Pronunciamento do deputado leandro vilela (pmdb) sobre os 29 anos de fundaçÃo do jornal diário da manhã Brasília, 17 de junho de 2009 senhor presidente, senhoras deputadas e senhores deputados



Baixar 7.81 Kb.
Encontro21.07.2016
Tamanho7.81 Kb.
PRONUNCIAMENTO DO DEPUTADO LEANDRO VILELA (PMDB) SOBRE OS 29 ANOS DE FUNDAÇÃO DO JORNAL DIÁRIO DA MANHÃ

Brasília, 17 de junho de 2009


SENHOR PRESIDENTE, SENHORAS DEPUTADAS e SENHORES DEPUTADOS

Há 29 anos, no dia 12 de março, foi criado o jornal Diário da Manhã, em Goiânia, pelo jornalista Batista Custódio, Ao longo dos anos, o jornal cresceu, tornou-se referência na imprensa de Goiás e um símbolo da liberdade de expressão no País. O jornal é vanguarda nos principais fatos marcam a população do nosso Estado, sempre aberto às manifestações livres de todos os segmentos da sociedade civil.

Nesta oportunidade, quero registrar neste plenário o contentamento que temos pela existência do DM, como é conhecido e, ao mesmo tempo, externar os cumprimentos desta Casa aos jornalistas, funcionários e diretores deste importante veículo de comunicação do nosso Estado.

Em Goiás, o jornalista Batista Custódio tem trajetória de trabalho em favor de uma imprensa livre, democrática e justa. No seu jornal, toda a sociedade tem espaço para a manifestação de seu pensamento, o contraditório das idéias, enfim, há espaço para o debate civilizado, de alto nível e comprometido com os ideais do povo brasileiro.

A luta de Batista Custódio vem de longe, da década de 60, quando criou o semanário Cinco de Março, que também construiu uma trajetória em defesa da imprensa livre, democrática e justa. Em toda a sua vida profissional, Batista esteve ao lado da verdade.

Portanto, todo o êxito do DM deve ser creditado ao jornalista Batista Custódio, um profissional completo que fez escola, com vários discípulos espalhados pelas redações de jornais de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Erudito e brilhante na profundidade do conhecimento histórico e literário, repórter por excelência na garra com que persegue a informação, polêmico e guerreiro no combate aos poderosos, Batista Custódio é o líder carismático de uma equipe de jornalistas que é lida diariamente com avidez por todos os segmentos da opinião pública de meu estado.

Batista Custódio é o comandante dessas duas histórias e foi ele quem fez, com suas equipes, a simbiose entre o romantismo de ontem e a modernidade de hoje.

Ator e testemunha, ele ajudou a construir a história política e administrativa dos últimos 40 anos no meu estado, mostrando a verdade, atacando os desmandos, combatendo a corrupção mas também apoiando as ações de governo que correspondessem às expectativas da sociedade.

Diário da Manhã tem um indiscutível patrimônio de credibilidade, com páginas que refletem a coragem, a veemência e o destemor do chefe, quando a rotina da vida pública é interrompida por algum ato de improbidade dos governantes.

Todos os cidadãos goianos se sentem representados nas páginas do jornal, pois o jornal é um autêntico porta-voz das aspirações do estado e do povo de Goiás.

Não se homenageia o Diário da Manhã sem falar em Fábio Nasser, jornalista que Deus chamou ainda jovem. Filho de Batista Custódio, Fábio foi um dos fundadores do jornal e uma pessoa iluminada, dado o seu talento, seu humanismo e sua vocação em defender as causas justas.

Parabéns ao Diário da Manhã pelo trabalho em defesa da liberdade, da democracia e da justiça social.

Muito obrigado.


Deputado Leandro Vilela


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal