Pronunciamento do deputado dr. Evilásio farias no pequeno expediente do dia 16/05/2002 CÂmara dos deputados em homenagem ao departamento de voluntários da sociedade beneficente israelita brasileira hospital albert einstein- sp



Baixar 26.19 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho26.19 Kb.
PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO Dr. EVILÁSIO FARIAS - NO PEQUENO EXPEDIENTE DO DIA 16/05/2002 - CÂMARA DOS DEPUTADOS - EM HOMENAGEM AO DEPARTAMENTO DE VOLUNTÁRIOS DA SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA HOSPITAL ALBERT EINSTEIN- SP

Senhor Presidente, Senhoras Deputadas, Senhores Deputados,


É com enorme satisfação e orgulho que estou fazendo uso regimentalmente da Tribuna desta Casa, nesta data. Quero prestar a minha modesta, porém sincera homenagem à uma importante entidade que presta um brilhante serviço social na cidade de São Paulo. Refiro-me ao DEPARTAMENTO DE VOLUNTÁRIOS DA SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA HOSPITAL ALBERT EINSTEIN.
E o faço, Senhores Deputados, porque entendo que é nossa obrigação, valorizar as iniciativas das pessoas e entidades que voluntariamente prestam serviço social em nosso País, pois nesse início de novo milênio em que verificamos um processo de globalização totalmente excludente e que ameaça seriamente o horizonte da humanidade, iniciativas como o trabalho desenvolvido por esse DEPARTAMENTO DE VOLUNTÁRIOS, merecem destaque por representar uma diferença fundamental para a melhoria da qualidade de vida de toda uma população, principalmente, para a classe dos mais excluídos.
O cientista Albert Einstein, disse como uma propriedade que é peculiar aos homens que através do seu exemplo perpetuam o seu nome na história, que: “O homem pode encontrar significado na vida...somente através do seu devotamento à sociedade”.
E foi com esse pensamento que há quase 50 anos, a comunidade judaica se uniu para fundar a Sociedade Brasileira Israelita Hospital Albert Einstein, com o objetivo de construir um hospital particular com a mesma qualidade dos melhores centros de saúde do mundo. Mas seus compromissos iam muito além, buscando levar a medicina também aos mais necessitados.
E foi exatamente movido por esse compromisso, Senhores Deputados, que o Departamento Feminino, como era chamado o Departamento de Voluntários quando de sua formação em 1959, iniciou suas atividades antes mesmo da inauguração do Hospital Israelita Albert Einstein. Seu intuito era colaborar na obtenção de recursos para a concretização da obra assistencial e também criar um ambulatório médico infantil para proporcionar assistência médica e social aos mais carentes.

Em 1967, o Departamento Feminino foi ampliado e passa a ser o Departamento de Voluntários. Tem como missão, cooperar com o aspecto humanitário da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein, participando das suas obras sociais e trabalhando para o bem-estar de seus acompanhantes.


Einstein, o brilhante e renomado cientista também declarou que: “nas crianças reside a esperança do mundo”.
E foi para alimentar essa esperança, que em 1969 teve início, o atendimento à população carente, com a implantação do Ambulatório de Pedriatria Assistencial que durante 29 anos prestou assistência médica a milhares de crianças.
No entanto, Senhores Deputados, em virtude de indicadores como o índice de 40% de reinternações, os abnegados profissionais voluntários e voluntários profissionais do Hospital Einstein, observaram a necessidade de dar um novo foco à prática assistencial por meio de ações preventivas. E assim, nasceu o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis que busca identificar e solucionar os problemas antes que eles apareçam, numa verdadeira prática de uma assistência médica digna. Esse esforço, resultou em um aumento do número de atendimentos ambulatoriais para 43.754 pessoas, e, na conseqüente diminuição das internações nos últimos 04 anos, para apenas 280 atendimentos.
Dez mil crianças com até dez anos, estão inscritas no Programa que, além do atendimento médico e hospitalar completo, desenvolve ações de prevenção e orientação e é realizado com a dedicação, garra e profissionalismo que é característico do verdadeiro exército de voluntários, profissionais, estagiários e instituições parceiras que empenham-se para obter apenas uma recompensa: poder ver no dia-a-dia, a evolução da qualidade de vida estampada no rosto de cada morador daquela comunidade. E tudo isso, feito com o padrão de qualidade do Hospital Israelita Albert Einstein, reconhecido internacionalmente.
Mais de 46 mil atendimentos foram realizados nos programas de CPAS no período de janeiro a outubro de 2001.

