Quadro IV anexo 1



Baixar 16.81 Kb.
Encontro02.08.2016
Tamanho16.81 Kb.

QUADRO IV - ANEXO 1


CRITÉRIOS PARA A ATRIBUIÇÃO DE CONCEITOS NA CORREÇÃO DAS PRODUÇÕES DE TEXTO. 


O ALUNO  DEVE SER CAPAZ DE:


1- INSUFICIENTE

2- RAZOÁVEL

3- BOM

4 – MUITO BOM

I – Compreender e desenvolver o tema proposto de acordo com o contexto de produção solicitado.

TEMA:

-não compreende o tema solicitado ou desenvolve uma produção que apenas o tangencia. 


 
 

TEMA:

-compreende e desenvolve razoavelmente o tema, ainda que a partir de clichês ou paráfrases. 



TEMA:

-compreende e desenvolve bem o tema, apresentando

apenas o esboço de um projeto próprio para o recorte temático. 


TEMA:

-compreende e desenvolve muito bem o tema com base em um projeto pessoal para o tema proposto.



II – Elaborar um texto narrativo.

- elabora um texto com estrutura narrativa embrionária e/ou mistura tipos de textos sem uma justificativa pautada no contexto de produção.

- elabora razoavelmente uma narrativa, mesmo apresentando pouca condução  na organização dos seus elementos (foco narrativo, ponto de vista, personagens, caracterização,  tempo, espaço, enredo).

- elabora bem uma narrativa, mesmo apresentando desvios na organização dos seus elementos (foco narrativo, ponto de vista, personagens, caracterização, tempo, espaço, enredo); apresenta um elemento complicador para sua história, um clímax e um desfecho satisfatório, mesmo que previsível.

- elabora muito bem uma narrativa, com organização dos seus elementos (foco narrativo, ponto de vista, personagens, caracterização, tempo, espaço, enredo); apresenta um elemento complicador, um clímax e um desfecho original para sua história.

III – organizar o texto de forma lógica e produtiva, demonstrando conhecimentos dos mecanismos lingüísticos e textuais necessários

para a construção da narrativa.



-organiza precariamente as partes do texto,

apresentando grande dificuldade em registrar  os fatos em dar  continuidade ao sentido do texto; produz um grande número de justaposição de palavras e/ou frases pouco relacionadas entre si.



- organiza razoavelmente as partes do texto, demonstrando alguma dificuldade para dar continuidade de sentido e/ou para manter a progressão temática; apresenta problemas freqüentes de inadequação na utilização dos recursos coesivos.

- organiza bem as partes do texto, podendo apresentar problemas pontuais na utilização dos recursos coesivos, entretanto estabelece uma continuidade de sentido e/ou uma progressão temática satisfatória.

- organiza muito bem as partes do texto, utilizando os recursos coesivos de forma adequada e variada, mesmo apresentando, eventualmente, problemas pontuais no uso dos elementos coesivos.

IV – utilizar os conhecimentos

lingüísticos da

norma padrão

para o texto escrito.



-apresenta muitas inadequações gramaticais e/ou transgressões na escrita (ortografia pontuação, organização gráfica) cuja utilização não está justifica da pelo contexto; utiliza formas pertencentes à oralidade injustificáveis pelo contexto.

- apresenta algumas inadequações gramaticais ou transgressões na escrita

(ortografia, pontuação, organização gráfica); formas pertencentes à oralidade, empregadas sem justificação pelo contexto, são raras.



- demonstra bom conhecimento da norma padrão para o texto escrito, utilizando bem a variante lingüística do tipo de texto solicitado e do contexto de produção, mesmo apresentando algumas inadequações gramaticais ou transgressões na escrita.

-demonstra muito bom conhecimento da norma padrão, sabendo utilizar muito bem a variante lingüística do tipo de texto solicitado e do contexto de produção, com raríssima inadequação  gramatical e ortográfica.

Produções de texto que não atendem a nenhum critério: atribuir os conceitos B ou A.

B – Produção de texto em branco

A -Produção de texto anulada – aquela que revela pouco domínio do sistema de escrita; sendo composta por letras isoladas ou frases inacabadas, formadas por apenas uma ou duas linhas e/ou transcrita de outros textos e simplesmente com desenhos/grafismos.




©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal