Proposta curricular



Baixar 26.7 Kb.
Encontro06.08.2016
Tamanho26.7 Kb.
Colégio Estadual Wolff Klabin – Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional

Av. Presidente Kennedy, 635 – Centro – CEP 84261-400

FONE/ FAX 3272-3997

PROPOSTA CURRICULAR

ENSINO: MÉDIO


DISCIPLINA: FÍSICA

A Física promove a articulação de toda uma visão de mundo,de uma compreensão dinâmica do universo,de modo amplo em torno do material imediato,capaz de transcender nossos limites temporais e espaciais.

O conhecimento de Física tem como pressuposto a elaboração de modelos de evolução cósmica, bem como investigar os fenômenos do mundo sub-microscópico ,das partículas que compõe a matéria. Visa também a desenvolver novas fontes de energia,criar novos materiais,produtos e tecnologias que contribuam para a formação de uma cultura científica. Essa cultura permite ao indivíduo a interpretação dos fatos,fenômenos e processos naturais no processo histórico,que é objeto de contínua transformação e é associado com outras formas de expressão e produção humana.

O caráter prático transformador e o caráter teórico universalista da Física não são traços antagônicos,mas dinamicamente complementares. Compreender esse enfoque permite tanto o tratamento tecnicista como o formalista,procurando sempre elementos vivenciais e cotidianos ,formulando assim os princípios gerais da Física,com consistência garantida,pela percepção da sua utilidade e de sua universalidade.

O ensino da Física,no ensino médio deve antes de tudo estar dirigida a preparação do indivíduo para a vida,de modo que ele possa participar da sociedade em que vive,sob o ponto de vista político,social,econômico e cultural. Deve discutir a origem do universo e sua evolução,mas também os gastos de conta de luz e o funcionamento dos aparelhos elétricos presentes na vida cotidiana. O aluno deve receber uma educação crítica do mundo que vive,de modo que ele possa enfrentar as mudanças e atuar sobre elas,nesse sentido o conhecimento científico é fundamental.

Este conhecimento não deverá ser desarticulado,distanciado do mundo vivido pelos professores,pesquisadores,mas sim deve estar de acordo com a realidade de cada um,levando cada aluno a compreender de uma forma prática consciente os fenômenos físicos,podendo assim atuar de forma significativa na sociedade que vive.


CONTEÚDOS ESTRUTURANTES
Os conteúdos estruturante no estudo de Física são conceitos fundamentais e de abordagem pedagógica com conteúdos específicos de forma clara e direta onde o estudante aprenda e compreenda o que é Física,para estudá-la e saber como aplicar esses conceitos em sua vida.

Os conteúdos estruturantes são:

Movimento
Termodinâmica
Eletromagnetismo

MOVIMENTO
No estudo do movimento trabalham-se os conteúdos básicos considerando contexto históricos social,na construção do conhecimento,pois a concepção de movimento está fundamentada na ideias de espaço(posição),tempo e matéria(massa).

A ciência do movimento está vinculada as Leis de Newton e seus sucessores,trabalhando a questão da força,como variação do movimento,uma constante de movimento ou associando ainda a força de variação na quantidade de movimento de um objeto ou sistema, a velocidade (aceleração ou desaceleração) e a concepção de massa e inércia,reconhecendo as forças ação e reação nas mais diferentes situações.

O estudo da gravidade espera que os estudantes compreendam do fenômeno celeste e terrestre,cujo resultado sintetiza uma concepção de espaço,matéria e movimento.

Quando se trata dos fluídos e da mecânica dos fluídos é importante que identifique as propriedades físicas da matéria,a viscosidade formulando conceitos de pressão de um fluído (líquido ou gás)compreenda a relação entre volume,peso e empuxo bem com a relação densidade e massa específica.

A ideia de conservação de energia está presente na construção de vários campos externos á Física,bem como a concepção de energia e trabalho como grandeza física relacionada à transformação de energia.

CONTEÚDOS BÁSICOS

Momentum e Inércia:Conservação e quantidade de movimento

Variação da quantidade de movimento

2ª Lei de Newton

3ª Lei de Newton e condições de equilíbrio
Gravitação:Leis de Kepler, Força gravitacional

Energia e o Princípio da conservação de Energia

Variação/Transformação da energia de parte de um sistema:trabalho e potencia

Fluidos


Oscilações

TERMODINÂMICA
O trabalho com as leis da termodinâmica deve proporcionar : a compreensão da teoria cinética dos gases;identificando os processos Físicos diferenciando o conceito de calor e temperatura entendendo que o calor é fonte de energia e sua importância para a indústria bem com o conceito de temperatura com modelo baseado em propriedades de um material não uma medida de fato e o calor como energia em trânsito.

A construção de escalas termométricas,as propriedades térmicas da matéria,compreendendo o conceito de capacidade calorífica,calor específico,transferência de calor e equilíbrio térmico.



CONTEÚDOS BÁSICOS
Lei Zero da Termodinâmica:Termometria e Dilatação

Modelos de Calor: Calor,Energia e Trabalho Termodinâmico

Vapor e Movimento:Princípio da Conservação de Energia,Máquina Térmica e Rendimento

Pressão nos Sólidos ,Líquidos e Gases




ELETROMAGNETISMO
Estudar eletromagnetismo, suas ideias ,definições,leis e conceitos fazem com que observemos o nosso cotidiano,pois a teoria está vinculada a ação da corrente elétrica,circuito elétrico,aparelhos eletro eletrônicos e a presença da eletricidade em nossas casas.

Esses experimentos físicos relacionados ao cotidiano nos proporcionam uma abordagem maior para entender a eletricidade,expandir os conceitos de carga,corrente,campo elétrico utilizando de modelos práticos para a compreensão das leis,propriedades eletromagnéticas.

Associando o fenômenos da natureza os efeitos luminosos podemos compreender a luz como energia quantizando como ela interage com o meio,efeito fotoelétrico,interferência luminosa,dualidade da luz.

A compreensão de enunciados que envolvam códigos e símbolos físicos e a compreesão de manuais de instalação e utilização de aparelhos eletroeletrônicos faz-se presente o contexto do eletromagnetismo, pois o mesmo é utilizado na compreensão dos fenômenos elétrico.



CONTEÚDOS BÁSICOS
Dualidade onda partícula:ondulatória

Natureza da luz:óptica geométrica

Óptica física

Carga Elétrica: eletrostática

Eletrodinâmica

Magnetismo: campo magnético


O trabalho com as leis:Lei 10639/03-história cultura afro-brasileira e africana, a Lei 11645/08-história e cultura dos povos indígenas e a Lei 9795/99-política ambiental , os conteúdos estruturantes serão organizados os aspectos históricos em coleta da dados,análise e comparação relacionando o passado com o presente das comunidades indígenas e afro descendentes junto com os textos para a analise física.

Com o objetivo de conscientizar sobre educação ambiental,organizaremos pesquisas com coleta de dados,análise e construções de tabelas e gráficos comparativos e o uso consciente das fontes de energia,do uso dos materiais e suas características físicas.



ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
O processo pedagógico de partir do conhecimento preexistente , pois a física está inserida na realidade, nos costumes e nas atividades sócio econômicas.

O ensino deve ser baseado nas teorias físicas estimulando a prática das experiências levando a compreensão do fenômeno físico para comprovar com o auxílio da matemática.

O conhecimento proposto pela física deve dar uma noção ao educando que as transformações são fenômenos universais globais e, no entanto são dirigidas pelo homem,através do conhecimento e progresso científicos e tecnológicos,devendo sempre lembrar que o conhecimento não é pronto e acabado,mas algo em constante movimento e transformações.

Portanto a física deve ir além da descrição e procurar construir no aluno a capacidade de analisar, explicar, prever e intervir nos fenômenos físicos. Para que isso ocorra foi elaborada a metodologia a seguir: exposição do tema a ser trabalhado de maneira clara e objetiva. Trabalhos em grupo,exposição oral, experiências práticas,orientação para a realização de leituras e elaboração de textos para ser realizados debates.

O livro didático será usado como material de apoio na estimulação de curiosidades e para leitura e interpretação dos fatos e histórias dos fenômenos físicos.

Nos reportaremos a problemas matemáticos para a compreesão dos fenômenos físicos, utilizando a linguagem matemática como meio de comprovar com uma abordagem direta as hipóteses apresentadas o que torna a aprendizagem mais significativa.

A história da física tem um papel importantíssimo para a compreensão da evolução da humanidade e em consequência a aplicação de novas tecnologias,e a história de vida dos cientistas,físicos que ajudaram a construir as concepções físicas atuais.

A maioria das leis da física surgiu com a necessidade de resolver problemas encontrados na sua época e com a evolução dos tempos os físicos aperfeiçoaram as mesmas utilizando na prática e nas construções de novas tecnologias.

Levando em consideração que muitas teorias surgiram através da observação e dos experimentos, hoje a prática da experimentação é um fator importante para a compreensão das teorias apresentadas ou pelas hipóteses levantadas,utilizando de material de fácil manipulação e encontrados no ambiente no qual se encontra,há uma diversidade de experimentos e instrumentos básicos que pode ser construído na própria escola.

Com as novas tecnologias utilizadas na escola,o ensino da física tornou-se mais eficaz , pois, a compreensão dos fenômenos físicos, dos experimentos e das pesquisas científica é de fácil visualização, manipulação o que torna a física mais prazerosa a utilização de recursos audiovisuais o trabalho com situações problemas do cotidiano trazidos pelo aluno leva ao interesse e curiosidade levando criar situações e até modelos científicos.



AVALIAÇÃO
A avaliação é diagnóstica contínua e participativa e de processos realizada através de provas escritas,relatórios, debates, observação do aluno em sala de aula (resolução de exercícios, participação em questões referentes às aulas), pesquisando bibliografias e/ou de campo orientadas pelo professor,visando o desenvolvimento integral do aluno, sua capacidade de análise e síntese, organização e sistematização dos conceitos relacionados á disciplina,assim como suas possibilidades a partir daí, de participar e contribuir na sociedade em que vive para construção da cidadania,do progresso e desenvolvimento da sociedade.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Diretrizes Curriculares da Educação Básica-Fisica-SEED-2006

Livro Didático Público de Física-SEED-2006

ANJOS,Ivan Gonçalves. Física. São Paulo. IBEP,2001. (Coleção Horizontes



Bonjorno, Regina Azenha ett. Física Completa:Ensino Médio,Volume Único. São Paulo. FTD.2000

cewksecretaria@gmail.com



Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal