Qualidade quanto ao desempenho do produto



Baixar 8.05 Kb.
Encontro07.08.2016
Tamanho8.05 Kb.
A Qualidade

Na nossa vivência diária, e sobretudo nas duas últimas décadas, o termo Qualidade é cada vez mais frequente no nosso vocabulário : fala-se hoje muito em Qualidade de um Produto, Qualidade de um Serviço, Qualidade de Ensino, Qualidade de Vida, etc. Com o aparecimento em todos os domínios de produtos cada vez com melhor qualidade, as pessoas adquiriram uma nova cultura e tornaram-se mais exigentes e sensíveis para pormenores anteriormente descurados.


O conceito de Qualidade esteve inicialmente associado ao produto em si, tendo-se tornado cada vez mais abrangente à medida que se generalizou o fornecimento de serviços e houve um aumento de capacidade da oferta (e consequentemente da concorrência) por parte de praticamente todas as indústrias.
A Qualidade, no sentido mais lato, pode ser definida como uma forma de estar, de conviver e de actuar, no sentido de haver uma procura permanente de obtenção de melhores resultados a partir de um melhor desempenho de cada elemento interveniente no processo.
Como qualquer empresa necessita de dispor de uma clientela, a Qualidade está sempre orientada para o Cliente uma vez que é para ele, e para a satisfação das suas necessidades, que a empresa trabalha e existe.
Partindo do pressuposto que os princípios nobres de uma empresa assentam em Satisfazer as necessidades dos clientes, aumentar a produtividade e promover a realização sócio profissional dos trabalhadores, qualidade pode ainda ser definida sob várias perspectivas:

  • Qualidade quanto ao desempenho do produto - capacidade de este gerar satisfação, também designada por óptica do cliente;

  • Qualidade quanto à existência de deficiências - tem como objectivo aperfeiçoar permanentemente todas as fases da produção. Implica uma redução de desperdícios e diminuição dos encargos após venda e melhoria de imagem, também designada por óptica do produtor;

  • Qualidade na óptica da excelência - conceito abrangente cujo objectivo é a satisfação total do cliente. Refere-se a todos os sectores da empresa e tem como objectivo o seu aperfeiçoamento de uma forma contínua. A qualidade, segundo esta óptica, é mais que a reunião de todos os factores; conduz de forma controlada e significativa à redução global dos custos.

Este último conceito também designado por Gestão Total da Qualidade. Aplica-se a todas as actividades das empresas e ao relacionamento destas com os seus fornecedores como agentes de um processo em que todos beneficiam com o bom entendimento.

A Gestão Total da Qualidade corresponde a uma cultura empresarial onde todos se empenham ao máximo para obter excelência no trabalho, e pressupõe um compromisso individual de cada elemento com vista à produção de resultados com qualidade elevada. As pessoas constituem neste processo o capital mais importante e a importância que lhes é conferida é fundamental para a sua motivação, aumento da criatividade e da produtividade individual.



Motivação para a Qualidade

Existem vários motivos para que uma empresa decida implementar um sistema eficiente de Gestão da Qualidade sendo o principal o aumento dos lucros que ele pode trazer. Simultaneamente consegue uma maior fidelidade de clientes e um mercado mais estável. Os clientes não mudam de fornecedor quando estão satisfeitos com o produto ou serviço que lhes é fornecido. A produtividade aumenta se existirem menos desperdícios e os processos forem optimizados, logo a Qualidade é fundamental!



No processo do aumento global da Qualidade que se tem feito sentir mais intensivamente nas duas últimas décadas os consumidores têm tido um papel fundamental. Aspectos como performance (desempenho), durabilidade, facilidade de utilização e fiabilidade do serviço de assistência após venda, preço, design, marca, são alguns factores que as pessoas consideram mais importantes quando compram um produto. No caso dos serviços, os factores que contribuem para uma maior qualidade são: a amabilidade e simpatia, a prontidão e disponibilidade, o sentido básico de que as suas necessidades foram satisfeitas e a atitude de quem presta o serviço.

Adaptado de http://www.ipv.pt/millenium/


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal