Proposta de pesquisa em História Conflitos e Revoluções no período da Guerra Fria



Baixar 10.64 Kb.
Encontro24.07.2016
Tamanho10.64 Kb.

Proposta de pesquisa em História - Conflitos e Revoluções no período da Guerra Fria



Instruções:


  • A pesquisa será realizada em grupos de até 5 alunos. Os grupos serão selecionados por sorteio, assim como os temas da pesquisa.

  • Cada grupo ficará encarregado de elaborar uma síntese/resumo sobre o conteúdo selecionado por sorteio. Nesse resumo, deve-se diminuir e simplificar os textos pesquisados ao máximo, sem perder sua essência. É preciso destacar as idéias centrais sobre o assunto da forma mais clara e objetiva possível.

  • O resumo deve obedecer a seguinte configuração: Fonte: Arial 10. Espaço entrelinhas: Simples. Margens: Superior 2 cm, Inferior 1,5cm. Esquerda 2cm, Direita 1,5cm.

  • Utilizar papel sulfite A4. O resumo não deve ultrapassar o limite de 1 página.

  • Organizar o resumo em tópicos separados e destacados em negrito.

  • Cada grupo ficará encarregado de fazer cópias da sua página de resumo e distribuí-las para todos os alunos da turma. Uma breve apresentação para a sala sobre o conteúdo da folha será realizada por cada membro do grupo. Ao final do trabalho, cada aluno receberá um total de sete páginas de resumo, resultado do trabalho coletivo da turma. As folhas servirão como instrumento de estudo e material de consulta para as provas do 4o bimestre.


Temas de pesquisa:
A independência da Índia (1947).

Pesquisar: A exploração imperialista britânica na Índia; a liderança de Mahatma Gandhi e a luta contra os ingleses por meio da não-violência e da desobediência civil; os protestos e campanhas promovidas por Gandhi; o enfraquecimento da Inglaterra após a 2a Guerra e declaração de independência da Ìndia em 1947; os conflitos étnicos entre hindus e muçulmanos após a Independência; a divisão da Índia; o assassinato de Gandhi.



O Apartheid na África do Sul (1948)


Pesquisar: A colonização européia na África do Sul e o estabelecimento da política de discriminação racial; a implantação oficial do Apartheid (1948), as leis racistas e a segregação racial; as restrições aos negros e o favorecimento da minoria branca; Nelson Mandela e a luta contra o Apartheid; a prisão de Mandela; os protestos contra o governo racista e a pressão da opinião pública; o governo de Frederik Willem de Klerk e o fim do Apartheid; a eleição de Mandela para a presidência da África do Sul.

A Revolução Chinesa (1949)


Pesquisar: A situação da China antes da revolução; a exploração dos países imperialistas; A fundação da República da China e governo de Chiang Kai-Shek; A liderança revolucionária de Mao Tsé Tung e a oposição ao governo; A luta contra a invasão japonesa; a Longa Marcha e a guerra civil (comunistas x nacionalistas); a proclamação da República Popular da China (1949); a consolidação do comunismo na China; a ditadura de Mao, o Grande Salto para Frente e a Revolução Cultural.
A Guerra da Coréia (1950)

Pesquisar: O fim do domínio japonês e a situação da Coréia após a 2a Guerra; a divisão da Coréia e as zonas de ocupação norte-americanas e soviéticas; Causas da guerra; o conflito armado entre as duas Coréias; a intervenção da URSS, China e EUA no conflito; o armistício assinado em 1953 e o fim da guerra; o número de mortos de cada lado e o saldo da guerra; as Coréias na atualidade, a divisão entre Norte e Sul e suas diferenças.



A Revolução Cubana (1959)


Pesquisar: A relação de Cuba com os E.U.A e o governo de Fulgêncio Batista; o movimento guerrilheiro e ação de seus líderes (Che Guevara e Fidel Castro); a guerrilha em Sierra Maestra e a luta armada contra o governo; chegada dos rebeldes ao poder; as principais medidas tomadas pelo novo governo; a aproximação com a URSS e a adoção do socialismo; a reação dos E.U.A e o embargo norte-americano; a Crise dos mísseis em Cuba e a ameaça de uma guerra nuclear; a morte de Che Guevara.
A Guerra do Vietnã (1959)

Pesquisar: A independência da Indochina; a divisão do Vietnã; Causas da guerra; a Frente de Libertação do Vietnã do Sul e a guerrilha dos vietcongs; a intervenção dos E.U.A e as suas ações militares; os movimentos pacifistas e os protestos; retirada das tropas norte-americanas, o desfecho da guerra e seus resultados;


A invasão soviética ao Afeganistão (1979)

Pesquisar: Causas da invasão soviética; a resistência dos rebeldes afegãos (mujahedins) apoiados pelos Estados Unidos, Paquistão e outros países muçulmanos; a luta contra as tropas soviéticas; a atuação dos guerrilheiros afegãos; as derrotas sofridas pela URSS e a retirada das tropas russas do território afegão em 1988; o apoio das milícias afegãs ao terrorista Osama Bin Laden e a invasão norte-americana em 2001.


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal