Proposta de Trabalho de Graduação Aluno



Baixar 47.32 Kb.
Encontro05.08.2016
Tamanho47.32 Kb.


Universidade Federal de Pernambuco
Graduação em Ciência da Computação

Centro de Informática


2009.1

Planejando e gerenciando o desenvolvimento de projetos de software com métodos ágeis


Proposta de Trabalho de Graduação

Aluno Tiago de Farias Silva {tfs@cin.ufpe.br}

Orientador Hermano Perrelli de Moura {hermano@cin.ufpe.br}

01 de Março de 2009

Índice


1. Contexto 3

2. Objetivos 3

3. Cronograma 4

4. Referências 4

5. Possíveis Avaliadores 5

6. Assinaturas 5






1. Contexto

Na última década tem crescido a quantidade de organizações de Tecnologia da Informação que procuram a agilidade como elemento base de planejamento e gerenciamento de projetos. Algumas organizações têm procurado seguir uma determinada metodologia, outras têm tido idéias para novas metodologias e ainda outras têm modificado uma metodologia existente segundo suas necessidades. Entretanto, todas elas seguem um conjunto de princípios básicos, como por exemplo: comunicação “cara-a-cara” com o cliente (como um meio mais eficiente do que comunicar-se por meio de documentação escrita), entregas freqüentes de software funcional com um valor de negócio específico e equipes menores, mais coesas e auto-gerenciáveis[1]. Esses princípios caracterizam uma estrutura conceitual para reger projetos de software de maneira ágil.

Com a elaboração do Manifesto Ágil em 2001, surgiram metodologias inovadoras que despontam como tendência no mercado de Software internacional como: Scrum, Extreme Programming, Test Driven Development, Feature Driven Development e Crystal Clear.

Uma das principais características dos processos ágeis é a capacidade de funcionar em ambientes pouco previsíveis e com grande número de mudanças bruscas. Nesse caso, Sistemas de Gerenciamento de Projetos lineares não são efetivos para responder de maneira rápida a mudanças de forma geral. Sendo assim, a utilização deste tipo de metodologia no ambiente citado acarreta um aumento nos riscos do projeto, impactando diretamente no custo, no prazo e na qualidade do produto gerado[2].




2. Objetivos


Este trabalho de graduação tem como objetivo principal desenvolver uma abordagem na área de Gerenciamento de Projetos a fim de mostrar como as técnicas utilizadas nas metodologias ágeis mais conhecidas no mercado podem ser melhor aproveitadas tanto conjugadamente como individualmente. Dessa forma, serão apresentados os princípios básicos por trás do Manifesto Ágil, as principais metodologias advindas deste (Scrum, Extreme Programming, Test Driven Development, Crystal Clear) e como suas técnicas podem ser aplicadas com sucesso na área de Planejamento e Gerenciamento de Projetos de Software.



3. Cronograma

O cronograma abaixo demonstra algumas datas para as atividades principais do processo de desenvolvimento do trabalho de graduação. Os prazos podem ser alterados conforme o estudo e aprofundamento do trabalho ou o acontecimento de imprevistos.





ATIVIDADES

Março

Abril

Maio

Junho

Levantamento do material bibliográfico

















































Realização da Pesquisa

















































Estudo dos desafios a serem abordados

















































Elaboração do relatório

















































Preparação da apresentação

















































Apresentação do Trabalho de Graduação


















































4. Referências


[1] Agile Alliance. Acesso em: 01 de Março de 2009

Disponível em: <http://www.agilealliance.org/>


[2] Cohen, D., Lindvall, M., & Costa, P. (2004). An introduction to agile methods. In Advances in Computers (pp. 1-66). New York: Elsevier Science.









5. Possíveis Avaliadores

- Alexandre Vasconcelos


- Fábio Queda
- Alex Sandro Gomes


6. Assinaturas





Hermano Perrelli de Moura



Orientador

­­­­­­­­



Tiago de Farias Silva

Aluno




Compartilhe com seus amigos:


©principo.org 2019
enviar mensagem

    Página principal