Foi verificado um aumento na adesão ao aleitamento materno de 38% para 67,8% através do Programa de Crescimento do Lactente;


Essa, Senhores Deputados, é apenas uma pequena amostra do resultado do trabalho desenvolvido por esses homens e mulheres de boa vontade. E esses números representam muito mais que apenas mais uma, das tantas estatísticas das quais temos conhecimento. Na verdade, representa um claro sinal de resistência e esperança de pessoas que, na sua luta pela sobrevivência, baseadas na solidariedade e no trabalho voluntário, vão criando alternativas de respostas às suas necessidades.
Mas o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis, vai muito além da assistência médica. O mesmo, propõe-se a resgatar a cidadania, o que significa conscientizar as crianças daquela comunidade e suas famílias do que é prevenção em seu sentido mais amplo. As crianças além de receberem atendimento médico que vai desde a consulta, a remédios e internações, contam também além de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e auxiliares administrativos, com profissionais da área de assistência social, nutricionistas, pedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, agentes comunitários de saúde, entre outros que trabalham de forma conjunta e determinada para alcançar o bem-estar daquela comunidade.
Além disso, Senhores Deputados, nesse Programa, as mães são orientadas a melhorar a qualidade de vida, aprendendo a exercitar hábitos simples mas de eficácia comprovada tais como: filtrar a água, escovar corretamente os dentes dos seus filhos; fazer soro caseiro; entre outras coisas. Seguindo o moderno conceito de medicina social, diversas ações são implementadas, envolvendo além de saúde, cultura e esporte, de acordo com as necessidades da comunidade. O grande investimento em cultura e esporte feito por esse Programa, permite tirar a criança da rua e aponta um caminho de vida mais digno.
Como se não bastasse tudo isso, que já seria o suficiente para merecer a nossa admiração, respeito e apoio, o Departamento de Voluntários, aqui homenageado, atualmente, atende no Hospital Israelita Albert Einstein, nos seguintes departamentos:
Atrium: envolvendo três setores: Internação, Caixa/Contas Correntes e Box dos Convênios. O objetivo é orientar e dar atenção aos pacientes e acompanhantes enquanto aguardam o atendimento em uma das áreas citadas.

Banco de Sangue: O trabalho das voluntárias neste setor tem como objetivo colaborar com a equipe de funcionários em atividades de telemarketing, além de orientar e dar atenção aos doadores.


Central de Exames: As voluntárias deste setor são a humanização do serviço com o intuito de minimizar o estresse, interagindo com pacientes e acompanhantes junto às equipes médicas, técnicas e administrativas.


Centro de Terapia Intensiva: Através da orientação de pacientes e acompanhantes quanto às normas da Unidade, bem como, levar conforto e apoio aos familiares.


Jornal: Este setor tem como objetivo divulgar, através de publicação trimestral, todo o trabalho realizado através do Programa Einstein na Comunidade, bem como, pelo corpo de voluntárias.


Mas o incansável Departamento de Voluntários, também desenvolve e mantêm as seguintes campanhas regulares:


Campanha “Saúde da Mulher”, desenvolvida na comunidade de Paraisópolis e que atendeu a 1.412 mulheres na coleta de exames para prevenção do câncer do colo do útero e orientações sobre o auto-exame.
Campanha "O Cartucho que Salva":

Várias empresas estão cooperando com o Programa Einstein na Comunidade para adquirir medicamentos e proporcionar assistência médico-hospitalar a 7.100 crianças carentes. Em sua última edição, que se realizou de 26 de janeiro a 15 de julho, a campanha arrecadou mais de 1300 medicamentos. Com essa campanha é possível garantir a compra de remédios anti-inflamatórios; vacinação de crianças contra meningite e pneumonia e aquisições de próteses.


Campanhas Pontuais:

As campanhas pontuais são ações que possibilitam aos voluntários disseminar informações e orientações de saúde para um número significativo de pessoas, em um curto espaço de tempo, com otimização dos recursos e resultados obtidos. Das campanhas realizadas em 1999 destacamos: Campanha de Prevenção de Acidentes na Infância, Campanha de Saúde da Mulher, Campanha de Catarata, Campanha de Cidadania (acesso à certidão de nascimento, casamento e petição de processos de pequenas causas);


Senhores Deputados, apesar da introdução de novas tecnologias e das sofisticadas instalações que observamos em várias instituições de caráter filantrópico do nosso país, podemos afirmar sem sombra de dúvidas, que o sucesso de um projeto social reside fundamentalmente, na boa interação entre o profissional envolvido e a clientela atendida. E foi exatamente esse aspecto e o grau de excelência nos serviços sociais apresentados, que fez com que o DEPARTAMENTO DE VOLUNTÁRIOS DA SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA HOSPITAL ALBERT EINSTEIN, fizesse jus aos seguintes prêmios:
Prêmio ECO – na categoria Saúde, outorgado pela Câmara Americana de Comércio;

Selo “Empresa Amiga da Criança”, concedido pela Fundação ABRINQ pelos Direitos da

Criança;

Votos de Júbilo e Parabenização, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo;

Prêmio UNIBANCO de Medicina (obtendo o 2º lugar, categoria Medicina Social);

• Foi o primeiro Departamento de Voluntários na América Latina a receber o Certificado NBR –



ISO 9001:2000, concedido pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini.

Esses prêmios, Senhores Deputados, traduzem o reconhecimento público nacional e internacional - mais do que merecido - ao trabalho social desenvolvido pela referido Departamento de Voluntários que sem dúvida nenhuma, merecem figurar entre as mais importantes e sérias Instituições de caráter social atualmente em funcionamento em nosso País.


Como podemos observar, o DEPARTAMENTO DE VOLUNTÁRIOS DA SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA HOSPITAL ALBERT EINSTEIN é muito mais do que apenas uma organização não governamental voltada para a área social referente à saúde. Pois através de seus projetos, é um polo aglutinador e coordenador de atividades voltadas para o desenvolvimento da cidadania, para a defesa dos direitos humanos e o estímulo ao trabalho voluntário, viabilizando o atendimento de nossas crianças e suas famílias que são beneficiárias de algum tipo de trabalho e, para isso, além da participação efetiva e voluntária de seus membros, também mantêm parcerias ou filiação com diversas entidades nacionais e internacionais, entre as quais podemos destacar as seguintes:
Associação Arte Despertar; Centros de Estudos e Assistência à Família; Colégio Bialik; Diagonal Urbana Consultoria Ltda; Indústria Química Farmacêutica Schering-Plough; Liotécnica Indústria e Comércio Ltda; Nestlé Brasil Ltda; PUC – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; UNI-FMU Universidades Faculdades Metropolitanas; UNICID – Universidade Cidade de São Paulo; Comunidade Religiosa João XIII; Delloite Touche Tohmatsu; F/NAZCA S&S; Becton Dickinson; ING Barings; SAT – Sistema de Alimentação para o Trabalhador Ltda; CDI – Comitê para Democratização da Informática, e que, com o seu apoio, declaram sua fé na ação voluntária como uma força criativa e transformadora.
Por último, Senhores Deputados, eu não seria justo se aqui também não expressasse de público, o meu orgulho e gratidão por essa pessoa abnegada e com um incrível poder de realização que é a Sra. TELMA SOBOLH, que na qualidade de Presidente do DEPARTAMENTO DE VOLUNTÁRIOS DA SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA HOSPITAL ALBERT EINSTEIN , juntamente com a sua maravilhosa equipe, com garra, bondade, seriedade e esmero, vem prestando notável e fundamental trabalho social na cidade de São Paulo.
Por tudo o que aqui expus, Sr. Presidente, é que desejo que fique consignado nos anais desta casa, o reconhecimento deste deputado, em nome do povo do Estado de São Paulo, ao DEPARTAMENTO DE VOLUNTÁRIOS DA SOCIEDADE BENEFICENTE ISRAELITA BRASILEIRA HOSPITAL ALBERT EINSTEIN e à pessoa de sua Ilustre Presidente, Sra. TELMA SOBOLH e equipe. (Muito Obrigado)





©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal