


E o faço, Senhores Deputados, porque entendo que é nosso dever, valorizar as iniciativas das pessoas e entidades que voluntariamente prestam serviço social em nosso País.
Podemos verificar nesse início de novo milênio, um processo de globalização totalmente excludente que ameaça seriamente o horizonte da humanidade, e, diante desse quadro, iniciativas como o trabalho desenvolvido por esses abnegados homens e mulheres de boa vontade que são os CAMILIANOS, merecem destaque, pois representam uma diferença fundamental para a melhoria da qualidade de vida de toda uma população, principalmente, para a classe dos mais excluídos.
Senhores Deputados, os CAMILIANOS ou: A Ordem dos Ministros dos Enfermos (padres e irmãos camilianos) têm como carisma específico o serviço global aos doentes, com atuação em todos as áreas do mundo da saúde. Seu fundador foi São Camilo de Lellis, que nasceu em Bucchianico (Chieti - Itália), em 1550.
Hoje, os religiosos camilianos estão presentes em sete Estados do Brasil, tendo sua Casa-mãe e suas principais instituições na capital de S. Paulo.

A história dos camilianos no Brasil (Província Camiliana Brasileira) teve seu início na Itália, em 1922, mas foi em 15 de novembro de 1923, que o Pe. Eugênio Dalla Giácoma assumiu a capelania, iniciando oficialmente a atividade camiliana no Brasil. Logo em seguida, foi assumida a capelania da Santa Casa de Misericórdia e, daí para frente, vários outros hospitais na arquidiocese de São Paulo, onde, estão concentradas as atividades sociais que irei destacar a partir de agora.


A SOCIEDADE BENEFICENTE SÃO CAMILO, foi fundada no dia 17 de julho de 1923 tem atualmente, como principal missão, prestar assistência à saúde a quantos buscarem seus serviços, sem distinção de nacionalidade, raça, credo, opinião política ou qualquer outra condição; desenvolver atividades educacionais na área religiosa e da saúde, podendo, para tanto, fundar e manter escolas, faculdades e outros cursos e franqueá-los a quem de direito os procurar, elaborar e editar material didático relacionado com suas finalidades estatutárias, prestar serviços de assistência social à crianças e adolescentes por meio de creches e maternais.

Entidade filantrópica declarada de Utilidade Pública Federal e do Estado de São Paulo, a SOCIEDADE BENEFICENTE SÃO CAMILO, desenvolve suas atividades de caráter social, através dos seguintes projetos:


HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO CAMILO - localizado no Bairro da Pompéia - SP - Possui 150 leitos e 12 salas cirúrgicas, realizando uma média de 7600 cirurgias/ano, UTI adulto com 14 leitos e Unidade Coronariana com 6 leitos. UTI infantil com 11 leitos. Pronto-socorro com capacidade de atendimento de 500 pacientes/dia nas especialidades: Clínica Médica, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Pediatria.
HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO CAMILO - Antigo Centro Hospitalar Dom Silvério Gomes Pimenta - Localizado no bairro de Santana - SP.

Projetado para ser o hospital do Ministério da Aeronáutica em São Paulo, começou a ser construído em 1956, em terreno que o Governo de São Paulo, concedeu em regime de comodato, dentro do complexo Mandaqui na Zona Norte. Após enfrentar sérios problemas financeiros, a construção acabou sendo abandonada, sem nenhum acabamento interno. Em 1974 O Min. da Aeronáutica o vendeu à Prefeitura de São Paulo que o utilizou, em parte, para estacionamento e conserto de ambulâncias. Em 1976, a Sociedade Beneficente São Camilo, propôs à Prefeitura concluir aquele edifício e transformá-lo num hospital geral para a Zona Norte de S.Paulo. Após celebrar convênio com várias instituições públicas e privadas, a Sociedade Beneficente São Camilo deu cabo à construção do mesmo, e, ao longo do tempo foi promovendo as adaptações necessárias para um melhor funcionamento. Hoje, é um moderno hospital, onde são prestados anualmente cerca 37.800 atendimentos:


- HOSPITAL E MATERNIDADE SÃO CAMILO - Ipiranga. - Antigo Hospital e Maternidade Leão XIII - Com capacidade para 200 leitos em prédio próprio com área construída de 18.000 metros quadrados, atendendo a todas as especialidades. A inauguração deu-se em 18 de janeiro de 1942. Por sua localização e tradição de serviços prestados ao longo de sua história, esse Hospital continua sendo o hospital de referência das famílias, da indústria e do comércio da região do Ipiranga.
INSTITUTO BRASILEIRO DO CONTROLE DO CÂNCER SÃO CAMILO - IBCC: O IBCC - Instituto Brasileiro de Controle do Câncer, se especializou em realizar sonhos. Sonhos de pessoas que depositam nesse Hospital a esperança de sobreviver ao pesadelo da descoberta de um câncer, pessoas que não dispõe de uma condição financeira para a realização de um tratamento em um Hospital particular.
Mais de 11 mil pacientes, utilizam mensalmente e de forma gratuita, os serviços prestados pelo IBCC, no atendimento ambulatorial, internações clínicas e cirurgias, além dos serviços de Radioterapia e Quimioterapia.
Com o propósito de continuamente Aumentar, Manter e Melhorar os serviços que presta à comunidade, o IBCC tem a MISSÃO de ser um dos maiores hospitais da América Latina.
O INSTITUTO BRASILEIRO DO CONTROLE DO CÂNCER SÃO CAMILO, Senhores Deputados, é responsável no Brasil pela campanha internacional "O CÂNCER DE MAMA NO ALVO DA MODA". Essa campanha publicitária é um instrumento que o IBCC tem utilizado para alertar a população sobre a importância da prevenção do câncer e a captação de recursos para o Hospital. Com a ajuda de várias parcerias atingiu a marca de UM MILHÃO DE CAMISETAS NO BRASIL, isso significa, um milhão de pessoas orientadas para a prevenção da doença.
Desde a sua fundação, o IBCC já atendeu mais de três milhões de mulheres, sendo a maioria gratuita. Na luta pela prevenção do câncer o IBCC, trouxe, em 1971, o primeiro mamógrafo para o Brasil e, em sua batalha contra o câncer, foi desenvolvendo uma infra-estrutura médico-hospitalar que lhe permite assistir a um número cada vez maior de mulheres e, também, expandir a sua área de atuação para a prevenção e o tratamento de outros tipos de câncer.
Além das atividades médicas ligadas diretamente ao paciente, o IBCC também possui um Centro de Estudos que recebe, anualmente, cerca de 154 médicos de todo o Brasil, para aprenderem as mais modernas e eficientes técnicas utilizadas na prevenção e no tratamento de câncer.
- Círculo Social São Camilo do Ipiranga: Mantêm, em convênio com a Prefeitura de São Paulo, 03 Creches: a) Creche Pe. Pedro Balint, no bairro de Heliópolis, que atende a 96 crianças carentes de 0 a 04 anos; b) Creche Cardeal Motta - no bairro de Vila das Mercês, atende diariamente a 170 crianças de 0 a 06 anos; e o Centro de Formação Profissional José Gomes - localizado na Vila Gumercindo e que presta atendimento a 120 adolescentes de 14 a 18 anos, para os quais oferece cursos de Introdução à Informática; Eletricista Instalador e Reparador de Aparelhos Eletrodomésticos.
- Cruzada Bandeirante - Assistência Médica e Social: Asilo para pessoas idosas abandonadas, em convênio com o Governo do Estado de São Paulo e tratamento de dependentes químicos. Entregue para a administração dos Camilianos em 1989, que continuam até o momento, desenvolvendo as atividades anteriores, mantendo atualmente 110 vagas para idosos abandonados e 50 vagas para dependentes químicos.
CRECHES - Mantendo atualmente 12 Creches - A Sociedade Beneficente São Camilo, atende diariamente a 2.033 crianças.
Casas de Passagem - Abrigos - Destinam-se a receber filhos de pais em litígio, 24 horas por dia. E disponibilizam 40 vagas na Capela do Socorro e na unidade do bairro de Ipiranga.
Centro de Juventude - O Centro de Juventude São Camilo atende em São Paulo atualmente a 60 adolescentes aos quais oferece diariamente alimentação, suplementação escolar; educação física e artes.
Essa, Senhores Deputados, é apenas uma pequena amostra do resultado do trabalho desenvolvido por essas abnegadas pessoas que são os Camilianos. E esses números, representam muito mais que apenas mais uma, das tantas estatísticas das quais temos conhecimento. Na verdade, representa um claro sinal de resistência e esperança de pessoas que, na sua luta pela sobrevivência, baseadas na solidariedade e no trabalho voluntário, vão criando alternativas de respostas às suas necessidades. E de certa forma, também é uma breve história sobre a atuação dos CAMILIANOS no Brasil: uma pequenina semente que transformou-se em árvore frondosa, irradiando amor, saúde e esperança para o nosso povo sofrido e enriquecendo a igreja brasileira com seu carisma e dom de Deus para os que sofrem.
A história de São Camilo de Léllis é o exemplo acabado do mais profundo e radical amor pelos enfermos. Sua atuação sacudiu há quase quatro séculos, a consciência de um povo, e desde então, por meio de seus seguidores, os padres e irmãos camilianos, essa obra continua a dar conforto, apoio e paz aos que sofrem as dores da doença.
A homenagem que agora presto, visa humildemente, traduzir o reconhecimento público - mais do que merecido - ao trabalho social desenvolvido por essa entidade, que sem dúvida nenhuma, merece figurar entre as mais importantes e sérias Instituições de caráter social atualmente em funcionamento em nosso País, pois, como podemos observar, ela é muito mais do que apenas uma organização não governamental voltada para a área social referente à saúde. Através de seus projetos, é um polo aglutinador e coordenador de atividades voltadas para o desenvolvimento da cidadania, para a defesa dos direitos humanos e o estímulo ao trabalho voluntário, viabilizando o atendimento de crianças, adolescentes e suas famílias carentes e em situação de risco social.
Por último, Senhores Deputados, eu não seria justo se aqui também não expressasse de público, o meu orgulho, reconhecimento e gratidão por essa pessoa abnegada e com um incrível poder de realização que é o Pe. NIVERSINDO ANTONIO CHERUBIN, que na qualidade de Superintendente da SOCIEDADE BENEFICENTE SÃO CAMILO, juntamente com a sua maravilhosa equipe, com garra, bondade, seriedade e esmero, vem prestando notável e fundamental trabalho social na cidade de São Paulo.
Por tudo o que aqui expus, Sr. Presidente, é que desejo que fique consignado nos anais desta casa, o reconhecimento deste deputado, em nome do povo do Estado de São Paulo, à SOCIEDADE BENEFICENTE SÃO CAMILO e à pessoa de seu Ilustre Superintendente, Pe. NIVERSINDO ANTONIO CHERUBIN e equipe. (Muito Obrigado)





Catálogo: sileg -> integras
integras -> Pronunciamento do Deputado Edinho Bez (pmdb-sc), em de abril de 2011 na Câmara dos Deputados sobre Reforma Tributária dando ênfase, nesta oportunidade, sobre a desoneração da folha de pagamentos
integras -> O sr. José pimentel – pt-ce (Pronuncia o seguinte discurso)
integras -> CÂmara dos deputados projeto de lei n.º 502, de 2003
integras -> Pronunciamento do deputado luiz moreira na sessão ordinária da câmara, em 24 de abril de 2002
integras -> A diversidade cultural brasileira sob o olhar de um deputado federal
integras -> Discurso proferido pelo deputado Sérgio Caiado
integras -> SR. carlos de souza
integras -> SR. giacobo (bloco pl/ pr) pronuncia o seguinte discurso Sr. Presidente, Sras e Srs. Deputados
integras -> Pronunciamento do deputado manato, pdt/ES, na tribuna da câmara, em sessão do dia 22 de outubro de 2003
integras -> Deputado vitor penido


Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal