Questões Possíveis



Baixar 37.94 Kb.
Encontro18.07.2016
Tamanho37.94 Kb.
CONTRIBUIÇÃO PARA DISCIPLINA DE METODOLOGIA DE PESQUISA
Avaliação de Aspectos de Forma

Questões Possíveis

A)Público Alvo


    1. Qual o público alvo a que seu trabalho se destina ou pode interessar?

    2. Que características, ou particularidades você imagina, este interlocutor deve ter para selecionar seu trabalho dentre outros do mesmo gênero, que estejam disponíveis em bancos de dados de produções científicas?



B) Título e Resumo do Estudo


  1. Que expectativas você intui, tenha esse leitor ao seleciona-lo em uma base dados científica, contando, para tal processo, tão somente com o título e o resumo da publicação?

  2. Na sua opinião, considernando-se o status do documento, tal expectativas serão atendidas? Em que grau?

  3. O que falta informar nesses dois elementos (Título – que para muitos autores constitui-se no menor resumo de um estudo – e Resumo propriamente dito) para que tais necessidades possam ser supridas a contento?

  4. Seria possível resumir sua pesquisa em cinco parágrafos? (com tanto que estes sejam coerentes e seja possível ordená-los de maneira concatenada). Como você o faria?

  5. Seria possível resumir sua pesquisa em uma linha? (partindo-se da premissa que esta seja coerente a ponto de expressar tudo que lhe seria importante informar sobre o estudo a que se dedica). Como você o faria?


C) Estruturação Geral da Dissertação

  1. A estruturação do trabalho contempla (ou descreve) os seguintes requisitos de estruturação: “Questão/Problema (ou Introdução)”; “Definição dos Objetivos”; “Revisão da Literatura”;”Integração: saúde, segurança e meio ambiente“; “Resultados obtidos”; “Contribuição à questão”; “Base Conceitual”?

  2. A forma de estruturação do estudo obedece(u) a algum(ns) critério(s)? Qual (is) é (são) este(s)?

  3. A partir de que requisitos (ou impressões) os critérios antes mencionados foram formulados?

  4. Em sua opinião, o estudo tem “começo”, “meio” e “fim”? Ou seja, aquilo a que o mesmo se propõe, foi (ou será) atingido a partir da forma como está descrito (ou estruturado)?

  5. Você acredita ter ordenado as idéias necessárias ao entendimento de sua discussão de forma suficientemente lógica, clara, e conexa para:

  • Informar o leitor a contento, sobre suas reflexões e seu esforço intelectual;

  • Atender ao espírito do programa onde este trabalho de pós-graduação está inserido;

  • Garantir ser esta produção, um trabalho de Mestrado (o que predispõe, como condição necessária – ainda que não suficiente – uma contribuição intelectual sua, na forma de pesquisa, análise e reflexão, sobre o tema);

  • Estruturar e conduzir sua pesquisa, no sentido de buscar resultados que, se não respondem na plenitude às perguntas a que se propõe, ao menos sejam passíveis de provocar uma discussão que encaminhe tais respostas;


D) Introdução ao Tema


  1. Qual a estratégia considerada (ou implementou) para introduzir o tema de sua dissertação ao leitor, no capítulo de Introdução (ou Questão/Problema)?

  2. Após uma nova leitura deste arrazoado (realizada por outros, ou mesmo por você tempos depois de ser gerada), é possível dizer que tal objetivo foi de fato alcançado? Com que grau (em sua opinião)?

  3. Partindo da premissa que a Introdução (ou Questão/Problema) contextualiza o tema de abordagem da dissertação, realizando os primeiros recortes ao mesmo, a título de dimensionamento do escopo de abordagem ao tema, o que faltou informar ao leitor para que o mesmo se sinta adequadamente situado quanto ao que o estudo se propõe?

  4. A matéria “Gestão Integrada em Saúde, Segurança e Meio Ambiente” é tida como de grande extensão de enfoques, mesmo quando analisada apenas e tão somente em seu âmbito. Tendo em vista que sua dissertação se propõe a abordar apenas uma (ou eventualmente duas) dessas facetas, você acredita ter conseguido fazer no capítulo de Introdução (ou Questão/Problema) uma apresentação com nível de detalhes suficiente para que o leitor encontre-se, em condições de situar a contento sobre o tema, bem como, de saber por que caminhos ele será conduzido ao seguir em sua leitura?

  5. Sua Introdução (ou Questão/Problema) responde em termos técnicos à questão: “Porque decidi fazer deste, meu tema de dissertação”?

  6. Sua Introdução (ou Questão/Problema) responde em termos técnicos à questão: “Porque para mim o tema em questão pode ser considerado importante a ponto de me dedicar a ele no nível de pós-graduação stricu sensu”?



E) Objetivos


  1. Os Objetivos a que o estudo se propõe estão (ou serão) expressos de forma suficientemente clara ao leitor?

  2. Os Objetivos a que o estudo se propõe foram (ou serão) reportados ao leitor de forma a preservar o contexto estabelecido anteriormente no capítulo de Introdução (ou Questão/Problema)?

  3. A apresentação dos Objetivos está (ou será) subdividida segundo conceitos de “Objetivos Gerais” e “Objetivos Específicos”? [Entendendo-se aqui como Objetivos Gerais, a(s) Pergunta(s) a que o estudo se propôs (õem) responder; e por Objetivos Específicos, estágios ou marcos intermediários que foram (ou deverão ser) alcançados para que essas mesmas perguntas possam ser respondidas]?



F) Conceitos


  1. A apresentação dos dados e informações levantados junto à literatura em fontes bibliográficas ocorreu (ocorrerá) de forma a fornecer ao leitor os elementos necessários para que ele possa acompanhar mais adiante sua contribuição intelectual manifestada na forma da Discussão (Contribuição à questão)?

  2. As citações bibliográficas (ou remissões) feitas no corpo do texto, encontram correlação biunívoca com as referências bibliográficas apresentadas em capítulo específico?

  3. É desejável que esta etapa do documento descreva o arcabouço conceitual de que você se valeu (valerá) para suportar uma discussão futura. Dentro deste conceito, você acha que o capítulo em referência está constituído de maneira satisfatória?

  4. Caso o mesmo ainda não tenha sido redigido, como você planeja sua estruturação considerando-se por premissa o preceito enunciado no item 3?

  5. Seria possível ordenar tais idéias de maneira que estas aparecessem no texto de maneira concatenada?



G) Metodologia


  1. Os métodos, técnicas e estratégias apresentados como meio de realização do estudo dão condição ao leitor de conhecer os passos cumpridos por você para realizar a pesquisa?

  2. Os métodos, técnicas e estratégias apresentados como meio de realização do estudo dão condição ao leitor de reproduzir os passos cumpridos por você para realizar a pesquisa?

  3. O capítulo de Metodologia está redigido de forma suficientemente detalhada para que o leitor possa acompanhar seu raciocínio, compreendendo de maneira inequívoca os meios empregados para levantar informações junto à literatura, coletar dados (quando couber) e proceder uma reflexão sobre o tema proposto?



H) Resultados


  1. Os Resultados obtidos estão expressos de forma a representar de maneira adequada a metodologia aplicada para o estudo?

  2. Há correlação clara entre os Resultados obtidos, e aqueles que se pretendia para atender aos Objetivos a que o trabalho se propunha? Em caso disso não ser completamente verdade, o que faltou realizar para tanto?

  3. O leitor será capaz de entender os Resultados obtidos de seu estudo da forma como eles estão (ou serão) colocados no documento de dissertação?

  4. A expressão dos resultados na forma como foi (ou será) realizada, permite ao leitor compreender a Discussão (Contribuição à questão) que se segue (ou irá se seguir) a eles?

  5. Eventuais comentários elucidatórios devem ser incluídos nesse capítulo a título de facilitar o entendimento posterior de sua reflexão?



I) Discussão (Contribuição á questão)


  1. Como está (será) organizada a Discussão (Contribuição à Questão) em seu trabalho?

  2. Na sua opinião, da forma como se apresenta, este capítulo está construído de forma a atender aos Objetivos estabelecidos para o estudo? Em caso negativo, o que falta para que isso ocorra?

  3. As eventuais citações que integram o capítulo de Discussão (Contribuição à Questão) foram colocadas de forma que o leitor possa recuperar, com auxílio da lista de referências bibliográficas, a informação constante do texto?

  4. A expressão oral por você adotada no capítulo de Discussão (Contribuição à Questão) deixa claro ao leitor o que é produto de sua reflexão, ou seja, sua contribuição efetiva para a questão sob análise, e aquilo que está colocado ali como informação adjacente, para fomentar a análise crítica empreendida neste momento do texto?

  5. A expressão de seus pontos de vista, está (será) colocada de forma clara o suficiente para que o leitor absorva seus pontos de vista?



J) Conclusões


  1. As Conclusões por você alcançadas foram redigidas de forma clara, sintética e objetiva?

  2. Estes elementos estão expressos no texto em linguagem suficiente para que o leitor os entenda com conclusões de fato, de um trabalho acadêmico?

  3. A estratégia empregada (a ser empregada) para estabelecer a já mencionada correlação biunívoca entre objetivos e conclusões está descrita no texto do documento de dissertação de maneira clara? Em caso negativo, o que está faltando para que esse binômio seja apresentado de maneira adequada?



K) Referências Bibliográficas


  1. A lista de Referências Bibliográficas foi constituída de forma que o leitor, caso assim o deseje, seja capaz de recuperar a informação formulada no texto de seu trabalho?

  2. Para tanto, fez-se uso de alguma norma técnica ou procedimento de mesma natureza nessa atividade? Qual?


Avaliação de Aspectos de Conteúdo

A) Aspectos Gerais


  1. Explique em breves palavras, no que consiste sua pesquisa, por que esse tema despertou seu interesse a ponto de se dedicar 24 meses a tal iniciativa.

  2. Comente, também em poucas palavras, a abrangência quês e pretende (ou se pretendeu) para o desenvolvimento do mesmo.

  3. Qual o foco de sua pesquisa? Como você pretende desenvolvê-lo?

  4. O tema em questão corrobora o espírito deste programa de pós-graduação? (Cuja linha principal compreende a Gestão Integrada de Saúde, Segurança e Meio Ambiente). Explique.

  5. Você acredita que ao longo de seu trabalho foi possível congregar áreas de atuação do mesmo programa?

  6. Caso a presente pesquisa trate da análise de um caso específico, qual(ais) produto(s) pode(m) ser esperado(s)?

  7. Estes produtos corroboram o espírito deste programa de pós-graduação? (a saber: Gestão Integrada de Saúde, Segurança e meio Ambiente).

  8. Ainda considerando-se a análise de um caso: há garantias de que seus resultados possam ser publicados posteriormente? Qual(is) é (são) ela(s)?

  9. O tema de dissertação por você escolhido depreende a realização de uma leitura ostensiva de vários autores? Caso afirmativo, como está organizada sua estratégia de coleta de informações?

  10. Ainda nesse caso, o que se pode esperar como contribuição intelectual do autor – você – por conta do presente esforço?



B) Objetivos


  1. Explique em poucas palavras os objetivos a que você se propõe com o estudo. Feito isso, faça, por favor, uma leitura da redação que você deu aos mesmos.

  2. Feito esse breve exercício, você seria capa de afirmar que os propósitos enunciados para seu estudo são aqueles que, de fato, você tem interesse em alcançar com a mesma pesquisa?

  3. O(s) objetivo(s) estabelecido(s) para o estudo tem (êm) status de pergunta(s) que este trabalho de pós-graduação pretende responder? (Na forma como foram pensados ou até, e eventualmente, redigidos).

  4. O(s) objetivo(s) estabelecido(s) para o estudo fornecem tanto a dimensão como o recorte necessários para as questões que serão tratados ao longo do texto?

  5. Você estruturou sua abordagem na forma de Objetivos Gerais e Objetivos Específicos? Ou, talvez, tenha feito uso de outro recurso de organização para informar ao leitor a forma como sua pesquisa esta estruturada? Em caso afirmativo, descreva tal recurso.

Obs. Os conceitos de Objetivos Gerais e Objetivos Específicos na forma como estes são entendidos no presente documento contam do item E.3 da sessão anterior.

C) Conceitos


  1. Quais, em sua opinião, devem ser os elementos conceituais passíveis de busca na literatura, para o desenvolvimento de sua dissertação?

  2. Você já tem um plano para empreender a revisão da literatura onde em princípio constam tais informações? Seria possível descreve-lo?

  3. Que fontes você imagina consultar para levantar referências conceituais de seu estudo? Qual(is) a(s) procedência(s) da(s) mesma(s)?



D) Metodologia


  1. Como está estruturada sua pesquisa, no que se refere á coleta de dados?

  2. Que estratégia(s) de ação – caso alguma – você adotou (ou pretende) adotar para realizar a contento essa atividade? (Descreva-a(s) em poucas palavras).

  3. De que forma os dados obtidos na coleta serão tratados?

  4. Você fará uso de um questionário para empreender a coleta de dados?

  5. Que tipo de pergunta consta desse formulário?

  6. Que informação(ões) você pretende obter com cada pergunta?

  7. As perguntas são suficientes para medir adequadamente o que se busca?

  8. Tal expectativa está (será) descrita de maneira clara no texto para o leitor?

  9. Como a aplicação do questionário está (foi) elaborada?

  10. Há algum critério estatístico para a aplicação do questionário?

  11. Que público alvo foi (será) objeto deste questionário? A partir de que critério(s) este foi (será) selecionando?

  12. Isso está (será) descrito de maneira suficientemente detalhada para o leitor de seu estudo?

  13. A partir desta descrição o leitor será capaz, caso o desejar, de reproduzir seus métodos de coleta, chegando a resultados minimamente semelhantes?

  14. O processo de tratamento compreende o uso de ferramentas estatísticas?

  15. Caso assim ocorra, os procedimentos para aplicação dessa(s) técnica(s) – Estatísticas – estão descritos de maneira metódica no documento de dissertação, de forma que o leitor, caso assim o deseje, possa, ao segui-los, chegar aos mesmos resultados que você?

  16. Há (haverá) algum mecanismo que confira garantia quanto à consistência, para os dados coletados? Em caso afirmativo, do que se trata o mesmo?



F) Discussão (Contribuição á questão)


  1. Como você organizou (pretende organizar) o capítulo de discussão, tendo em conta as seguintes premissas:

  • Ter como conteúdo os elementos que se busca alcançar em qualquer pesquisa;

  • Ser este, o capítulo que, de fato, traz sua contribuição intelectual ao tema em estudo (uma condição necessária para a elaboração de trabalhos acadêmicos no nível do título que lhe será concedido por tal esforço);

  1. Você imagina serem suficiente para suportar a discussão que pretendem empreender, os conceitos levantados junto á literatura, bem como a coleta e o tratamento dos dados empreendidos previamente a esta ação? Em caso afirmativo, dê a conhecer sua forma de pensar nesse aspecto.



G) Conclusão


  1. O capítulo de conclusões constitui-se, de fato, de um extrato da discussão antes empreendida? Em caso negativo, o que, em sua opinião está faltando para que assim o seja?

  2. Há, em sua opinião, correlação biunívoca entre os objetivos gerais a que a pesquisa se propõe, e os produtos gerados por conta da discussão?


©principo.org 2016
enviar mensagem

    Página principal